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Sistema de Freio

Tudo o que anda tem que parar. Do que adianta estabilidade, dirigibilidade, conforto e potência se na hora de frear houver alguma falha? Por isso, fique com atenção redobrada quanto ao sistema de freios. Revisar o veículo sem verificar os feios é extremamente arriscado e perigoso, pois o sistema de frenagem sofre desgaste constante diariamente. O sistema de freio é um sistema hidráulico, ou seja, para funcionar perfeitamente, não pode haver vazamento em seus componentes.

Os discos, as pastilhas e o tambor são os componentes que atuam diretamente na roda do veículo fazendo com que o carro pare quando se pisa no pedal. Discos e pastilhas, normalmente localizados na parte dianteira, são responsáveis por cerca de 70% a 80% da eficiência do freio de um automóvel. Ao observar a espessura das pastilhas de freio e perceber sinal de desgaste acentuado, proceda imediatamente a troca das mesmas conforme a recomendação do fabricante do veículo. O conjunto de tambor e lona fica alojado na roda traseira. Os freios traseiros, apesar de serem menos exigidos em relação aos dianteiros, também merecem inspeção periódica.

Outro componente a ser avaliado é o fluido do freio, responsável por transmitir a pressão hidráulica gerada no cilindro mestre ao sistema. O fluido deve ser substituído a cada ano ou 10 mil km; passando disso a eficiência em acionar os freios começa a cair. Aliás, a falta de fluido pode ocasionar na completa perda dos freios. Ao realizar os serviços de troca do fluido, certifique-se de que o produto utilizado atende às normas reguladoras, seguindo sempre as orientações do fabricante.

Dependendo da forma de utilização do veículo, o sistema de freios pode apresentar alguns problemas, são eles:

·         Vibração e desvio de rota na hora de frear.

·         Curso muito longo da alavanca de freio de mão.

·         Altura do pedal desregulada (baixa e alta).

·         Constantes barulhos quando se pisa no freio.

ABS - Sistema Eletrônico

Alguns modelos de veículos também estão equipados com ABS, um sistema “inteligente” que evita que as rodas travem quando o freio é acionado de forma mais intensa, contribuindo para uma frenagem mais segura, em menor espaço e mantendo a trajetória do veículo ao acionar o freio.

Recomendações:

·         Quando da revisão de seu veículo, fique atento a ruídos na frenagem, ao nível do fluido de freio, à perda de eficiência e ao endurecimento do pedal de freio.

·         Jamais misture fluido de especificação diferente no reservatório.

·         Se o reservatório do fluido de freio estiver abaixo do nível mínimo; proceda para revisão e manutenção, em alguns casos basta completar até chegar ao nível.

·         Nunca utilize o freio de mão com o veículo em movimento.

·         Alavanca muito alta é sinal de freio de mão desregulado. Verifique, portanto, o estado das lonas para freios, cabos e tambor.

·         Alavanca muito alta é sinal de freio de mão desregulado. Verifique, portanto, o estado das lonas para freios, cabos e tambor.

·         Na troca dos componentes do sistema de freio use apenas peças originais. Pastilhas e lonas de freio de marcas desconhecidas podem causar danos irreversíveis, assim como ocasionar desgastes prematuros no disco de freio e no tambor.

Realizamos todo tipo de manutenção preventiva e corretiva no sistema de freio, os principais serviços são: Troca de pastilhas, discos, sapata com lona...


   




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