Novidades

16 OUT
VW SpaceFox enfim sai do catálogo e é mais uma perua a morrer no Brasil

VW SpaceFox enfim sai do catálogo e é mais uma perua a morrer no Brasil

SpaceFox vinha sendo vendida em apenas uma versão (Divulgação/Volkswagen)

Não há mais Volkswagen SpaceFox à venda no Brasil, pelo menos no mercado de zero-quilômetro.

A morte da perua compacta foi consumada com a retirada do modelo do configurador de veículos novos no site oficial da fabricante.

A perda não chega a ser inesperada, visto que a produção do modelo na Argentina já havia sido encerrada no início deste ano, para dar lugar ao SUV intermediário Tarek (cujo lançamento deve ocorrer em 2020).

Traseira da SpaceFox (Divulgação/Volkswagen)

Na verdade, chegou até a surpreender a resistência da SpaceFox no catálogo de carros novos da marca durante tantos meses.

Isso foi fruto da formação de um estoque que demorou a ser esgotado nas concessionárias brasileiras.

Nos nove primeiros meses de 2019 a pequena perua teve 1.736 unidades emplacadas, segundo a Fenabrave (associação nacional dos concessionários). Entretanto, apenas 21 exemplares foram vendidos em agosto e três em setembro, o que indica o fim dos estoques.

Em seus últimos meses de vida, a SpaceFox vinha sendo vendida em uma única versão, Trendline, equipada com o velho motor 1.6 8V de 104 cv e câmbio manual. O preço era de R$ 66.190.

5º lugar – Volkswagen SpaceFox – Quantidade de roubados/furtados em 2012: 810; Frota em 2012: 82.048; Frequência de roubos/furtos: 0,987% (divulgação/Volkswagen)

A SpaceFox nasceu em 2006 como perua do primeiro Fox. Chegou a ser vendida em outros mercados e com nomes diferentes, como Suran (Argentina) e Sportvan (México).

Fabricada sempre em General Pacheco, Argentina, com motor 1.6 de oito válvulas, com opções de câmbio manual ou automatizado i-Motion, notabilizava-se pelo bom porta-malas de 440 litros. Chegou a ser produzida em São José dos Pinhais (PR), junto com Fox.

A primeira reestilização veio em 2010 (Divulgação/Volkswagen)

Em 2010, acompanhou o facelift já aplicado ao irmão hatch, com arestas menos arredondadas nos faróis e grade horizontalizada, integrando o conjunto óptico.

Um ano mais tarde, ganhou a configuração aventureira SpaceCross, aguardada havia cinco anos, já que fora apresentada como conceito no Salão de São Paulo de 2006. Ela trazia mais equipamentos e apliques plásticos que conferiam maior apelo visual.

Perua aventureira SpaceCross ganhou vida em 2011 (Marco de Bari e Chris Castanho/)

No ano de 2015, veio mais uma reestilização do Fox e da SpaceFox: faróis mais espichados, grade ainda mais afilada e um rearranjo no desenho do para-choque dianteiro.

A versão de topo Highline e a SpaceCross ganharam também motor 1.6 MSI 16V de 120 cv, aliado a câmbio manual de seis marchas ou i-Motion.

Nas opções mais caras também chegou a haver itens como controle eletrônico de estabilidade, controlador de velocidade de cruzeiro e luzes de conversão estática nos faróis de neblina.

Entre 2017 e 18, o preço de uma SpaceCross completa chegou a flertar com a casa de R$ 100.000.

No entanto, o modelo começou a perder espaço para os SUVs e teve suas vendas (e suas versões) desidratadas até o inevitável encerramento da produção.

Fonte: Quatro Rodas

Mais Novidades

27 MAI

Primeiro 'UTV' do Brasil com a tecnologia do nióbio é criado em parceria com empresa de Araxá

A CBMM, empresa de Araxá líder mundial na produção e fornecimento de produtos de nióbio, e a Giaffone Racing, especializada na produção de carros e motores de competição, desenvolveram os primeiros "UTVs" produzidos no Brasil com a tecnologia do nióbio. A sigla UTV vem de "Utility Task Vehicle", em tradução livre para o português, veículo utilitário multitarefas. Esse tipo de carro é usado em competições off-road. Já o nióbio, é um elemento químico usado como... Leia mais
29 SET

Porsche 911 Turbo S: primeiras impressões

A chance de ganhar na Mega-Sena com uma aposta simples, que custa R$ 4,50, é de uma em aproximadamente 50 milhões. Um sortudo amante de carros que conseguisse essa proeza e quisesse levar para casa um Porsche 911 Turbo S deixaria, no mínimo, R$ 1,3 milhão da sua fortuna na concessionária. O investimento ainda pode ser centenas de milhares de reais mais alto se o proprietário quiser incluir alguns opcionais. Em troca, levaria para casa um dos melhores esportivos da... Leia mais
29 SET

Carlos Ghosn faz primeira aparição pública no Líbano e diz que será consultor em projetos universitários

O ex-executivo da indústria automobilística Carlos Ghosn, que está no Líbano desde sua fuga do Japão, fez nesta terça-feira (29) a primeira aparição pública em vários meses, ao apresentar uma parceria com uma universidade local para desenvolver programas de capacitação. O ex-CEO da Nissan chegou a Beirute em dezembro, depois de fugir das acusações por fraude financeira no Japão, onde permaneceu detido por 130 dias. Em seu país de origem, Ghosn concedeu uma entrevista... Leia mais
29 SET

Volkswagen Taos tem imagens e detalhes revelados antes do lançamento

A Volkswagen revelou nesta terça-feira (29) as primeiras imagens do Taos. O SUV deverá chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2021, importado da Argentina, para ocupar a lacuna entre o T-Cross e o Tiguan. Sua apresentação oficial acontecerá no próximo dia 13 de outubro. De acordo com a marca, o rival do Jeep Compass será equipado exclusivamente com o motor 1.4 TSI de até 150 cavalos de potência e câmbio automático de 6 marchas. Entre os equipamentos, que poderão... Leia mais
29 SET

Novos Sandero, Stepway e Logan são revelados oficialmente

A Renault apresentou nesta terça-feira (29) a nova geração do trio Sandero, Logan e Stepway, ainda sob a marca romena Dacia. Os modelos ficaram mais sofisticados e ganharam uma motorização flex a gasolina e gás GLP. A versão Renault, que chegará ao Brasil até 2022, poderá ter visual diferenciado. Visualmente, os modelos adotaram traços mais modernos e agressivos, com os faróis afilados unidos à grade. Para todos, os faróis de LED que simulam letras Y horizontais na... Leia mais
29 SET

Honda mostra SUV elétrico conceito que antecipa o visual do futuro HR-V

A Honda apresentou no Salão do Automóvel de Pequim, na China, que acontece mesmo com a pandemia do coronavírus, um conceito do que será o seu primeiro modelo totalmente elétrico. Além disso, o SUV pode adiantar os traços da segunda geração do HR-V, prevista para 2021. A fabricante não detalhou a mecânica do SUV e:concept, mas confirmou que ele "indica a direção de um futuro modelo de produção em massa do primeiro veículo elétrico da marca para a China". Entre as... Leia mais