Projeção mostra picape com grade cromada igual ao do Ford Bronco (Projeção/MotorTrend/Reprodução)
A Ford trabalha em uma nova picape compacta-média com o objetivo de entrar no mercado de Fiat Toro e, no futuro, Volkswagen Tarok e Hyundai Santa Cruz.
Até o momento, ela carrega o nome “Courier Project”, uma menção à picapinha feita pela empresa nos anos 90, tendo como base a estrutura do Fiesta.
Courier foi a última picape compacta feita pela empresa (Ford/Divulgação)
Segundo o site Autoblog Argentina, o novo veículo será produzido no México. A estratégia da marca é que países como, Brasil, Argentina, Canadá e Estados Unidos, tenham acesso ao produto sem tarifas.
O modelo terá como base a plataforma da quarta geração do Focus, que também foi o ponto inicial para a construção do Bronco Sport. A apresentação está prevista para meados de 2021, com chegada às ruas até o ano seguinte.
Ford Focus compartilhará plataforma para dar vida ao novo veículo (Ford/Divulgação)
Ou seja: tal qual a Toro, que aproveita a mesma base que dá vida aos Jeep Renegade e Compass, ela será produzida sobre uma estrutura monobloco, e não sobre chassi de longarina, como as médias Ford Ranger, Toyota Hilux etc.
Dessa forma, a empresa se adapta ao nicho de mercado ao qual pertence a Toro e, mais remotamente, Renault Duster Oroch, que possuem o mesmo tipo de estruturação.
Tal solução reduz peso, melhora a dinâmica de condução em ambiente urbano e também otimiza o custo de produção.
Projeção mostra picape com grade cromada igual ao do Ford Bronco (Projeção/MotorTrend/Reprodução)
O novo modelo deverá ter visual inspirado no recém-lançado Ford Bronco, identidade que também estará presente na nova geração da Ranger.
Assim, além do porte substancialmente maior, o novo projeto não herdará nada da aparência suave que tinha a antiga Courier, mas sim um design moderno e bem mais agressivo.
Detalhes do modelo vazaram e, por consequência, ajudaram a formar projeção da nova picape (Reprodução/Internet)
O SUV Bronco também deverá ceder à nova Courier seus motores 1.5 três-cilindros EcoBoost de 182 cv e 2.0 quatro-cilindros de 250 cv, ambos da família EcoBoost e movidos apenas a gasolina.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.
– (Fernando Pires/Quatro Rodas)