Se você percebe que seu carro puxa para a direita
ou esquerda quando você libera o volante por um curto período de tempo, você
precisa verificar o alinhamento do seu veículo. Se você percebe que o seu
volante vibra ou o seu carro apresenta barulhos em determinadas velocidades,
você precisa verificar o balanceamento das rodas do seu veículo.
O alinhamento do veículo é para ajustar os ângulos
das rodas, mantendo-a perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Já o
balanceamento de um pneu permite que a roda gire sem provocar vibrações nos
veículos em determinadas velocidades.
Por que
fazer alinhamento é importante?
Na maioria dos veículos, o alinhamento previne:
·
O desgaste irregular dos pneus, aumentando a sua
vida útil;
·
O aumento do atrito do pneu no solo, contribuindo
para a economia de combustível do veículo;
·
O deslocamento do veículo, melhorando a
dirigibilidade e a segurança.
Por que
fazer o balanceamento é importante?
As conseqüências da não realização do balanceamento
ou de um procedimento mal feito nas rodas dianteiras e traseiras se
materializam por vibrações, seja no volante, no piso do carro, no painel de
instrumentos ou nos assentos, em distintas faixas de velocidades. O
balanceamento nas quatro rodas é absolutamente essencial para o conforto na
condução e na manutenção do desempenho dos pneus.
Por que
um veículo pode perder o seu alinhamento?
O alinhamento do seu veículo pode ficar
comprometido por causa do choque do pneu com uma calçada, buracos nas pistas ou
mesmo em acidentes mais graves como uma batida. Quando o veículo está
desalinhado, as bordas (ombros) dos pneus se desgastam mais rapidamente,
comprometendo o desempenho do veículo. Isso fará com que você tenha que trocar
os pneus antes do esperado. Um simples desalinhamento pode ocasionar sérios
problemas, já que o objetivo é aperfeiçoar a dirigibilidade e maximizar a vida
útil dos pneus.
Quando
fazer o alinhamento dos pneus?
·
Em todas as revisões periódicas estipuladas pelo
fabricante do veículo;
·
Sempre após um impacto forte contra buracos,
pedras, guias ou outros objetos;
·
Sempre que houver a substituição de algum elemento
da suspensão ou da direção;
·
Toda vez que notar algum comportamento estranho no
veículo, tendendo a ir mais para um lado ou com dificuldade de se manter na
trajetória;
·
Quando forem verificados desgastes irregulares nos
pneus;
·
Sempre que houver substituição de pneus.
Quanto
tempo demora para alinhar um veículo?
O alinhamento das rodas dianteiras e traseiras é
realizado em cerca de 30 minutos. É uma operação simples e deve ser feita por
especialistas com equipamentos adequados. Na Sedecar Auto Center você encontra
equipamento de última geração (Alinhamento 3D e balanceamento computadorizado
Bosch) e profissional capacitado para realizar o serviço com agilidade e
segurança.
Como é ruim quando estamos dirigindo e não
temos uma boa visibilidade. Geralmente uma boa visibilidade pode ser afetada
pelos seguintes fatores:
- Ofuscamento
- Lâmpada não adequada para o carro
- Lâmpada mal encaixada
- Falta de alinhamento do farol
Um farol bem regulado significa mais
segurança e visibilidade, tanto para quem está dirigindo, quanto para o
condutor quem vem em sentido contrario.
O alinhamento e feito através de um
equipamento que é especializado em regular os faróis, é indicado para ser feito
a cada 6 meses. Os faróis tendem a perde a regulagem com as trepidações que
sofre no dia a dia ( buracos, lombadas, calçamento, e etc. Também quando o
veículo sofre manutenção como:
1. Substituir lâmpada do
farol
2. Substituir o farol
3. Retirar o farol para
reparos
4. Houver troca ou
arqueamento de molas da suspensão.
5. Altura do veiculo for
modificada
6. Troca de pneus
7. Quando o carro sofre
reparos após colisão
A Sedecar Auto Center possui o equipamento da PLANATC ALF-3000 e
profissional apto para realizar o serviço. O alinhamento de farol é um serviço
rápido (30 minutos em média) e de baixo custo.
