Novidades

20 DEZ

Como funcionam os carros híbridos com plug-in

Em meio aos esforços para redução da emissão de combustíveis fósseis, carros com alternativas aos motores de combustão ganham cada vez mais espaço. Entre as opções estão os veículos híbridos, que funcionam com dois motores, um tradicional, o outro elétrico. A praticidade fica ainda maior quando é possível carregar o motor elétrico em uma tomada.

É o caso do Volvo XC60 T8, carro com plug-in híbrido da montadora sueca. Na parte de trás do veículo, o motor elétrico, alimentado por uma bateria de íons de lítio de 10,4 kWh, garante a condução confortável e ecológica. Seu “irmão”, na parte da frente, o motor de combustão tem potência de 320 cavalos. Quando trabalham juntos, chegam a 407 cavalos e permitem ao carro acelerar de 0 a 100km/h em 5,3 segundos. Essa “parceria” traz ótimo resultado na redução da poluição - a estimativa é de que carros híbridos cortam emissões nocivas ao meio ambiente em até 90%.

Em resumo, o que ocorre em um carro híbrido é a variação entre a utilização dos dois motores - e o uso dos dois simultaneamente, dependendo da situação. O motor de combustão e o elétrico trabalham juntos e garantem potência e economia. Nos centros urbanos, em que a velocidade média é baixa, a opção elétrica ganha protagonismo e, com ela, minimizam-se problemas ecológicos.

No modelo da Volvo, há diversos modos de direção que podem ser selecionados pelo motorista para indicar quanto utilizam de cada motor. As opções passam da totalmente elétrica, no modo Pure, ao Power, em que o motor de combustão é mais usado, incluindo também o modo Individual, em que a configuração é feita pelo próprio condutor. Também há alternativas para rodar em terrenos difíceis, entre outras.

Praticidade para carregar

O modo de carregar o veículo traz mais uma vantagem. Há carros híbridos cujas baterias são alimentadas pelo motor de combustão (com a energia das desacelerações) ou nas frenagens. O Volvo XC60 T8 é um modelo com plug-in. Basta conectá-lo a um carregador para alimentar totalmente a bateria em três a sete horas, dependendo da corrente. O carro já vem com um cabo que permite carregá-lo, e a Volvo fez parcerias com shoppings e supermercados para instalar 250 pontos de carregamento no Brasil.

E o que isso significa? Praticidade. Com a bateria alimentada, a autonomia do Volvo XC60 T8 é de até 40km no modo Pure, ou seja, sem gastar uma gota de gasolina. Há funcionalidades para estender essa quilometragem, como a posição B na alavanca de câmbio, que dá auxílio na frenagem através do motor elétrico, regenerando a energia da bateria.

Outra opção é programar o carro para economizar bateria, útil quando o motorista está longe de um carregador. Assim, não há preocupação com longas viagens para áreas remotas. Com a junção dos melhores atributos dos motores elétrico e de combustão, os híbridos crescem e ganham um mercado preocupado com as mudanças climáticas - mas que não abre mão de potência e conforto.

Fonte: G1

Mais Novidades

21 AGO
Prefeitura de SP vai desconto no IPVA de carros elétricos e híbridos

Prefeitura de SP vai desconto no IPVA de carros elétricos e híbridos

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), assinou nesta sexta-feira (21) um decreto de regulamentação que dá desconto de 50% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para donos de veículos híbridos (com um motor a combustão e outro elétrico) e elétricos. O IPVA é um imposto estadual pago anualmente pelo proprietário de todo e qualquer veículo automotor. A Prefeitura fica com metade do valor do imposto pago por veículos emplacados no município de... Leia mais
21 AGO
Ford T de 100 anos refaz viagem histórica de 5.600 km nos EUA

Ford T de 100 anos refaz viagem histórica de 5.600 km nos EUA

Em 1915, o abastado Edsel Ford, aos 21 anos, pegou um Modelo T da fábrica do pai Henry e saiu com alguns amigos de Detroit até São Francisco - uma jornada de cerca de 5,6 mil quilômetros pelos Estados Unidos, que ajudou a popularizar as "road trips", o famoso "pé na estrada". Exatamente 100 anos depois, um Modelo T, de 1915, recém-restaurado repetiu a viagem e chegou ao Palácio das Artes, em São Francisco, na última quarta-feira (19), 34 dias depois de partir de Detroit, com... Leia mais
21 AGO
Tanque vazio pode danificar o carro; saiba mais

Tanque vazio pode danificar o carro; saiba mais

Aquela luzinha da reserva deve aparecer no painel do seu carro somente em casos de emergência. Estamos combinados? Não deve ser um hábito rodar com ela mostrando que falta pouco para acabar o combustível. Poucos motoristas sabem, mas o hábito de andar com o tanque sempre quase no vazio pode provocar panes no carro e deixá-lo na rua. Calma, não precisa ficar desesperado se a luz da reserva já apareceu algumas vezes. O que não pode é sempre estar com o tanque vazio. As montadoras... Leia mais
21 AGO
E agora, qual óleo vai no meu carro? Veja dicas para não errar

E agora, qual óleo vai no meu carro? Veja dicas para não errar

Essa história de que você só deve usar no carro o óleo recomendado pelas montadoras parece mais um mito, mas não é. Isso é sério, pessoal. Sejam nas trocas ou para completar o nível, você precisa usar somente o que está especificado no manual do proprietário do veículo. Isso não significa, porém, que você deve trocar o lubrificante somente na concessionária com a marca vendida por eles. O mais importante é observar as especificações indicadas: se mineral, sintético ou... Leia mais
21 AGO
Aprenda a ver o nível de óleo no carro e fuja de pegadinhas

Aprenda a ver o nível de óleo no carro e fuja de pegadinhas

Não precisa entender uma vírgula de mecânica para verificar corretamente o nível de óleo do carro. Apesar de ser um procedimento rápido e fácil, isso costuma gerar muita confusão. Afinal, qual é o nível certo de lubrificante dentro do motor? Não, não é somente o máximo, como muita gente pensa. O correto é ficar entre os riscos de mínimo e máximo na vareta de medição, em qualquer ponto. Nem uma gota a mais ou a menos. O óleo abaixo do nível prejudica a lubrificação e... Leia mais
20 AGO
Honda reduz produção de motos em 18% para evitar demissões

Honda reduz produção de motos em 18% para evitar demissões

A crise econômica que afeta o Brasil chegou também ao polo de duas rodas. Na Zona Franca de Manaus, onde houve 14% mais demissões no 1º semestre do que no mesmo período de 2014, a Honda produziu 18% menos motos de janeiro a junho, na comparação com 1 ano atrás. A marca é a maior fabricante desse tipo de veículo no Brasil, detentora de 80% do mercado. Saíram da linha cerca de 5 mil motos por dia contra mais de 7 mil na época "pré-crise". "Hoje sai uma moto em torno de 20 a 22... Leia mais