Suspensão alta e novo conjunto de roda-pneu chamam atenção (HeR Offroad/Reprodução)
Quando imaginou que veria um clássico Porsche 911 com rack de teto, suspensão alta e pneus cravejados? Se a resposta foi “nunca”, você está completamente equivocado.
Um colecionador alemão se inspirou nos Porsche 953 do rali Paris-Dakar da década de 1980 e modificou drasticamente seu clássico 911 de 1986.
Porsche 953 que corriam o rali Paris-Dakar na década de 1980 (Internet/Reprodução)
A mudança não aconteceu só visualmente: o veículo agora carrega o nome Syberia RS na frente e traseira – além da assinatura Porsche.
De início, é visível que o 911 ganhou suspensões altas. Elas foram feitas sob medida pela empresa alemã HeR – especializada em veículos off-road.
O conjunto ainda conta com amortecedores ajustáveis e molas especiais.
Traseira ganhou nova assinatura: Syberia RS (HeR Offroad/Reprodução)
As rodas clássicas foram mantidas, mas os pneus cravejados são totalmente diferentes do que se espera para um Porsche.
Para o conjunto roda-pneu caber na caixa de roda, os pára-lamas foram alargados.
A estrutura do Porsche foi toda modificada para suportar saltos e outros impactos, comuns em competições de rali de velocidade.
Embora tenha mantido detalhes do 911, pára-choque agora é todo perfurado (HeR Offroad/Reprodução)
O balanço dianteiro do veículo ganhou faróis auxiliares no capô, pára-choque perfurado e cabo de força para casos de atolamento.
A traseira manteve o nome Porsche, mas ganhou uma nova assinatura “Syberia RS” e ganchos para reboque. O característico aerofólio foi mantido e o 911 ainda recebeu rack de teto.
Os bancos Recaro são de competição e têm acabamento em couro (HeR Offroad/Reprodução)
O interior manteve apenas o painel original do 911. Os bancos foram substituídos por esportivos da Recaro e o volante é um Momo de competição.
Além disso, o veículo foi equipado com alavanca de câmbio alongada e santantônio. Ele perdeu os bancos traseiros para alívio de peso – solução comum em carros de competição.
Volante Momo de três astes é clássico entre competidores (HeR Offroad/Reprodução)
Não há especificações técnicas sobre o veículo após as mudanças.
No entanto, caso tenha mantido o propulsor original, o Syberia RS é equipado com um motor seis-cilindros refrigerado a ar de 3,2 litros que gera 218 cv e 27 kgfm de torque com câmbio manual de cinco marchas.
Os Porsche da década de 1980 têm se tornado ainda mais populares. A transformação do 911 para o Syberia RS é um tanto discutível, no entanto, existem empresas especializadas em atualizar o modelo para os dias de hoje.
Exemplo disso é a Singer Vehicle Design, uma empresa norte-americana especializada em modificações de Porsche 911 e 964 Targa.
Atualização modifica também suspensão e conjunto roda-pneu (Singer Vehicle Design/Reprodução)
A Singer mantém as características dos modelos, mas troca parte da carroceria por painéis de fibra de carbono para redução de peso.
Além disso, deixa empresas como Cosworth, Williams e Ed Pink retrabalharem os antigos motores para ter um ganho significativo de potência.
Os modelos que passam pelas mãos da Singer geralmente são destinados para corridas, e seus preços variam entre US$ 475.000 e US$ 1,8 milhão (cerca R$ 2,6 milhões e R$ 10 milhões).
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– (Fernando Pires/Quatro Rodas)