O polimento do farol é essencial para revitalizar o farol amarelado e embaçado, trazendo assim de volta, o brilho da lâmpada sobre a lente e a boa visibilidade do condutor à noite. O polimento com produtos da 3M realizado pela Sedecar Auto Center, traz uma solução barata, rápida e eficiente, melhorando em até 90% o brilho e transparência da lente do seu farol.
Atualmente os veículos, em sua maioria, são refrigerados
a água. Esse processo tem a vantagem de proporcionar temperatura adequada ao
motor, aquecimento rápido em tempo frio e maior resistência ao
superaquecimento. O sistema de arrefecimento tem como função
manter o motor operando em uma faixa de temperatura ideal e constante,
independentemente da exigência à qual esteja submetido.
O radiador é a peça do sistema
de arrefecimento que trabalha para manter a temperatura ideal do motor. Não é
recomendável nem necessário fazer nenhuma manutenção periódica no radiador. Sua
substituição deve ser realizada somente em caso de vazamento.
Funções
do aditivo do radiador:
· Impedir o congelamento e evitar a fervura do líquido de
arrefecimento.
· Lubrificar o eixo de acionamento da bomba d'água e mangueiras.
· Prevenir corrosão nas partes metálicas do sistema.
· Prevenir que sujeiras se acumulem no radiador
O
sistema de arrefecimento do carro não se resume somente ao radiador. É composto
por três
peças importantes que
comandam a refrigeração do motor, são elas: a válvula
termostática, o termo-interruptor e o sensor de temperatura. Estes componentes possuem uma vida
útil em média de 30.000 km. Deve-se, então, realizar a drenagem e
limpeza do sistema, assim como a reposição do líquido ou solução (aditivo) se
necessário durante a revisão do sistema de arrefecimento, para um melhor
funcionamento dos seus componentes.
Os
sintomas indicativos da necessidade de verificação do sistema de arrefecimento
são os seguintes:
· Líquido com cor de
ferrugem.
· Líquido baixando
acima do normal.
· Temperatura
muito alta ou baixa. (também pode ser ocasionada por problemas elétricos em algum interruptor ou eletro ventilador)
· Consumo exagerado de
combustível.
· Alteração
na rotação do motor e queda de potência.
Recomendações:
· Verifique
semanalmente o nível da água no reservatório, com o veículo frio. Se tiver de
completar o nível, utilize sempre água filtrada e aditiva, na proporção
indicada no manual do proprietário. Nunca misture aditivo orgânico com o inorgânico.
· Alguns
fabricantes indicam que se faça uma limpeza total do sistema todo ano em condições
de uso severo.
· A eficiência do
líquido de arrefecimento diminui durante o uso. Troque o fluido regularmente de
acordo com o manual do proprietário. Misture somente água isenta de minerais
com baixos teores de sais, para evitar a formação de depósitos no sistema de
refrigeração.
Um dos problemas mais comuns no sistema de arrefecimento
é quanto a vazamentos, que pode se originar em várias partes (mangueiras,
serpentinas, radiador, reservatório, tampa...).
A Sedecar Auto Center dispõe de equipamento específico
para identificar o local do vazamento e poder assim saná-lo. O aparelho de
pressão fornece rapidez e eficiência no diagnóstico, além de ser de baixo custo
para o cliente. Em alguns casos esses problemas são mais visíveis, quando, por
exemplo, na bomba d’água, que logo é percebido por um barulho estranho no
funcionamento do carro, outra verificação que pode ser feita é no aspecto do
óleo do motor. Quando há vazamento interno de água no mesmo, é possível verificar
o óleo com aspecto leitoso. Nossa empresa está apta a realizar qualquer serviço
no sistema de arrefecimento do seu carro.
A parte elétrica do
seu veículo é muito delicada. Cuidando do sistema, você não corre o risco de
parar no trânsito. É necessária atenção a diversos componentes para que não
ocorra nenhum tipo de pane que resulte em prejuízo ou multa. Listamos cinco
principais itens que devem ser revisados periodicamente para evitar problemas.
Bateria - Principal componente do sistema elétrico do seu carro, a bateria
alimenta todo o conjunto. A vida média da bateria é de até três anos na melhor
das circunstâncias. Uma vez por ano, porém, leve seu carro a uma oficina
especializada para a verificação da bateria. Lá serão executados testes que
confirmam se a bateria necessita ou não de troca.
