Novidades

20 DEZ

Como funcionam os carros híbridos com plug-in

Em meio aos esforços para redução da emissão de combustíveis fósseis, carros com alternativas aos motores de combustão ganham cada vez mais espaço. Entre as opções estão os veículos híbridos, que funcionam com dois motores, um tradicional, o outro elétrico. A praticidade fica ainda maior quando é possível carregar o motor elétrico em uma tomada.

É o caso do Volvo XC60 T8, carro com plug-in híbrido da montadora sueca. Na parte de trás do veículo, o motor elétrico, alimentado por uma bateria de íons de lítio de 10,4 kWh, garante a condução confortável e ecológica. Seu “irmão”, na parte da frente, o motor de combustão tem potência de 320 cavalos. Quando trabalham juntos, chegam a 407 cavalos e permitem ao carro acelerar de 0 a 100km/h em 5,3 segundos. Essa “parceria” traz ótimo resultado na redução da poluição - a estimativa é de que carros híbridos cortam emissões nocivas ao meio ambiente em até 90%.

Em resumo, o que ocorre em um carro híbrido é a variação entre a utilização dos dois motores - e o uso dos dois simultaneamente, dependendo da situação. O motor de combustão e o elétrico trabalham juntos e garantem potência e economia. Nos centros urbanos, em que a velocidade média é baixa, a opção elétrica ganha protagonismo e, com ela, minimizam-se problemas ecológicos.

No modelo da Volvo, há diversos modos de direção que podem ser selecionados pelo motorista para indicar quanto utilizam de cada motor. As opções passam da totalmente elétrica, no modo Pure, ao Power, em que o motor de combustão é mais usado, incluindo também o modo Individual, em que a configuração é feita pelo próprio condutor. Também há alternativas para rodar em terrenos difíceis, entre outras.

Praticidade para carregar

O modo de carregar o veículo traz mais uma vantagem. Há carros híbridos cujas baterias são alimentadas pelo motor de combustão (com a energia das desacelerações) ou nas frenagens. O Volvo XC60 T8 é um modelo com plug-in. Basta conectá-lo a um carregador para alimentar totalmente a bateria em três a sete horas, dependendo da corrente. O carro já vem com um cabo que permite carregá-lo, e a Volvo fez parcerias com shoppings e supermercados para instalar 250 pontos de carregamento no Brasil.

E o que isso significa? Praticidade. Com a bateria alimentada, a autonomia do Volvo XC60 T8 é de até 40km no modo Pure, ou seja, sem gastar uma gota de gasolina. Há funcionalidades para estender essa quilometragem, como a posição B na alavanca de câmbio, que dá auxílio na frenagem através do motor elétrico, regenerando a energia da bateria.

Outra opção é programar o carro para economizar bateria, útil quando o motorista está longe de um carregador. Assim, não há preocupação com longas viagens para áreas remotas. Com a junção dos melhores atributos dos motores elétrico e de combustão, os híbridos crescem e ganham um mercado preocupado com as mudanças climáticas - mas que não abre mão de potência e conforto.

Fonte: G1

Mais Novidades

28 AGO
Smart mostra o ForTwo Cabriolet renovado

Smart mostra o ForTwo Cabriolet renovado

Um ano após revelar a nova geração do Smart Fortwo, a marca de supercompactos pertencente à BMW divulgou nesta sexta-feira (28) as primeiras imagens do ForTwo Cabriolet (conversível). Acompanhando as novas medidas do "carrinho", a capota ficou mais larga e pode ser usada em 3 posições: fechada, semiaberta, com barras que a sustentam, ou totalmente abaixada, sem as barras. A abertura completa demora 12 segundos e pode ser feita por meio do controle remoto do carro, diz a Smart. ... Leia mais
28 AGO

Medidas para socorrer montadoras são 'inócuas', diz economista da FGV

As medidas anunciadas pelos bancos públicos para socorrer o setor automotivo e impedir o aumento de demissões são 'inócuas", disse nesta sexta-feira (28) o pesquisador do IBRE/FGV, Samuel Pessoa, durante o 7º Congresso Internacional de Mercado Financeiro, em Campos de Jordão, interior de São Paulo. Na semana passada, a Caixa e o Banco do Brasil anunciaram condições especiais de crédito para as montadoras, em parceria fechada com entidades do setor. A Caixa informou que vai... Leia mais
28 AGO
Jaguar F-Type chega à linha 2016 com preços de até R$ 687 mil

Jaguar F-Type chega à linha 2016 com preços de até R$ 687 mil

A Jaguar anunciou nesta sexta-feira (28) a chegada da linha 2016 do F-Type, com, preços entre R$ 427.000 e R$ 687.700. As principais novidades são a adoção da direção elétrica, no lugar da hidráulica, e a versão mais esportiva, R Coupé com tração nas 4 rodas. Confira os preços de todas as versões:F-Type Coupé (3.0 V6 340 cavalos) - R$ 427.000 F-Type S Coupé (3.0 V6 380 cv) - R$ 498.400 F-Type S Conversível (3.0 V6 380 cv) - R$ 509.000 F-Type R Coupé (5.0 V8 550 cv... Leia mais
28 AGO
'Eles me respeitam', diz mecânica de Guarapuava sobre clientes homens

'Eles me respeitam', diz mecânica de Guarapuava sobre clientes homens

Mesmo formada em matemática, e com duas pós-graduações, Mariane Abramoski optou por sujar as mãos de graxa em vez de giz. A profissão de mecânica, a mesma do avô e do pai, é a grande paixão da paranaense, de 29 anos. Há uma década no ramo, ela garante que já conquistou a confiança dos clientes mais céticos: os homens. “Eles me respeitam”, diz. A loira de Guarapuava, na região central do Paraná, conta que, apesar de vestir um uniforme não muito charmoso no dia a dia,... Leia mais
27 AGO
Indian confirma modelos que serão vendidos no Brasil

Indian confirma modelos que serão vendidos no Brasil

A Indian confirmou nesta quinta-feira (27) os modelos que serão vendidos no Brasil. O lançamento da marca americana será no Salão Duas Rodas, em outubro. A Indian também confirmou que terá concessionárias em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis. Inicialmente, serão vendidos os modelos Scout, Chief Classic, Chief Vintage, Chieftain e Roadmaster, ainda sem preços definidos. O objetivo da centenária marca é rivalizar com a Harley-Davidson. A Indian ainda... Leia mais
27 AGO
Assembleia entre funcionários da Volkswagen pode colocar fim à greve

Assembleia entre funcionários da Volkswagen pode colocar fim à greve

A Volkswagen realizou uma nova proposta ao Sindicato dos Metalúrgicos para por fim à greve na planta da empresa em Taubaté, no interior de São Paulo. A paralisação já dura mais de 10 dias. Os trabalhadores irão votar a nova proposta em assembleia na tarde desta sexta-feira (28). A reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira a pedido do Ministério Público do Trabalho. O teor da proposta não foi divulgado nem pela empresa, nem pelo sindicato. Na última terça-feira,... Leia mais