Novidades

20 DEZ

Como funcionam os carros híbridos com plug-in

Em meio aos esforços para redução da emissão de combustíveis fósseis, carros com alternativas aos motores de combustão ganham cada vez mais espaço. Entre as opções estão os veículos híbridos, que funcionam com dois motores, um tradicional, o outro elétrico. A praticidade fica ainda maior quando é possível carregar o motor elétrico em uma tomada.

É o caso do Volvo XC60 T8, carro com plug-in híbrido da montadora sueca. Na parte de trás do veículo, o motor elétrico, alimentado por uma bateria de íons de lítio de 10,4 kWh, garante a condução confortável e ecológica. Seu “irmão”, na parte da frente, o motor de combustão tem potência de 320 cavalos. Quando trabalham juntos, chegam a 407 cavalos e permitem ao carro acelerar de 0 a 100km/h em 5,3 segundos. Essa “parceria” traz ótimo resultado na redução da poluição - a estimativa é de que carros híbridos cortam emissões nocivas ao meio ambiente em até 90%.

Em resumo, o que ocorre em um carro híbrido é a variação entre a utilização dos dois motores - e o uso dos dois simultaneamente, dependendo da situação. O motor de combustão e o elétrico trabalham juntos e garantem potência e economia. Nos centros urbanos, em que a velocidade média é baixa, a opção elétrica ganha protagonismo e, com ela, minimizam-se problemas ecológicos.

No modelo da Volvo, há diversos modos de direção que podem ser selecionados pelo motorista para indicar quanto utilizam de cada motor. As opções passam da totalmente elétrica, no modo Pure, ao Power, em que o motor de combustão é mais usado, incluindo também o modo Individual, em que a configuração é feita pelo próprio condutor. Também há alternativas para rodar em terrenos difíceis, entre outras.

Praticidade para carregar

O modo de carregar o veículo traz mais uma vantagem. Há carros híbridos cujas baterias são alimentadas pelo motor de combustão (com a energia das desacelerações) ou nas frenagens. O Volvo XC60 T8 é um modelo com plug-in. Basta conectá-lo a um carregador para alimentar totalmente a bateria em três a sete horas, dependendo da corrente. O carro já vem com um cabo que permite carregá-lo, e a Volvo fez parcerias com shoppings e supermercados para instalar 250 pontos de carregamento no Brasil.

E o que isso significa? Praticidade. Com a bateria alimentada, a autonomia do Volvo XC60 T8 é de até 40km no modo Pure, ou seja, sem gastar uma gota de gasolina. Há funcionalidades para estender essa quilometragem, como a posição B na alavanca de câmbio, que dá auxílio na frenagem através do motor elétrico, regenerando a energia da bateria.

Outra opção é programar o carro para economizar bateria, útil quando o motorista está longe de um carregador. Assim, não há preocupação com longas viagens para áreas remotas. Com a junção dos melhores atributos dos motores elétrico e de combustão, os híbridos crescem e ganham um mercado preocupado com as mudanças climáticas - mas que não abre mão de potência e conforto.

Fonte: G1

Mais Novidades

31 AGO
Carro elétrico da Tesla 'zera' ranking e estabelece novo patamar em teste

Carro elétrico da Tesla 'zera' ranking e estabelece novo patamar em teste

Um modelo de carro elétrico da empresa americana Tesla recebeu a melhor nota já atribuída, 100/100, em um teste da revista "Consumer Reports", que fez disparar as ações do grupo em Wall Street, segundo a France Press. "Isto nos deixou mudos", declarou o responsável pelos testes da revista, Jake Fisher, afirmando que o automóvel havia atingido 103 pontos na escala de 100 do ranking, que em consequência foi modificada para incluir o desempenho do veículo. Trata-se do modelo P85D... Leia mais
31 AGO
Volkswagen retoma produção após greve de 12 dias na fábrica de Taubaté

Volkswagen retoma produção após greve de 12 dias na fábrica de Taubaté

Os funcionários da Volkswagen retornaram ao trabalho na fábrica de Taubaté (SP) nesta segunda-feira (31) após 12 dias de greve. Ao todo, a unidade emprega cerca de cinco mil pessoas e produz o Up!, Gol e Voyage. O retorno ao trabalho foi aprovado em assembleia na última sexta-feira após a empresa apresentar uma proposta em que cancela 43 demissões na unidade.  Além da reversão dos desligamentos, a proposta ainda tem outros 16 itens. Também houve um consenso sobre a criação de... Leia mais
28 AGO
Ford paralisa produção de carros e caminhões no ABC Paulista

Ford paralisa produção de carros e caminhões no ABC Paulista

A Ford irá paralisar a produção de sua fábrica em São Bernardo do Campo em determinados períodos durante o mês de setembro, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. As pausas serão divididas, entre funcionários que montam carros e caminhões. Todos os 3 mil trabalhadores, porém, param no dia 4 de setembro, antes do feriado da Independência, e só voltam no dia 8, terça-feira. Para os funcionários da linha de montagem de carros, de onde sai o Fiesta, a pausa é... Leia mais
28 AGO
Governo autoriza 3 adesões ao Programa de Proteção ao Emprego

Governo autoriza 3 adesões ao Programa de Proteção ao Emprego

O Ministério do Trabalho anunciou nesta sexta-feira (28) que três empresas foram autorizadas a aderir ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE) - mecanismo anunciado em julho pelo qual os trabalhadores terão jornada de trabalho reduzida e, também, receberão um salário proporcionalmente menor. O objetivo do programa é evitar a demissão dos empregados. Foram assinados termos de adesão com a Grammer do Brasil, com a Rassine NHK Autopeças e com a Caterpillar, abrangendo um total de... Leia mais
28 AGO
Funcionários aceitam proposta e encerram greve na Volks de Taubaté

Funcionários aceitam proposta e encerram greve na Volks de Taubaté

Os metalúrgicos da Volkswagen aceitaram a proposta da montadora e colocaram fim à greve, que já durava mais de 10 dias na planta de Taubaté, no interior de São Paulo. A decisão foi tomada após assembleia com os 5 mil funcionários da fábrica na tarde desta sexta-feira (28). O efetivo retoma a produção na segunda-feira (31). A proposta da Volkswagen que foi aceita pelos trabalhadores abrange 17 itens. O ponto principal foi a reversão das 43 demissões que deram origem à greve em... Leia mais
28 AGO
Honda exibirá carro com motor de moto no Salão de Frankfurt

Honda exibirá carro com motor de moto no Salão de Frankfurt

Além da esperada nova geração do Civic, a Honda deverá revelar nos próximos dias um carro-conceito que usa motor de moto. Por ora, só um pedaço da lateral do Project 2e4 foi mostrado pela montadora japonesa, mas ele será revelado durante o Salão de Frankfurt, que começa no próximo dia 15. Na foto, feita de cima, é possível ver o lado direito do veículo, com os pneus, mas não há cabine. A marca diz apenas que o conceito vai combinar a liberdade da motocicleta com a... Leia mais