Serviços

Alinhamento e Balanceamento

Se você percebe que seu carro puxa para a direita ou esquerda quando você libera o volante por um curto período de tempo, você precisa verificar o alinhamento do seu veículo. Se você percebe que o seu volante vibra ou o seu carro apresenta barulhos em determinadas velocidades, você precisa verificar o balanceamento das rodas do seu veículo.

O alinhamento do veículo é para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-a perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Já o balanceamento de um pneu permite que a roda gire sem provocar vibrações nos veículos em determinadas velocidades.

 

Por que fazer alinhamento é importante?

Na maioria dos veículos, o alinhamento previne:

·         O desgaste irregular dos pneus, aumentando a sua vida útil;

·         O aumento do atrito do pneu no solo, contribuindo para a economia de combustível do veículo;

·         O deslocamento do veículo, melhorando a dirigibilidade e a segurança.

 

Por que fazer o balanceamento é importante?

As conseqüências da não realização do balanceamento ou de um procedimento mal feito nas rodas dianteiras e traseiras se materializam por vibrações, seja no volante, no piso do carro, no painel de instrumentos ou nos assentos, em distintas faixas de velocidades. O balanceamento nas quatro rodas é absolutamente essencial para o conforto na condução e na manutenção do desempenho dos pneus.

 

Por que um veículo pode perder o seu alinhamento?

O alinhamento do seu veículo pode ficar comprometido por causa do choque do pneu com uma calçada, buracos nas pistas ou mesmo em acidentes mais graves como uma batida. Quando o veículo está desalinhado, as bordas (ombros) dos pneus se desgastam mais rapidamente, comprometendo o desempenho do veículo. Isso fará com que você tenha que trocar os pneus antes do esperado. Um simples desalinhamento pode ocasionar sérios problemas, já que o objetivo é aperfeiçoar a dirigibilidade e maximizar a vida útil dos pneus.

 

Quando fazer o alinhamento dos pneus?

·         Em todas as revisões periódicas estipuladas pelo fabricante do veículo;

·         Sempre após um impacto forte contra buracos, pedras, guias ou outros objetos;

·         Sempre que houver a substituição de algum elemento da suspensão ou da direção;

·         Toda vez que notar algum comportamento estranho no veículo, tendendo a ir mais para um lado ou com dificuldade de se manter na trajetória;

·         Quando forem verificados desgastes irregulares nos pneus;

·         Sempre que houver substituição de pneus.

 

Quanto tempo demora para alinhar um veículo?

O alinhamento das rodas dianteiras e traseiras é realizado em cerca de 30 minutos. É uma operação simples e deve ser feita por especialistas com equipamentos adequados. Na Sedecar Auto Center você encontra equipamento de última geração (Alinhamento 3D e balanceamento computadorizado Bosch) e profissional capacitado para realizar o serviço com agilidade e segurança.


Alinhamento e Polimento de Farol

Como é ruim quando estamos dirigindo e não temos uma boa visibilidade. Geralmente uma boa visibilidade pode ser afetada pelos seguintes fatores:

- Ofuscamento

- Lâmpada não adequada para o carro

- Lâmpada mal encaixada

- Falta de alinhamento do farol

 

Um farol bem regulado significa mais segurança e visibilidade, tanto para quem está dirigindo, quanto para o condutor quem vem em sentido contrario.

O alinhamento e feito através de um equipamento que é especializado em regular os faróis, é indicado para ser feito a cada 6 meses. Os faróis tendem a perde a regulagem com as trepidações que sofre no dia a dia ( buracos, lombadas, calçamento, e etc. Também quando o veículo sofre manutenção como:

1.     Substituir lâmpada do farol

2.     Substituir o farol

3.     Retirar o farol para reparos

4.     Houver troca ou arqueamento de molas da suspensão.

5.     Altura do veiculo for modificada

6.     Troca de pneus

7.     Quando o carro sofre reparos após colisão


A Sedecar Auto Center possui o equipamento da PLANATC ALF-3000 e profissional apto para realizar o serviço. O alinhamento de farol é um serviço rápido (30 minutos em média) e de baixo custo.