Alternador - O alternador é fundamental para o sistema elétrico, pois sem ele seu
carro dependeria somente da energia acumulada na bateria, o que não duraria
muito. Por isso, sempre que encontrar alguma anormalidade como dificuldades na
partida do motor, variação na iluminação das lâmpadas de farol, luz de bateria
no painel acesa, procure rapidamente a sua oficina mecânica para que se
verifique o funcionamento do alternador.
Iluminação - O sistema de iluminação do carro é muito importante para sua segurança.
Verificar as lâmpadas dos faróis e das lanternas é extremamente necessário para
evitar acidentes. A Philips recomenda nos seus produtos que a troca seja feita
durante o período de dois anos. Independente do funcionamento da lâmpada,
recomenda-se a troca por motivos de segurança, para que o motorista não sofra
com um problema durante uma viagem à noite, por exemplo,”, explica Juliana
Gubel, gerente de marketing da Philips.
Sinalização - As luzes de posição e as setas também devem ser verificadas para evitar
colisões.
Periféricos - Vidros e travas elétricas são funções que servem mais para o seu
conforto, mas que merecem atenção. Leve seu carro ao mecânico uma vez por ano
para executar a revisão desses componentes, afinal, ninguém quer tomar um banho
de chuva dentro do carro, por que o vidro elétrico não subiu. É preciso atenção
com a instalação de alarme e sistema de som que não vieram de fábrica. A
instalação de forma incorreta pode sobrecarregar a bateria, diminuindo sua vida
útil e podendo fazer com que ela pare de funcionar em qualquer situação.
Fique atento aos
avisos no painel do carro. As luzes podem indicar se seu carro tem algum
problema. Nos carros mais modernos, fique atento ao computador de bordo.
Algumas montadoras colocam avisos pré-determinados por tempo ou quilometragem
como lembretes para executar diversos tipos de revisões.
Alguns dos nossos serviços:
Baterias;
Partidas;
Injeções eletrônicas;
Alternadores;
Módulos de partida;
Revisão de lâmpadas;
Relês e fusíveis
Reparo/Substituição de TBI
O sistema de injeção
eletrônica é responsável pelo uso do combustível e gerenciamento eletrônico do
motor a combustão. Dessa forma, para que o motor tenha um funcionamento suave,
econômico e contamine menos o meio ambiente, ele precisa receber uma mistura de
ar/combustível perfeita, em todas as faixas de rotação.
O sistema de injeção eletrônica substitui os antigos carburadores, poispermite
essa mistura ideal, trazendo como vantagens:
• menor emissão de poluentes;
• maior economia;
• melhor rendimento do motor;
• partidas mais rápidas;
• dispensa utilização do afogador;
• melhor aproveitamento do combustível.
Na Sedecar Auto Center é possível fazer manutenção preventiva e
corretiva no sistema de injeção eletrônica. Dispomos de equipamentos de ultima
geração, como scanners e aparelhos de diagnóstico eletrônico, aparelho de
limpeza de bico, entre outros. Um dos primeiros sinais que há algo de errado
com a injeção eletrônica do seu carro é a sinalização de uma luz amarela no
painel. O consumo exagerado de combustível e falhas no funcionamento pode ocorrer em
vários casos, por isso recomendamos em muitos casos o serviço de check-up de
injeção eletrônica, que envolve também uma revisão da parte elétrica e da
ignição.
Alguns itens checados na
revisão:
- Saneamento de erros acusados no módulo com o KTS 340
- Bicos
- Pressão de vazão da bomba de combustível
- Cabos e velas
- Bobina(s)
- Filtro de ar
- Filtro de combustível
- Limpeza do TBI
- Reprogramação do módulo de injeção
- Parte elétrica (fazíveis e relês)
- Sensores
O motor do seu carro é um dos
componentes que merece maior atenção, pois como o diz o ditado, a manutenção
preventiva acaba sendo mais barata do que a corretiva, e no motor em especial,
essa diferença é grande. Além da troca de óleo e filtro de óleo, é indispensável
uma revisão do estado de suas peças. Algumas juntas e silicone podem folgar com
o tempo, provocando vazamento de óleo, problema mais comum com o motor. O
reparo não é caro e além de manter o motor com um bom funcionamento, evita despesas futuras
com retifica. A troca da correia dentada e tensor também deve ser
religiosamente seguida como manda o manual do proprietário, o que garante
uma vida útil do motor sem maiores problemas. Em alguns casos é necessário que
se faça a descarbonização total do motor, uma das causas principais da formação
de borra e sujeiras no mesmo acaba sendo grandes intervalos de quilometragem na
troca do óleo, uso da especificação errada do óleo e combustível adulterado.
