Novidades

20 DEZ

Como funcionam os carros híbridos com plug-in

Em meio aos esforços para redução da emissão de combustíveis fósseis, carros com alternativas aos motores de combustão ganham cada vez mais espaço. Entre as opções estão os veículos híbridos, que funcionam com dois motores, um tradicional, o outro elétrico. A praticidade fica ainda maior quando é possível carregar o motor elétrico em uma tomada.

É o caso do Volvo XC60 T8, carro com plug-in híbrido da montadora sueca. Na parte de trás do veículo, o motor elétrico, alimentado por uma bateria de íons de lítio de 10,4 kWh, garante a condução confortável e ecológica. Seu “irmão”, na parte da frente, o motor de combustão tem potência de 320 cavalos. Quando trabalham juntos, chegam a 407 cavalos e permitem ao carro acelerar de 0 a 100km/h em 5,3 segundos. Essa “parceria” traz ótimo resultado na redução da poluição - a estimativa é de que carros híbridos cortam emissões nocivas ao meio ambiente em até 90%.

Em resumo, o que ocorre em um carro híbrido é a variação entre a utilização dos dois motores - e o uso dos dois simultaneamente, dependendo da situação. O motor de combustão e o elétrico trabalham juntos e garantem potência e economia. Nos centros urbanos, em que a velocidade média é baixa, a opção elétrica ganha protagonismo e, com ela, minimizam-se problemas ecológicos.

No modelo da Volvo, há diversos modos de direção que podem ser selecionados pelo motorista para indicar quanto utilizam de cada motor. As opções passam da totalmente elétrica, no modo Pure, ao Power, em que o motor de combustão é mais usado, incluindo também o modo Individual, em que a configuração é feita pelo próprio condutor. Também há alternativas para rodar em terrenos difíceis, entre outras.

Praticidade para carregar

O modo de carregar o veículo traz mais uma vantagem. Há carros híbridos cujas baterias são alimentadas pelo motor de combustão (com a energia das desacelerações) ou nas frenagens. O Volvo XC60 T8 é um modelo com plug-in. Basta conectá-lo a um carregador para alimentar totalmente a bateria em três a sete horas, dependendo da corrente. O carro já vem com um cabo que permite carregá-lo, e a Volvo fez parcerias com shoppings e supermercados para instalar 250 pontos de carregamento no Brasil.

E o que isso significa? Praticidade. Com a bateria alimentada, a autonomia do Volvo XC60 T8 é de até 40km no modo Pure, ou seja, sem gastar uma gota de gasolina. Há funcionalidades para estender essa quilometragem, como a posição B na alavanca de câmbio, que dá auxílio na frenagem através do motor elétrico, regenerando a energia da bateria.

Outra opção é programar o carro para economizar bateria, útil quando o motorista está longe de um carregador. Assim, não há preocupação com longas viagens para áreas remotas. Com a junção dos melhores atributos dos motores elétrico e de combustão, os híbridos crescem e ganham um mercado preocupado com as mudanças climáticas - mas que não abre mão de potência e conforto.

Fonte: G1

Mais Novidades

31 AGO
Prefeitura quer que chips obrigatórios comecem com veículos de carga

Prefeitura quer que chips obrigatórios comecem com veículos de carga

O secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, disse na manhã desta segunda-feira (31) que quer começar a instalação dos chips do Sistema Nacional de Identificação de Veículos (Siniav) pelos veículos de carga em São Paulo. “A ideia é fazer no Brasil todo, para todos os veículos motorizados no país, mas que vai começar por cargas, e nós já colocamos para o Denatran e para o Ministério das Cidades de começar fazendo aqui na cidade de São Paulo o... Leia mais
31 AGO
Mulher acha pouco atraente quem dirige de forma agressiva, diz estudo

Mulher acha pouco atraente quem dirige de forma agressiva, diz estudo

Costuma ser agressivo no trânsito? Além do risco de se envolver em acidentes ou arranjar briga, esse tipo de motorista também se mostra pouco atraente, principalmente para mulheres, revelou o estudo de uma ONG britânica dedicada à segurança no trânsito. A pesquisa expôs os entrevistados a vídeos que mostravam ultrapassagens proibidas, carros subindo em canteiros e reações agressivas de motoristas, entre outras situações. Eles também assistiram a cenas que mostravam bons... Leia mais
31 AGO
Mercedes-Benz cancela demissão de 1,5 mil e vai aderir ao PPE

Mercedes-Benz cancela demissão de 1,5 mil e vai aderir ao PPE

Depois de anunciar a demissão de 1,5 mil funcionários em São Bernardo do Campo (SP), a Mercedes-Benz negociou um acordo e cancelou as demissões, por pelo menos 12 meses, com a adesão ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE). O acordo prevê a redução de 20% da jornada de trabalho por 9 meses, com redução de 10% dos salários para todos os 10 mil trabalhadores da fábrica - outros 10% serão financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A Mercedes-Benz é a 1ª... Leia mais
31 AGO
Fiat Chrysler diz que seria 'irracional' desistir de acordo com GM

Fiat Chrysler diz que seria 'irracional' desistir de acordo com GM

Seria "irracional" a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) não perseguir a fusão com a rival General Motors (GM) e criar uma companhia que pode gerar US$ 30 bilhões por ano em caixa, disse em entrevista a um jornal o presidente-executivo da FCA, Sergio Marchionne. O Conselho da GM rejeitou uma proposta de fusão da montadora ítalo-americana mais cedo neste ano. A rejeição não impediu Marchionne de trabalhar no plano e fazer lobby junto aos investidores da GM em um esforço para levar o... Leia mais
31 AGO
DS4 renovado ganhará versão crossover

DS4 renovado ganhará versão crossover

A Citroën divulgou nesta segunda-feira (31) imagens da reestilização do DS4, que ganhará também uma versão "aventureira". Os novos modelos estreiam em setembro, durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha. O DS4 foi lançado em 2011, quando a linha de luxo ainda era parte da Citroën. No ano passado, a marca ganhou "vida própria" e vem se descolando da marca do C3. Uma prova disso é a nova frente do DS4, que não ostenta mais o conhecido desenho da Citroën. A... Leia mais
31 AGO
Brasil amplia acordo automotivo com o Uruguai

Brasil amplia acordo automotivo com o Uruguai

O governo brasileiro fechou um acordo automotivo com o Uruguai que prevê a exportação, para o país vizinho, de até 10.056 automóveis e comerciais leves com isenção de alíquotas e de US$ 99,6 milhões para autopeças. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (31) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Segundo o MDIC, o acordo anterior com o Uruguai previa a exportação de 8.504 automóveis e comerciais leves e US$ 99,6 milhões em... Leia mais