              O polimento do farol é essencial para revitalizar o farol amarelado e embaçado, trazendo assim de volta, o brilho da lâmpada sobre a lente e a boa visibilidade do condutor à noite. O polimento com produtos da 3M realizado pela Sedecar Auto Center, traz uma solução barata, rápida e eficiente, melhorando em até 90% o brilho e transparência da lente do seu farol.

Arrefecimento

Atualmente os veículos, em sua maioria, são refrigerados a água. Esse processo tem a vantagem de proporcionar temperatura adequada ao motor, aquecimento rápido em tempo frio e maior resistência ao superaquecimento. O sistema de arrefecimento tem como função manter o motor operando em uma faixa de temperatura ideal e constante, independentemente da exigência à qual esteja submetido.


O radiador é a peça do sistema de arrefecimento que trabalha para manter a temperatura ideal do motor. Não é recomendável nem necessário fazer nenhuma manutenção periódica no radiador. Sua substituição deve ser realizada somente em caso de vazamento.


Funções do aditivo do radiador:

· Impedir o congelamento e evitar a fervura do líquido de arrefecimento.

· Lubrificar o eixo de acionamento da bomba d'água e mangueiras.

· Prevenir corrosão nas partes metálicas do sistema.

· Prevenir que sujeiras se acumulem no radiador


O sistema de arrefecimento do carro não se resume somente ao radiador. É composto por três peças importantes que comandam a refrigeração do motor, são elas: a válvula termostática, o termo-interruptor e o sensor de temperatura. Estes componentes possuem uma vida útil em média de 30.000 km. Deve-se, então, realizar a drenagem e limpeza do sistema, assim como a reposição do líquido ou solução (aditivo) se necessário durante a revisão do sistema de arrefecimento, para um melhor funcionamento dos seus componentes.


Os sintomas indicativos da necessidade de verificação do sistema de arrefecimento são os seguintes:

· Líquido com cor de ferrugem.

· Líquido baixando acima do normal.

· Temperatura muito alta ou baixa. (também pode ser ocasionada por problemas elétricos em algum interruptor ou eletro ventilador)

· Consumo exagerado de combustível.

· Alteração na rotação do motor e queda de potência.


Recomendações:

· Verifique semanalmente o nível da água no reservatório, com o veículo frio. Se tiver de completar o nível, utilize sempre água filtrada e aditiva, na proporção indicada no manual do proprietário. Nunca misture aditivo orgânico com o inorgânico.

· Alguns fabricantes indicam que se faça uma limpeza total do sistema todo ano em condições de uso severo.

· A eficiência do líquido de arrefecimento diminui durante o uso. Troque o fluido regularmente de acordo com o manual do proprietário. Misture somente água isenta de minerais com baixos teores de sais, para evitar a formação de depósitos no sistema de refrigeração.

Um dos problemas mais comuns no sistema de arrefecimento é quanto a vazamentos, que pode se originar em várias partes (mangueiras, serpentinas, radiador, reservatório, tampa...).


A Sedecar Auto Center dispõe de equipamento específico para identificar o local do vazamento e poder assim saná-lo. O aparelho de pressão fornece rapidez e eficiência no diagnóstico, além de ser de baixo custo para o cliente. Em alguns casos esses problemas são mais visíveis, quando, por exemplo, na bomba d’água, que logo é percebido por um barulho estranho no funcionamento do carro, outra verificação que pode ser feita é no aspecto do óleo do motor. Quando há vazamento interno de água no mesmo, é possível verificar o óleo com aspecto leitoso. Nossa empresa está apta a realizar qualquer serviço no sistema de arrefecimento do seu carro.



Elétrico

A parte elétrica do seu veículo é muito delicada. Cuidando do sistema, você não corre o risco de parar no trânsito. É necessária atenção a diversos componentes para que não ocorra nenhum tipo de pane que resulte em prejuízo ou multa. Listamos cinco principais itens que devem ser revisados periodicamente para evitar problemas.

Bateria - Principal componente do sistema elétrico do seu carro, a bateria alimenta todo o conjunto. A vida média da bateria é de até três anos na melhor das circunstâncias. Uma vez por ano, porém, leve seu carro a uma oficina especializada para a verificação da bateria. Lá serão executados testes que confirmam se a bateria necessita ou não de troca.