Alguns dos nossos serviços em
motores:
- Substituição de correia dentada e tensora
- Substituição de peças móveis e fixas (engrenagens, pistões...)
- Reparo em vazamentos
- Descarbonização total
- Troca de óleo e filtro
Tudo o que anda tem que parar. Do que
adianta estabilidade, dirigibilidade, conforto
e potência se na hora de frear houver alguma falha? Por isso, fique com atenção redobrada quanto ao
sistema de freios. Revisar o veículo sem verificar os feios é extremamente
arriscado e perigoso, pois o sistema de frenagem sofre desgaste constante diariamente.
O sistema de freio é um sistema
hidráulico, ou seja, para funcionar perfeitamente, não pode haver vazamento
em seus componentes.
Os discos, as pastilhas e
o tambor são os componentes que atuam
diretamente na roda do veículo fazendo com que o carro pare quando se pisa no
pedal. Discos e pastilhas, normalmente localizados na parte dianteira, são
responsáveis por cerca de 70% a 80% da eficiência do freio de um automóvel. Ao
observar a espessura das pastilhas de freio e perceber sinal de desgaste acentuado,
proceda imediatamente a troca das mesmas conforme a recomendação do fabricante
do veículo. O conjunto de tambor e lona fica alojado na roda traseira. Os freios
traseiros, apesar de serem menos exigidos em relação aos dianteiros, também
merecem inspeção periódica.
Outro componente a ser avaliado é
o fluido do freio, responsável por transmitir a pressão hidráulica
gerada no cilindro mestre ao sistema. O fluido deve ser substituído a cada ano
ou 10 mil km; passando disso a eficiência em acionar os freios começa a cair.
Aliás, a falta de fluido pode ocasionar na completa perda dos freios. Ao
realizar os serviços de troca do fluido, certifique-se de que o produto
utilizado atende às normas reguladoras, seguindo sempre as orientações do
fabricante.
Dependendo da forma de utilização do veículo, o sistema de freios pode
apresentar alguns problemas, são eles:
· Vibração e desvio
de rota na hora de frear.
· Curso muito longo
da alavanca de freio de mão.
· Altura do pedal
desregulada (baixa e alta).
· Constantes
barulhos quando se pisa no freio.
ABS - Sistema Eletrônico
Alguns modelos de veículos também estão equipados com ABS, um sistema
“inteligente” que evita que as rodas travem quando o freio é acionado de forma
mais intensa, contribuindo para uma frenagem mais segura, em menor espaço e
mantendo a trajetória do veículo ao acionar o freio.
Recomendações:
·
Quando da revisão de seu veículo, fique
atento a ruídos na frenagem, ao nível do fluido de freio, à perda de eficiência
e ao endurecimento do pedal de freio.
·
Jamais misture fluido de especificação
diferente no reservatório.
·
Se o reservatório do fluido de freio
estiver abaixo do nível mínimo; proceda para revisão e manutenção, em alguns
casos basta completar até chegar ao nível.
·
Nunca utilize o freio de mão com o
veículo em movimento.
·
Alavanca muito alta é sinal de freio de
mão desregulado. Verifique, portanto, o estado das lonas para freios, cabos e
tambor.
·
Alavanca muito alta é sinal de freio de
mão desregulado. Verifique, portanto, o estado das lonas para freios, cabos e
tambor.
·
Na troca dos componentes do sistema de
freio use apenas peças originais. Pastilhas e lonas de freio de marcas desconhecidas
podem causar danos irreversíveis, assim como ocasionar desgastes prematuros no
disco de freio e no tambor.
Realizamos todo tipo de manutenção
preventiva e corretiva no sistema de freio, os principais serviços são: Troca
de pastilhas, discos, sapata com lona...
O sistema de suspensão é composto por
amortecedores, molas, bandejas, barra de direção, caixa de direção, terminal de
direção e demais componentes, como pivôs, buchas, coxins, entre outros. A
finalidade da suspensão é tornar o veículo confortável e seguro. Ela absorve os
impactos recebidos pela roda.
