A Honda apresentou no Salão do Automóvel de Pequim, na China, que acontece mesmo com a pandemia do coronavírus, um conceito do que será o seu primeiro modelo totalmente elétrico. Além disso, o SUV pode adiantar os traços da segunda geração do HR-V, prevista para 2021.
A fabricante não detalhou a mecânica do SUV e:concept, mas confirmou que ele "indica a direção de um futuro modelo de produção em massa do primeiro veículo elétrico da marca para a China".
Entre as tecnologias já confirmadas, estão os sistemas de prevenção de acidentes, como frenagem automática, alerta de pontos cegos, monitoramento de saída involuntária de faixa e piloto automático adaptativo.
Influência para o HR-V
Mesmo ainda tendo elementos visuais típicos de um conceito, as linhas gerais do SUV e:concept adiantam o que será visto no novo HR-V, frequentemente flagrado em testes no Japão.
Prevista para estrear no primeiro semestre de 2021, a segunda geração do modelo adotará o formato de um "SUV-cupê", com um caimento mais pronunciado na traseira. A dianteira também seguirá o conceito, com faróis estreitos e uma nova identidade luminosa.
Segundo publicações japonesas, o novo HR-V crescerá e subirá um degrau na linha Honda, sendo reposicionado para o segmento dos SUVs médios (como Jeep Compass, Ford Territory e Toyota Corolla Cross) e abrindo espaço para um modelo menor e mais barato.