Alternador - O alternador é fundamental para o sistema elétrico, pois sem ele seu carro dependeria somente da energia acumulada na bateria, o que não duraria muito. Por isso, sempre que encontrar alguma anormalidade como dificuldades na partida do motor, variação na iluminação das lâmpadas de farol, luz de bateria no painel acesa, procure rapidamente a sua oficina mecânica para que se verifique o funcionamento do alternador.

Iluminação - O sistema de iluminação do carro é muito importante para sua segurança. Verificar as lâmpadas dos faróis e das lanternas é extremamente necessário para evitar acidentes. A Philips recomenda nos seus produtos que a troca seja feita durante o período de dois anos. Independente do funcionamento da lâmpada, recomenda-se a troca por motivos de segurança, para que o motorista não sofra com um problema durante uma viagem à noite, por exemplo,”, explica Juliana Gubel, gerente de marketing da Philips.

Sinalização - As luzes de posição e as setas também devem ser verificadas para evitar colisões.

Periféricos - Vidros e travas elétricas são funções que servem mais para o seu conforto, mas que merecem atenção. Leve seu carro ao mecânico uma vez por ano para executar a revisão desses componentes, afinal, ninguém quer tomar um banho de chuva dentro do carro, por que o vidro elétrico não subiu. É preciso atenção com a instalação de alarme e sistema de som que não vieram de fábrica. A instalação de forma incorreta pode sobrecarregar a bateria, diminuindo sua vida útil e podendo fazer com que ela pare de funcionar em qualquer situação.

 

Fique atento aos avisos no painel do carro. As luzes podem indicar se seu carro tem algum problema. Nos carros mais modernos, fique atento ao computador de bordo.  Algumas montadoras colocam avisos pré-determinados por tempo ou quilometragem como lembretes para executar diversos tipos de revisões.

 

Alguns dos nossos serviços:

Baterias;

Partidas;

Injeções eletrônicas;

Alternadores;

Módulos de partida;

Revisão de lâmpadas;

Relês e fusíveis

Reparo/Substituição de TBI

Injeção Eletrônica

O sistema de injeção eletrônica é responsável pelo uso do combustível e gerenciamento eletrônico do motor a combustão. Dessa forma, para que o motor tenha um funcionamento suave, econômico e contamine menos o meio ambiente, ele precisa receber uma mistura de ar/combustível perfeita, em todas as faixas de rotação.

 

O sistema de injeção eletrônica substitui os antigos carburadores, poispermite essa mistura ideal, trazendo como vantagens:

• menor emissão de poluentes;
• maior economia;
• melhor rendimento do motor;
• partidas mais rápidas;
• dispensa utilização do afogador;
• melhor aproveitamento do combustível.

 

Na Sedecar Auto Center é possível fazer manutenção preventiva e corretiva no sistema de injeção eletrônica. Dispomos de equipamentos de ultima geração, como scanners e aparelhos de diagnóstico eletrônico, aparelho de limpeza de bico, entre outros. Um dos primeiros sinais que há algo de errado com a injeção eletrônica do seu carro é a sinalização de uma luz amarela no painel. O consumo exagerado de combustível e falhas no funcionamento pode ocorrer em vários casos, por isso recomendamos em muitos casos o serviço de check-up de injeção eletrônica, que envolve também uma revisão da parte elétrica e da ignição.

 

Alguns itens checados na revisão:

- Saneamento de erros acusados no módulo com o KTS 340

- Bicos

- Pressão de vazão da bomba de combustível

- Cabos e velas

- Bobina(s)

- Filtro de ar

- Filtro de combustível

- Limpeza do TBI

- Reprogramação do módulo de injeção

- Parte elétrica (fazíveis e relês)

- Sensores 


Motor

O motor do seu carro é um dos componentes que merece maior atenção, pois como o diz o ditado, a manutenção preventiva acaba sendo mais barata do que a corretiva, e no motor em especial, essa diferença é grande. Além da troca de óleo e filtro de óleo, é indispensável uma revisão do estado de suas peças. Algumas juntas e silicone podem folgar com o tempo, provocando vazamento de óleo, problema mais comum com o motor. O reparo não é caro e além de manter o motor com um bom funcionamento, evita despesas futuras com retifica. A troca da correia dentada e tensor também deve ser religiosamente seguida como manda o manual do proprietário, o que garante uma vida útil do motor sem maiores problemas. Em alguns casos é necessário que se faça a descarbonização total do motor, uma das causas principais da formação de borra e sujeiras no mesmo acaba sendo grandes intervalos de quilometragem na troca do óleo, uso da especificação errada do óleo e combustível adulterado.

