Novidades

20 DEZ

Como funcionam os carros híbridos com plug-in

Em meio aos esforços para redução da emissão de combustíveis fósseis, carros com alternativas aos motores de combustão ganham cada vez mais espaço. Entre as opções estão os veículos híbridos, que funcionam com dois motores, um tradicional, o outro elétrico. A praticidade fica ainda maior quando é possível carregar o motor elétrico em uma tomada.

É o caso do Volvo XC60 T8, carro com plug-in híbrido da montadora sueca. Na parte de trás do veículo, o motor elétrico, alimentado por uma bateria de íons de lítio de 10,4 kWh, garante a condução confortável e ecológica. Seu “irmão”, na parte da frente, o motor de combustão tem potência de 320 cavalos. Quando trabalham juntos, chegam a 407 cavalos e permitem ao carro acelerar de 0 a 100km/h em 5,3 segundos. Essa “parceria” traz ótimo resultado na redução da poluição - a estimativa é de que carros híbridos cortam emissões nocivas ao meio ambiente em até 90%.

Em resumo, o que ocorre em um carro híbrido é a variação entre a utilização dos dois motores - e o uso dos dois simultaneamente, dependendo da situação. O motor de combustão e o elétrico trabalham juntos e garantem potência e economia. Nos centros urbanos, em que a velocidade média é baixa, a opção elétrica ganha protagonismo e, com ela, minimizam-se problemas ecológicos.

No modelo da Volvo, há diversos modos de direção que podem ser selecionados pelo motorista para indicar quanto utilizam de cada motor. As opções passam da totalmente elétrica, no modo Pure, ao Power, em que o motor de combustão é mais usado, incluindo também o modo Individual, em que a configuração é feita pelo próprio condutor. Também há alternativas para rodar em terrenos difíceis, entre outras.

Praticidade para carregar

O modo de carregar o veículo traz mais uma vantagem. Há carros híbridos cujas baterias são alimentadas pelo motor de combustão (com a energia das desacelerações) ou nas frenagens. O Volvo XC60 T8 é um modelo com plug-in. Basta conectá-lo a um carregador para alimentar totalmente a bateria em três a sete horas, dependendo da corrente. O carro já vem com um cabo que permite carregá-lo, e a Volvo fez parcerias com shoppings e supermercados para instalar 250 pontos de carregamento no Brasil.

E o que isso significa? Praticidade. Com a bateria alimentada, a autonomia do Volvo XC60 T8 é de até 40km no modo Pure, ou seja, sem gastar uma gota de gasolina. Há funcionalidades para estender essa quilometragem, como a posição B na alavanca de câmbio, que dá auxílio na frenagem através do motor elétrico, regenerando a energia da bateria.

Outra opção é programar o carro para economizar bateria, útil quando o motorista está longe de um carregador. Assim, não há preocupação com longas viagens para áreas remotas. Com a junção dos melhores atributos dos motores elétrico e de combustão, os híbridos crescem e ganham um mercado preocupado com as mudanças climáticas - mas que não abre mão de potência e conforto.

Fonte: G1

Mais Novidades

21 OUT
'De volta para o futuro': marcas de carro pegam carona com 'dia do filme'

'De volta para o futuro': marcas de carro pegam carona com 'dia do filme'

É evidente que o carro mais famoso de "De volta para o futuro" é o DeLorean DMC-12, usado pelo personagem Martin McFly para viajar pelo tempo. Se a montadora americana fechou as portas há quase três decadas, outras marcas aproveitaram a data em que McFly desembarca em "De volta para o futuro 2", 21 de outubro de 2015, e criaram ações homenageando o filme. Toyota A Toyota convocou os atores Michael J. Fox (Martin)  e Christopher Lloyd (Dr. Brown), protagonistas do filme, para... Leia mais
20 OUT
Ferrari estreia na Bolsa de Nova York em busca de novos mercados

Ferrari estreia na Bolsa de Nova York em busca de novos mercados

A mítica marca italiana de automóveis esportivos Ferrari, que pertence ao grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), entrará na quarta-feira (21) na Bolsa de Nova York, a fim de conquistar novos mercados com sua imagem de luxo e audácia. CURIOSIDADES SOBRE A FERRARI Fundação 1929 Início da produção de carros de rua 1947 Produção anual   ... Leia mais
20 OUT
Gás é 50% mais econômico para carros em RJ e SP, indica estudo

Gás é 50% mais econômico para carros em RJ e SP, indica estudo

Dirigir um carro movido a gás natural veicular (GNV) chega a ser 50% mais econômico em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, em relação à gasolina e ao etanol, mostrou um estudo divulgado nesta terça-feira (20) pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). O cálculo foi feito em 19 estados onde os três combustíveis são distribuídos e leva em conta apenas o custo benefício do GNV nas bombas ao consumidor, e não o custo de... Leia mais
20 OUT
Gestamp adere ao Programa de Proteção ao Emprego em Taubaté

Gestamp adere ao Programa de Proteção ao Emprego em Taubaté

A Gestamp, empresa que produz cerca de 1.300 tipos de peças automotivas, anunciou sua adesão ao Programa de Proteção ao Emprego para sua fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo. A fábrica emprega cerca de 950 funcionários e tem a Volkswagen como um de seus principais clientes. A medida foi registrada no Ministério do Trabalho no dia 15 de outubro e a decisão foi informada aos colaboradores nesta segunda-feira (19). Com a medida, os funcionários da empresa deixam de... Leia mais
20 OUT

Preço do etanol já equivale a 68% do valor da gasolina em SP, aponta Fipe

Pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostra que não só a gasolina ficou mais cara na capital paulista como também o preço do etanol avançou entre a primeira e a segunda semanas de outubro. Enquanto a gasolina reage ao reajuste de 6% nas refinarias, o etanol também acompanhou o movimento, só que avançou ainda mais, disse o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe, André Chagas. Com isso, a equivalência entre os dois combustíveis... Leia mais
20 OUT
Governo autoriza adesão da Volks em Taubaté ao plano pró-emprego

Governo autoriza adesão da Volks em Taubaté ao plano pró-emprego

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) autorizou a fábrica da Volkswagen, em Taubaté (SP), a aderir ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE). Cerca de 3,7 mil funcionários serão afetados pela medida. A Volks emprega cerca de 5,2 mil trabalhadores. A proposta de adesão foi aprovada pelos trabalhadores em assembleia no fim de setembro. Depois disso, o pedido foi encaminhado e aprovado pelo governo federal. Além da unidade de Taubaté, o governo aprovou a adesão ao PPE para a... Leia mais