Novidades

08 ABR

Os oito carros menos seguros testados pelo Latin NCAP e vendidos no Brasil

Ambos, Onix e Prisma, são equipados com dois airbags (Latin NCAP/Divulgação)

Se no trânsito devemos estar atentos com nosso segurança e a dos demais, nesta lista um novo item virou dilema: a preocupação com o próprio carro.

Separamos uma lista com os oitos carros mais inseguros na avaliação do Latin NCAP – organização não-governamental que avalia veículos vendidos na América Latina e Caribe – e que são comercializados no Brasil.

Para tanto, seguimos apenas o protocolo mais rígido adotado desde 2016 (o que significa que carros avaliados até o fim de 2015 ficaram de fora): impacto frontal a 64 km/h; lateral a 50 km/h; de poste a 29 km/h.

Também é levado em consideração para o resultado final se o modelo conta com elementos como controle eletrônico de estabilidade, alerta de cinto de segurança e ganchos de fixação para cadeirinhas infantis.

Diferentemente da lista divulgada na semana passada, que engloba os veículos mais seguros, aqui temos oito e não dez carros: isso porque não haveria como formar uma lista de dez sem repetir dois carros já constantes no ranking dos mais seguros.

Também é preciso ressaltar que alguns modelos vendidos em outros cantos da América Latina, como é o caso Chevrolet Spark, Kia Rio ou Chevrolet Aveo, não foram levados em consideração porque não existem em nosso mercado.

Com isso, a boa notícia é que não existe nenhum membro “zero estrela” nesta lista. Fruto, em especial, da obrigatoriedade dos airbags frontais. A não tão boa é que ainda temos muito o que evoluir em segurança.

Feitos os esclarecimentos acima, confira a lista do mais para o menos seguro:

Ka é equipado com com dois airbags (Latin NCAP/Divulgação)

Abrimos com um paradoxo: estar em último aqui é uma boa notícia, porque significa que o modelo em questão conta com o melhor resultado (ou seria menos pior?) deste ranking.

Dotado apenas dos obrigatórios airbags frontais na versão avaliada, o Ford Ka reestilizado foi avaliado com três estrelas em proteção para ocupantes adultos e quatro estrelas para ocupantes infantis.

Proteção para adultos: 22,83 pontos de 34 possíveis; 3 estrelas.
Proteção para crianças: 35,41 pontos de 49 possíveis; 4 estrelas.

Kwid é equipado com com quatro airbags (Latin NCAP/Divulgação)

Para um projeto nascido como de baixíssimo custo, e com resultado vergonhoso no Global NCAP, braço asiático do programa de segurança, o Renault Kwid até que não fez tão feio na avaliação do Latin NCAP: três estrelas para adultos e quatro para crianças.

Ponto positivo para os reforços de carroceria que a fabricante implantou no pequeno hatch produzido em São José dos Pinhais (PR), e também da presença de airbags laterais. Por outro lado, a ausência de itens como o ESP impediu uma nota maior.

Proteção para adultos: 22,85 pontos de 34 possíveis; 3 estrelas.
Proteção para crianças: 33,87 pontos de 49 possíveis; 3 estrelas.

Ambos, Onix e Prisma, são equipados com dois airbags (Latin NCAP/Divulgação)

Embora na sexta posição, o Onix aprimorou seus equipamentos de segurança; afinal, ele tem um histórico pesado de avaliações negativas no Latin NCAP, incluindo uma nota zero aplicada em 2017.

Desde que adotou reforços na carroceria, o hatch e também o sedã Prisma tiveram suas notas atualizadas para três estrelas nas duas avaliações.

Proteção para adultos: 20,24 pontos de 34 possíveis; 3 estrelas.
Proteção para crianças: 32,59 pontos de 49 possíveis; 3 estrelas.

Com desempenho ruim no impacto lateral, o 208 ganhou 2 estrelas (Latin NCAP/Internet)

Um quinto lugar do qual a Peugeot não pode se orgulhar muito. Especialmente se levarmos em conta que o 208 feito em Porto Real (RJ) não conta com barras de proteção nas portas laterais dianteiras, item presente na versão oferecida aos europeus. Também não traz controle de estabilidade.

Assim, tendo apenas os obrigatórios dois airbags frontais, o hatch compacto foi avaliado com duas estrelas em proteção para ocupantes adultos e três estrelas em referência à proteção de ocupantes infantis.

Proteção para adultos: 19,20 pontos de 34 possíveis; 2 estrelas.
Proteção para crianças: 26,98 pontos de 49 possíveis; 3 estrelas.

Fiat Mobi tem resultado insatisfatório e fica em quarto lugar na lista (Latin NCAP/Divulgação)

Diferentemente da boa colocação da Fiat Toro na lista dos mais seguros, o subcompacto Mobi não cumpriu nem de longe o mesmo papel.

O pequeno hatch foi avaliado com apenas uma estrela em relação à proteção para ocupantes adultos e duas estrelas em referência à proteção de ocupantes infantis.

Proteção para adultos: 20,11 pontos de 34 possíveis; 1 estrela.
Proteção para crianças: 21,42 pontos de 49 possíveis; 2 estrelas.

March é equipado com com dois airbags (Latin NCAP/Divulgação)

O Nissan March também não seguiu os passos do primo maior Kicks e acabou ficando em terceiro lugar nesta lista inglória.