Como trabalham juntas, a suspensão e
a direção precisam estar perfeitamente sincronizadas, ou seja, não deve
apresentar folgas ou desgaste excessivo. Pela grande quantidade de buracos e
irregularidades existentes nas ruas e estradas do país, é imprescindível a
manutenção preventiva.
O sistema de suspensão é
responsável pela estabilidade do automóvel e tem a função de
absorver todas as irregularidades do solo e evitar que trancos e solavancos
incomodem os usuários. O sistema compreende o conjunto de todos os componentes
mecânicos que se articulam e unem as rodas do veículo à carroceria.
Há cinco componentes essenciais no sistema de suspensão, são eles:
· Molas
· Amortecedores
· Barras estabilizadoras
· Pinos esféricos
(pivôs)
· Bandejas de
suspensão
·
Recomenda-se que a manutenção da
suspensão seja feita regularmente ou quando surgir algum problema entre os
intervalos de revisão. Geralmente, esse intervalo acontece a cada 5.000
km ou 10.000 km, quando é sugerida uma avaliação no balanceamento e alinhamento das rodas. Aproveite e faça uma revisão na suspensão.
Um veículo sem um bom funcionamento
das molas e amortecedores é desconfortável para seus usuários, com vibrações
no carro e ruídos no painel, principalmente em pisos
irregulares. Fortes impactos podem ocasionar danos e ocasionar trincas na
estrutura do automóvel, comprometendo sua vida útil.
Os amortecedores limitam
oscilações no veículo, tornado a dirigibilidade muito
mais segura e estável. Contudo, a continuidade do trabalho provoca
desgaste no amortecedor. Portanto, fique atento. A vida útil do amortecedor é
longa, mas aos 40.000 km faça uma revisão preventiva.
Caso necessário, providencia rapidamente sua substituição.
Além dos amortecedores, certifique-se
que os seus acessórios e componentes (coifas de proteção da
haste, batentes e os coxins) estejam em ordem, pois eles também sofrem
desgastes.
O sistema de suspensão interfere diretamente no comportamento do veículo e pode provocar:
· Ruídos
indesejáveis
· Descontrole do veículo
Fazemos todo tipo de
serviço em suspensão, em veículos utilitários e de passeio.
Transmissão: responsável por transmitir
a força do motor até as rodas (Embreagem, caixa de marchas, cardan...). É comum
no veículo com uma quilometragem relativamente alta e um tempo de uso
considerável apresentar problemas na transmissão. Alguns desgastes físicos em
algumas das peças da transmissão são sentidos ao volante, o pedal de embreagem
em carros manuais pode endurecer, assim como apresentar barulho agudos quando
em posição de repouso, esses sinais podem indicar desgaste no kit de embreagem
(colar, platô e disco). Outra queixa freqüente é de estalos na roda quando
tracionada e em manobras, muito desses estalos pode ser relacionado ao desgaste
em uma das juntas homocinéticas.
Alguns dos nossos serviços em transmissão:
- Substituição do Kit de embreagem
- Regulagem da embreagem
- Substituição de cabo de embreagem
- Substituição de junta homocinética
- Substituição de trizetas e tulipas
- Reparo caixa de marcha
- Substituição de óleo de caixa de
marcha
- Substituição de trambulador
Os motores evoluíram ao longo dos
anos e apresentam melhorias como baixas emissões, maior rotação e alto
desempenho. Para que seu carro tenha aproveitamento máximo desta evolução, é
muito importante que o lubrificante utilizado seja aprovado pelo padrão de
qualidade da montadora, garantindo assim melhores resultados.
Na Sedecar Auto Center você encontra
uma variedade de óleo, entre marcas e especificações. Trabalhamos com mais de
10 marcas de óleo, e entre elas, as marcas homologadas pelas montadoras. O serviço
de troca de óleo e filtro é rápido e seguro. Além do filtro de óleo, é
importante verificar o filtro de ar, de ar condicionado e combustível. Temos
óleo e filtros para carros nacionais e importados, utilitários e de passeio.
Obs: No serviço da troca de óleo e
filtros, verificamos também o painel, efetuando o reset da indicação do
intervalo de manutenção.