 

Alguns dos nossos serviços em motores:

- Substituição de correia dentada e tensora

- Substituição de peças móveis e fixas (engrenagens, pistões...)

- Reparo em vazamentos

- Descarbonização total

- Troca de óleo e filtro


Sistema de Freio

Tudo o que anda tem que parar. Do que adianta estabilidade, dirigibilidade, conforto e potência se na hora de frear houver alguma falha? Por isso, fique com atenção redobrada quanto ao sistema de freios. Revisar o veículo sem verificar os feios é extremamente arriscado e perigoso, pois o sistema de frenagem sofre desgaste constante diariamente. O sistema de freio é um sistema hidráulico, ou seja, para funcionar perfeitamente, não pode haver vazamento em seus componentes.

Os discos, as pastilhas e o tambor são os componentes que atuam diretamente na roda do veículo fazendo com que o carro pare quando se pisa no pedal. Discos e pastilhas, normalmente localizados na parte dianteira, são responsáveis por cerca de 70% a 80% da eficiência do freio de um automóvel. Ao observar a espessura das pastilhas de freio e perceber sinal de desgaste acentuado, proceda imediatamente a troca das mesmas conforme a recomendação do fabricante do veículo. O conjunto de tambor e lona fica alojado na roda traseira. Os freios traseiros, apesar de serem menos exigidos em relação aos dianteiros, também merecem inspeção periódica.

Outro componente a ser avaliado é o fluido do freio, responsável por transmitir a pressão hidráulica gerada no cilindro mestre ao sistema. O fluido deve ser substituído a cada ano ou 10 mil km; passando disso a eficiência em acionar os freios começa a cair. Aliás, a falta de fluido pode ocasionar na completa perda dos freios. Ao realizar os serviços de troca do fluido, certifique-se de que o produto utilizado atende às normas reguladoras, seguindo sempre as orientações do fabricante.

Dependendo da forma de utilização do veículo, o sistema de freios pode apresentar alguns problemas, são eles:

·         Vibração e desvio de rota na hora de frear.

·         Curso muito longo da alavanca de freio de mão.

·         Altura do pedal desregulada (baixa e alta).

·         Constantes barulhos quando se pisa no freio.

ABS - Sistema Eletrônico

Alguns modelos de veículos também estão equipados com ABS, um sistema “inteligente” que evita que as rodas travem quando o freio é acionado de forma mais intensa, contribuindo para uma frenagem mais segura, em menor espaço e mantendo a trajetória do veículo ao acionar o freio.

Recomendações:

·         Quando da revisão de seu veículo, fique atento a ruídos na frenagem, ao nível do fluido de freio, à perda de eficiência e ao endurecimento do pedal de freio.

·         Jamais misture fluido de especificação diferente no reservatório.

·         Se o reservatório do fluido de freio estiver abaixo do nível mínimo; proceda para revisão e manutenção, em alguns casos basta completar até chegar ao nível.

·         Nunca utilize o freio de mão com o veículo em movimento.

·         Alavanca muito alta é sinal de freio de mão desregulado. Verifique, portanto, o estado das lonas para freios, cabos e tambor.

·         Alavanca muito alta é sinal de freio de mão desregulado. Verifique, portanto, o estado das lonas para freios, cabos e tambor.

·         Na troca dos componentes do sistema de freio use apenas peças originais. Pastilhas e lonas de freio de marcas desconhecidas podem causar danos irreversíveis, assim como ocasionar desgastes prematuros no disco de freio e no tambor.

Realizamos todo tipo de manutenção preventiva e corretiva no sistema de freio, os principais serviços são: Troca de pastilhas, discos, sapata com lona...


   




Suspensão

O sistema de suspensão é composto por amortecedores, molas, bandejas, barra de direção, caixa de direção, terminal de direção e demais componentes, como pivôs, buchas, coxins, entre outros. A finalidade da suspensão é tornar o veículo confortável e seguro. Ela absorve os impactos recebidos pela roda.