O hatch se aproximou bastante do resultado do Mobi, sendo também avaliado com apenas uma estrela em segurança para adultos e duas para passageiros infantis. Porém, ficou atrás na lista por ter registrado pontuações levemente inferiores.

Proteção para adultos: 18,27 pontos de 34 possíveis; 1 estrela.
Proteção para crianças: 30,65 pontos de 49 possíveis; 2 estrelas.

Palio é equipado com com dois airbags (Latin NCAP/Divulgação)

Ele está fora de linha desde o ano passado, mas marca presença ainda com muita força no mercado de seminovos e usados.

Por isso, e também por ser o segundo veículo brasileiro menos seguro testado Latin NCAP desde 2016, mereceu entrar em nossa lista. No caso, o resultado foi somente uma estrela para proteção de adultos e três para crianças.

Proteção para adultos: 18,09 pontos de 34 possíveis; 1 estrela.
Proteção para crianças: 31,57 pontos de 49 possíveis; 3 estrelas.

Sandero é equipado com com dois airbags (Latin NCAP/Divulgação)

A família de hatch e sedã compactos da Renault pode dar as mãos e lamentar em conjunto. Afinal, o “prêmio” aqui é o de veículos menos seguros à venda no Brasil de acordo com o atual protocolo do Latin NCAP.

Ambos os modelos receberam três estrelas em proteção para ocupantes infantis, mas tiveram a menor nota de todas na segurança de passageiros adultos, culminando em uma singela estrela e a lanterna deste ranking.

Proteção para adultos: 18,01 pontos de 34 possíveis; 1 estrela.
Proteção para crianças: 28,97 pontos de 49 possíveis; 3 estrelas.

Fonte: Quatro Rodas

Mais Novidades

27 MAI

Primeiro 'UTV' do Brasil com a tecnologia do nióbio é criado em parceria com empresa de Araxá

A CBMM, empresa de Araxá líder mundial na produção e fornecimento de produtos de nióbio, e a Giaffone Racing, especializada na produção de carros e motores de competição, desenvolveram os primeiros "UTVs" produzidos no Brasil com a tecnologia do nióbio. A sigla UTV vem de "Utility Task Vehicle", em tradução livre para o português, veículo utilitário multitarefas. Esse tipo de carro é usado em competições off-road. Já o nióbio, é um elemento químico usado como... Leia mais
29 SET

Porsche 911 Turbo S: primeiras impressões

A chance de ganhar na Mega-Sena com uma aposta simples, que custa R$ 4,50, é de uma em aproximadamente 50 milhões. Um sortudo amante de carros que conseguisse essa proeza e quisesse levar para casa um Porsche 911 Turbo S deixaria, no mínimo, R$ 1,3 milhão da sua fortuna na concessionária. O investimento ainda pode ser centenas de milhares de reais mais alto se o proprietário quiser incluir alguns opcionais. Em troca, levaria para casa um dos melhores esportivos da... Leia mais
29 SET

Carlos Ghosn faz primeira aparição pública no Líbano e diz que será consultor em projetos universitários

O ex-executivo da indústria automobilística Carlos Ghosn, que está no Líbano desde sua fuga do Japão, fez nesta terça-feira (29) a primeira aparição pública em vários meses, ao apresentar uma parceria com uma universidade local para desenvolver programas de capacitação. O ex-CEO da Nissan chegou a Beirute em dezembro, depois de fugir das acusações por fraude financeira no Japão, onde permaneceu detido por 130 dias. Em seu país de origem, Ghosn concedeu uma entrevista... Leia mais
29 SET

Volkswagen Taos tem imagens e detalhes revelados antes do lançamento

A Volkswagen revelou nesta terça-feira (29) as primeiras imagens do Taos. O SUV deverá chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2021, importado da Argentina, para ocupar a lacuna entre o T-Cross e o Tiguan. Sua apresentação oficial acontecerá no próximo dia 13 de outubro. De acordo com a marca, o rival do Jeep Compass será equipado exclusivamente com o motor 1.4 TSI de até 150 cavalos de potência e câmbio automático de 6 marchas. Entre os equipamentos, que poderão... Leia mais
29 SET

Novos Sandero, Stepway e Logan são revelados oficialmente

A Renault apresentou nesta terça-feira (29) a nova geração do trio Sandero, Logan e Stepway, ainda sob a marca romena Dacia. Os modelos ficaram mais sofisticados e ganharam uma motorização flex a gasolina e gás GLP. A versão Renault, que chegará ao Brasil até 2022, poderá ter visual diferenciado. Visualmente, os modelos adotaram traços mais modernos e agressivos, com os faróis afilados unidos à grade. Para todos, os faróis de LED que simulam letras Y horizontais na... Leia mais
29 SET

Honda mostra SUV elétrico conceito que antecipa o visual do futuro HR-V

A Honda apresentou no Salão do Automóvel de Pequim, na China, que acontece mesmo com a pandemia do coronavírus, um conceito do que será o seu primeiro modelo totalmente elétrico. Além disso, o SUV pode adiantar os traços da segunda geração do HR-V, prevista para 2021. A fabricante não detalhou a mecânica do SUV e:concept, mas confirmou que ele "indica a direção de um futuro modelo de produção em massa do primeiro veículo elétrico da marca para a China". Entre as... Leia mais