Novidades

20 DEZ

Como funcionam os carros híbridos com plug-in

Em meio aos esforços para redução da emissão de combustíveis fósseis, carros com alternativas aos motores de combustão ganham cada vez mais espaço. Entre as opções estão os veículos híbridos, que funcionam com dois motores, um tradicional, o outro elétrico. A praticidade fica ainda maior quando é possível carregar o motor elétrico em uma tomada.

É o caso do Volvo XC60 T8, carro com plug-in híbrido da montadora sueca. Na parte de trás do veículo, o motor elétrico, alimentado por uma bateria de íons de lítio de 10,4 kWh, garante a condução confortável e ecológica. Seu “irmão”, na parte da frente, o motor de combustão tem potência de 320 cavalos. Quando trabalham juntos, chegam a 407 cavalos e permitem ao carro acelerar de 0 a 100km/h em 5,3 segundos. Essa “parceria” traz ótimo resultado na redução da poluição - a estimativa é de que carros híbridos cortam emissões nocivas ao meio ambiente em até 90%.

Em resumo, o que ocorre em um carro híbrido é a variação entre a utilização dos dois motores - e o uso dos dois simultaneamente, dependendo da situação. O motor de combustão e o elétrico trabalham juntos e garantem potência e economia. Nos centros urbanos, em que a velocidade média é baixa, a opção elétrica ganha protagonismo e, com ela, minimizam-se problemas ecológicos.

No modelo da Volvo, há diversos modos de direção que podem ser selecionados pelo motorista para indicar quanto utilizam de cada motor. As opções passam da totalmente elétrica, no modo Pure, ao Power, em que o motor de combustão é mais usado, incluindo também o modo Individual, em que a configuração é feita pelo próprio condutor. Também há alternativas para rodar em terrenos difíceis, entre outras.

Praticidade para carregar

O modo de carregar o veículo traz mais uma vantagem. Há carros híbridos cujas baterias são alimentadas pelo motor de combustão (com a energia das desacelerações) ou nas frenagens. O Volvo XC60 T8 é um modelo com plug-in. Basta conectá-lo a um carregador para alimentar totalmente a bateria em três a sete horas, dependendo da corrente. O carro já vem com um cabo que permite carregá-lo, e a Volvo fez parcerias com shoppings e supermercados para instalar 250 pontos de carregamento no Brasil.

E o que isso significa? Praticidade. Com a bateria alimentada, a autonomia do Volvo XC60 T8 é de até 40km no modo Pure, ou seja, sem gastar uma gota de gasolina. Há funcionalidades para estender essa quilometragem, como a posição B na alavanca de câmbio, que dá auxílio na frenagem através do motor elétrico, regenerando a energia da bateria.

Outra opção é programar o carro para economizar bateria, útil quando o motorista está longe de um carregador. Assim, não há preocupação com longas viagens para áreas remotas. Com a junção dos melhores atributos dos motores elétrico e de combustão, os híbridos crescem e ganham um mercado preocupado com as mudanças climáticas - mas que não abre mão de potência e conforto.

Fonte: G1

Mais Novidades

17 SET
Volkswagen aprova adesão ao Programa de Proteção ao Emprego

Volkswagen aprova adesão ao Programa de Proteção ao Emprego

Os trabalhadores da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) aprovaram nesta quinta-feira (17) a adesão ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), criado pelo governo federal. A Volks é a segunda montadora a aderir ao programa. No final de agosto, a Mercedes-Benz, que também tem fábrica na cidade, aderiu ao PPE. Com isso, a marca também cancelou 1,5 mil demissões. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o acordo na Volkswagen prevê redução de 20% na jornada... Leia mais
17 SET
'Temos um abacaxi nas mãos', diz vendedor de extintor após mudança

'Temos um abacaxi nas mãos', diz vendedor de extintor após mudança

Com mais de 1 mil extintores tipo ABC para carros em estoque, o comerciante Homero Cardoso, de Itapetininga (SP), reclama estar “com um abacaxi nas mãos”. Em 1° de outubro passaria a valer uma lei nacional que obriga a presença do produto em veículos, mas 13 dias antes, nesta quinta-feira (17), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu em reunião que o extintor será agora opcional. “Não só eu, mas todo o mercado desse produto temos esse abacaxi nas mãos. Investi... Leia mais
17 SET
Liberação de extintores surpreende comerciantes no Sul de Minas

Liberação de extintores surpreende comerciantes no Sul de Minas

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu em reunião nesta quinta-feira (17) que o uso do extintor de incêndio em carros não é mais obrigatório e a falta do equipamento não será considerada infração e nem resultará em multa. No Sul de Minas, a medida pegou de surpresa comerciantes, que acreditam que vão perder oportunidades de negócios. O comerciante Gustavo Costa Cunha, de Varginha (MG), lamentou a decisão. Por causa da alta procura pelo produto, que chegou a faltar... Leia mais
17 SET
Fim da obrigatoriedade de extintor para carros gera reclamação no Vale

Fim da obrigatoriedade de extintor para carros gera reclamação no Vale

O uso de extintor de incêndio vai passar a ser opcional para carros em todo país na próxima segunda-feira (21). A decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) acontece há duas semanas do fim do prazo para adequação à exigência de uso do extintor do tipo ABC. Com isso, motoristas que compraram o equipamento no Vale do Paraíba reclamam do prejuízo. O equipamento continua sendo exigido no país apenas para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus, caminhonetes,... Leia mais
17 SET
Extintor de incêndio em carro deixará de ser obrigatório

Extintor de incêndio em carro deixará de ser obrigatório

 O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu em reunião nesta quinta-feira (17) que o  uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas, será opcional, ou seja, a falta do equipamento não mais será considerada infração nem resultará em multa. A entidade justifica que os carros atuais possuem tecnologia com maior segurança contra incêndio e, além disso, o despreparo para o uso do extintor poderia causar mais perigo para os... Leia mais
17 SET
GM pagará US$ 900 milhões em acordo judicial por carros com falhas

GM pagará US$ 900 milhões em acordo judicial por carros com falhas

A General Motors (GM) pagará US$ 900 milhões para selar um acordo judicial por seu fracasso em resolver os problemas em automóveis com defeitos no sistema de ignição e que deixaram ao menos 100 vítimas, anunciou nesta quinta-feira (17) o Departamento da Justiça dos Estados Unidos, informou a agência France Presse.   ESCÂNDALO NA GM Falha em carro gera mega-recall nos EUA entenda o caso ... Leia mais