 

Como trabalham juntas, a suspensão e a direção precisam estar perfeitamente sincronizadas, ou seja, não deve apresentar folgas ou desgaste excessivo. Pela grande quantidade de buracos e irregularidades existentes nas ruas e estradas do país, é imprescindível a manutenção preventiva. 

 

sistema de suspensão é responsável pela estabilidade do automóvel e tem a função de absorver todas as irregularidades do solo e evitar que trancos e solavancos incomodem os usuários. O sistema compreende o conjunto de todos os componentes mecânicos que se articulam e unem as rodas do veículo à carroceria.

Há cinco componentes essenciais no sistema de suspensão, são eles:


·         Molas

·         Amortecedores

·         Barras estabilizadoras

·         Pinos esféricos (pivôs)

·         Bandejas de suspensão

·                

Recomenda-se que a manutenção da suspensão seja feita regularmente ou quando surgir algum problema entre os intervalos de revisão. Geralmente, esse intervalo acontece a cada 5.000 km ou 10.000 km, quando é sugerida uma avaliação no balanceamento e alinhamento das rodas. Aproveite e faça uma revisão na suspensão.

Um veículo sem um bom funcionamento das molas e amortecedores é desconfortável para seus usuários, com vibrações no carro e ruídos no painel, principalmente em pisos irregulares. Fortes impactos podem ocasionar danos e ocasionar trincas na estrutura do automóvel, comprometendo sua vida útil.

Os amortecedores limitam oscilações no veículo, tornado a dirigibilidade muito mais segura e estável. Contudo, a continuidade do trabalho provoca desgaste no amortecedor. Portanto, fique atento. A vida útil do amortecedor é longa, mas aos 40.000 km faça uma revisão preventiva. Caso necessário, providencia rapidamente sua substituição.

Além dos amortecedores, certifique-se que os seus acessórios e componentes (coifas de proteção da haste, batentes e os coxins) estejam em ordem, pois eles também sofrem desgastes.

 

O sistema de suspensão interfere diretamente no comportamento do veículo e pode provocar:


·         Ruídos indesejáveis

·         Descontrole do veículo      


Fazemos todo tipo de serviço em suspensão, em veículos utilitários e de passeio.




Transmissão

Transmissão: responsável por transmitir a força do motor até as rodas (Embreagem, caixa de marchas, cardan...). É comum no veículo com uma quilometragem relativamente alta e um tempo de uso considerável apresentar problemas na transmissão. Alguns desgastes físicos em algumas das peças da transmissão são sentidos ao volante, o pedal de embreagem em carros manuais pode endurecer, assim como apresentar barulho agudos quando em posição de repouso, esses sinais podem indicar desgaste no kit de embreagem (colar, platô e disco). Outra queixa freqüente é de estalos na roda quando tracionada e em manobras, muito desses estalos pode ser relacionado ao desgaste em uma das juntas homocinéticas.

 

Alguns dos nossos serviços em transmissão:

 

- Substituição do Kit de embreagem

- Regulagem da embreagem

- Substituição de cabo de embreagem

- Substituição de junta homocinética

- Substituição de trizetas e tulipas

- Reparo caixa de marcha

- Substituição de óleo de caixa de marcha

- Substituição de trambulador


Troca de Óleo

Os motores evoluíram ao longo dos anos e apresentam melhorias como baixas emissões, maior rotação e alto desempenho. Para que seu carro tenha aproveitamento máximo desta evolução, é muito importante que o lubrificante utilizado seja aprovado pelo padrão de qualidade da montadora, garantindo assim melhores resultados.

Na Sedecar Auto Center você encontra uma variedade de óleo, entre marcas e especificações. Trabalhamos com mais de 10 marcas de óleo, e entre elas, as marcas homologadas pelas montadoras. O serviço de troca de óleo e filtro é rápido e seguro. Além do filtro de óleo, é importante verificar o filtro de ar, de ar condicionado e combustível. Temos óleo e filtros para carros nacionais e importados, utilitários e de passeio.

Obs: No serviço da troca de óleo e filtros, verificamos também o painel, efetuando o reset da indicação do intervalo de manutenção.