Novidades

20 DEZ

Como funcionam os carros híbridos com plug-in

Em meio aos esforços para redução da emissão de combustíveis fósseis, carros com alternativas aos motores de combustão ganham cada vez mais espaço. Entre as opções estão os veículos híbridos, que funcionam com dois motores, um tradicional, o outro elétrico. A praticidade fica ainda maior quando é possível carregar o motor elétrico em uma tomada.

É o caso do Volvo XC60 T8, carro com plug-in híbrido da montadora sueca. Na parte de trás do veículo, o motor elétrico, alimentado por uma bateria de íons de lítio de 10,4 kWh, garante a condução confortável e ecológica. Seu “irmão”, na parte da frente, o motor de combustão tem potência de 320 cavalos. Quando trabalham juntos, chegam a 407 cavalos e permitem ao carro acelerar de 0 a 100km/h em 5,3 segundos. Essa “parceria” traz ótimo resultado na redução da poluição - a estimativa é de que carros híbridos cortam emissões nocivas ao meio ambiente em até 90%.

Em resumo, o que ocorre em um carro híbrido é a variação entre a utilização dos dois motores - e o uso dos dois simultaneamente, dependendo da situação. O motor de combustão e o elétrico trabalham juntos e garantem potência e economia. Nos centros urbanos, em que a velocidade média é baixa, a opção elétrica ganha protagonismo e, com ela, minimizam-se problemas ecológicos.

No modelo da Volvo, há diversos modos de direção que podem ser selecionados pelo motorista para indicar quanto utilizam de cada motor. As opções passam da totalmente elétrica, no modo Pure, ao Power, em que o motor de combustão é mais usado, incluindo também o modo Individual, em que a configuração é feita pelo próprio condutor. Também há alternativas para rodar em terrenos difíceis, entre outras.

Praticidade para carregar

O modo de carregar o veículo traz mais uma vantagem. Há carros híbridos cujas baterias são alimentadas pelo motor de combustão (com a energia das desacelerações) ou nas frenagens. O Volvo XC60 T8 é um modelo com plug-in. Basta conectá-lo a um carregador para alimentar totalmente a bateria em três a sete horas, dependendo da corrente. O carro já vem com um cabo que permite carregá-lo, e a Volvo fez parcerias com shoppings e supermercados para instalar 250 pontos de carregamento no Brasil.

E o que isso significa? Praticidade. Com a bateria alimentada, a autonomia do Volvo XC60 T8 é de até 40km no modo Pure, ou seja, sem gastar uma gota de gasolina. Há funcionalidades para estender essa quilometragem, como a posição B na alavanca de câmbio, que dá auxílio na frenagem através do motor elétrico, regenerando a energia da bateria.

Outra opção é programar o carro para economizar bateria, útil quando o motorista está longe de um carregador. Assim, não há preocupação com longas viagens para áreas remotas. Com a junção dos melhores atributos dos motores elétrico e de combustão, os híbridos crescem e ganham um mercado preocupado com as mudanças climáticas - mas que não abre mão de potência e conforto.

Fonte: G1

Mais Novidades

06 OUT

Volkswagen iniciará em janeiro recall de carros afetados por fraude

O presidente-executivo da Volkswagen, Matthias Mueller, disse em uma entrevista a um jornal da Alemanha que a companhia vai iniciar em janeiro um recall dos carros afetados pela fraude de testes de emissão de poluentes promovida pela empresa. O programa vai durar até o final de 2016. "Se tudo ocorrer de acordo com o plano, nós poderemos começar o recall em janeiro. Todos os carros deverão ser consertados até o final de 2016", disse Mueller ao Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ). O... Leia mais
06 OUT
BMW faz estreia mundial de moto de baixa cilindrada no Duas Rodas

BMW faz estreia mundial de moto de baixa cilindrada no Duas Rodas

A BMW promoveu nesta terça (6), no Salão Duas Rodas, a estreia mundial de um modelo de baixa cilindrada, o G 310 Stunt. Em São Paulo, ele aparece ainda como protótipo, mas a marca diz que a versão final será apresentada ainda neste ano e que o modelo será produzido também em Manaus, provavelmente a partir do ano que vem. Não foram revelados detalhes técnicos, mas a BMW afirma que o motor, um monocilíndrico, terá mais de 300cc e menos de 500cc.   DUAS... Leia mais
05 OUT
G1 antecipa novidades do Salão Duas Rodas 2015: veja imagens exclusivas

G1 antecipa novidades do Salão Duas Rodas 2015: veja imagens exclusivas

 O Salão Duas Rodas começa nesta terça-feira (6), em dia reservado para a imprensa, no Anhembi, em São Paulo, com a cobertura completa do G1. A abertura para o público vai de 7 a 12 de outubro, mas o G1 conseguiu antecipar algumas novidades que serão reveladas no evento, o principal do setor de motocicletas na América Latina. Entre os destaques, estarão o conceito True Adventure da Honda, moto que deu base a nova geração da Africa Twin, recentemente lançada no exterior. ... Leia mais
05 OUT
Volkswagen suspende contrato de 150 funcionários em Taubaté, SP

Volkswagen suspende contrato de 150 funcionários em Taubaté, SP

Os trabalhadores da Volkswagen entraram em 'layoff' (suspensão dos contratos de trabalho) na unidade de Taubaté (SP) nesta segunda-feira (5). A medida atinge150 funcionários e deve durar cinco meses. Na última semana, 120 funcionários que estavam em 'layoff' voltaram ao trabalho. Nesta segunda também foi instituído, novamente, o dayoff - dia de folga. A empresa vem adotando consecutivamente o mecanismo desde o último dia 18. A  montadora alega que o motivo é falta de peças e... Leia mais
05 OUT
Operários da Ford voltam ao trabalho após férias coletivas e banco de horas

Operários da Ford voltam ao trabalho após férias coletivas e banco de horas

Após 15 dias afastados, cerca de 550 operários do setor de transmissões retornaram ao trabalho na manhã desta segunda-feira (5) na unidade da Ford em Taubaté. Do total,  400 profissionais estavam sob o regime de banco de horas e outros 150 em férias coletivas. A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos. O afastamento aconteceu no dia 21 de setembro. Na época, a empresa alegou que a medida era para adequar a produção à atual demanda de mercado. Outro grupo de trabalhadores... Leia mais
05 OUT
Harley-Davidson traz moto elétrica ao Brasil para teste no Salão Duas Rodas

Harley-Davidson traz moto elétrica ao Brasil para teste no Salão Duas Rodas

A Harley-Davidson confirmou nesta segunda-feira (5) ao G1 que sua moto elétrica estará pela primeira vez no Brasil em exposição no Salão Duas Rodas 2015, que vai de 7 a 12 de outubro, no Anhembi em São Paulo. De acordo com a empresa, o objetivo de trazer a motocicleta ao país faz parte do desenvolvimento do projeto LiveWire, como é chamado pela marca, que ainda não é vendido em nenhuma parte do mundo. No ano passado, durante a apresentação mundial da primeira moto elétrica da... Leia mais