A Audi revelou o inédito Q5 Sportback, quarto integrante da família de SUVs-cupê da marca, já composta por Q8 e das versões de Q3 e E-tron. O modelo será lançado nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2021 e poderá chegar ao Brasil até o final do mesmo ano.
Até a porta dianteira, o Q5 Sportback é (quase) idêntico ao Q5 convencional, com exceção de acabamentos na grade e nos nichos laterais do para-choque dianteiro. Os faróis são os mesmos, com iluminação full LED e opcional de LED Matrix.
As diferenças começam a partir das portas traseiras, com caimento mais acentuado, formando a carroceria de um cupê.
Na traseira, as lanternas são equipadas com tecnologia de iluminação OLED, que prometem mais eficiência e homogeneidade no brilho. A Audi não divulgou a capacidade do porta-malas, que tem a tampa com abertura elétrica — incluindo por sensores, passando os pés debaixo do para-choque.
Para os Estados Unidos, o modelo chegará em duas versões diferentes (assim como deverá acontecer no Brasil). A primeira é equipada com um motor 2.0 turbo que, com um sistema híbrido leve, entrega 265 cv de potência e 37,7 kgfm de torque.
A segunda, SQ5, terá um 3.0 turbo V6 de 354 cv e 51 kgfm de torque. Além do motor mais potente, esta também será equipada com suspensão adaptativa e suspensão a ar, permitindo controlar a altura do solo nos diferentes tipos de condução.
Entre os equipamentos, o Q5 Sportback tem quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, head-up display, central multimídia com tela de 10,1 polegadas, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa, assistente de estacionamento e alerta de colisão com frenagem automática. O sistema de som BangeOlufsen é opcional.