Novidades

28 ABR
Teste de Produto: carregador ressuscita bateria sem apelar para a chupeta

Teste de Produto: carregador ressuscita bateria sem apelar para a chupeta

 (Paulo Bau/Quatro Rodas)

Você está atrasado para ir trabalhar e, do nada, a bateria do seu carro não dá sinal de vida. Para que isso não se repita, a ajuda pode vir do carregador 12 V da Luxcar. Mas o que ele tem de diferente dos demais carregadores portáteis?

Ele é bivolt (127/220 V), pode ser usado na tomada da sua casa ou trabalho, pode ser acondicionado em qualquer nicho do automóvel e conta com a segurança de proteção contra curtos e inversão de polos através de leds indicativos.

O que nos intrigou é como um aparelhinho que trabalha com um 1 ampère (A) por hora consegue “dar vida” a uma bateria.

Foi o que fomos checar junto a dois especialistas, a técnica Érika Santos, da Elite Baterias, e o eletricista André Carneiro, do autoelétrico que leva seu nome.

Mas é importante frisar que o equipamento só carrega com tensões acima de 9 V e, antes do uso, deve-se desconectar o cabo negativo do polo para evitar panes no sistema elétrico.

A especialista Érika separou quatro exemplares com tensões médias iniciais de 11,40 V, e, após seguir as recomendações e com o tempo médio de 12 horas, o led 1 acendeu na cor verde, indicando carga completa (13,28 V), medido com um testador de bateria da loja.

“É possível que o carro volte a dar partida em menos de meia hora, tal como descrito na embalagem, mas, dificilmente, vai carregar em 100%”, explica.

Para a equipe da André Carneiro Auto Elétrica, que dispôs de uma unidade com carga baixa de 11,72 V, o mesmo tempo médio gasto por Érika foi suficiente para uma recarga total (12,10 V).

“Nesse intervalo, notei que o dispositivo esquentou, então, por precaução, interrompi o teste até ele esfriar para dar continuidade. Pode ser que carregue em menos tempo, ou em até 30 minutos, mas tudo vai depender das condições.”

Os especialistas são unânimes em afirmar que é necessário ter cuidado e bom senso na hora de usar o equipamento para não instalar acessórios que aumentem o consumo, ou de deixar a bateria descarregar totalmente para depois usar o carregador.

Vendido no mercado por R$ 129, o único ponto negativo é o tamanho do cabo (com extensão de 1,20 m), que dificilmente alcançará uma tomada com corrente de apenas 1 Ah.

 (Paulo Bau/Quatro Rodas)

Cumpre o que promete? Sim
Nota: 7,5
Comentário: o carregador da Luxcar bivolt é compacto, fácil de usar e ainda tem aviso de polaridade invertida e corte eletrônico de energia quando carregada.
Preço: R$ 129
Compra: luxcar.com.br.

Fonte: Quatro Rodas

Mais Novidades

27 MAI

Primeiro 'UTV' do Brasil com a tecnologia do nióbio é criado em parceria com empresa de Araxá

A CBMM, empresa de Araxá líder mundial na produção e fornecimento de produtos de nióbio, e a Giaffone Racing, especializada na produção de carros e motores de competição, desenvolveram os primeiros "UTVs" produzidos no Brasil com a tecnologia do nióbio. A sigla UTV vem de "Utility Task Vehicle", em tradução livre para o português, veículo utilitário multitarefas. Esse tipo de carro é usado em competições off-road. Já o nióbio, é um elemento químico usado como... Leia mais
29 SET

Porsche 911 Turbo S: primeiras impressões

A chance de ganhar na Mega-Sena com uma aposta simples, que custa R$ 4,50, é de uma em aproximadamente 50 milhões. Um sortudo amante de carros que conseguisse essa proeza e quisesse levar para casa um Porsche 911 Turbo S deixaria, no mínimo, R$ 1,3 milhão da sua fortuna na concessionária. O investimento ainda pode ser centenas de milhares de reais mais alto se o proprietário quiser incluir alguns opcionais. Em troca, levaria para casa um dos melhores esportivos da... Leia mais
29 SET

Carlos Ghosn faz primeira aparição pública no Líbano e diz que será consultor em projetos universitários

O ex-executivo da indústria automobilística Carlos Ghosn, que está no Líbano desde sua fuga do Japão, fez nesta terça-feira (29) a primeira aparição pública em vários meses, ao apresentar uma parceria com uma universidade local para desenvolver programas de capacitação. O ex-CEO da Nissan chegou a Beirute em dezembro, depois de fugir das acusações por fraude financeira no Japão, onde permaneceu detido por 130 dias. Em seu país de origem, Ghosn concedeu uma entrevista... Leia mais
29 SET

Volkswagen Taos tem imagens e detalhes revelados antes do lançamento

A Volkswagen revelou nesta terça-feira (29) as primeiras imagens do Taos. O SUV deverá chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2021, importado da Argentina, para ocupar a lacuna entre o T-Cross e o Tiguan. Sua apresentação oficial acontecerá no próximo dia 13 de outubro. De acordo com a marca, o rival do Jeep Compass será equipado exclusivamente com o motor 1.4 TSI de até 150 cavalos de potência e câmbio automático de 6 marchas. Entre os equipamentos, que poderão... Leia mais
29 SET

Novos Sandero, Stepway e Logan são revelados oficialmente

A Renault apresentou nesta terça-feira (29) a nova geração do trio Sandero, Logan e Stepway, ainda sob a marca romena Dacia. Os modelos ficaram mais sofisticados e ganharam uma motorização flex a gasolina e gás GLP. A versão Renault, que chegará ao Brasil até 2022, poderá ter visual diferenciado. Visualmente, os modelos adotaram traços mais modernos e agressivos, com os faróis afilados unidos à grade. Para todos, os faróis de LED que simulam letras Y horizontais na... Leia mais
29 SET

Honda mostra SUV elétrico conceito que antecipa o visual do futuro HR-V

A Honda apresentou no Salão do Automóvel de Pequim, na China, que acontece mesmo com a pandemia do coronavírus, um conceito do que será o seu primeiro modelo totalmente elétrico. Além disso, o SUV pode adiantar os traços da segunda geração do HR-V, prevista para 2021. A fabricante não detalhou a mecânica do SUV e:concept, mas confirmou que ele "indica a direção de um futuro modelo de produção em massa do primeiro veículo elétrico da marca para a China". Entre as... Leia mais