Balanço dianteiro extenso, retrovisores no capô e faróis, são característica do 240Z (Carscoops/Reprodução)
A Nissan está em vias de ter, enfim, um novo modelo para a família esportiva Z. De acordo com o site inglês Autocar, a empresa iria revelar o modelo ainda em 2020. Mas aí veio a pandemia do novo coronavírus.
A marca japonesa recuou no planejamento e deverá apresentar o veículo apenas no ano que vem.
Vale a expectativa: ele seria chamado de 400Z, mas sua inspiração seria o lendário Datsun 240Z – fabricado entre 1969 e 1978.
Nissan 400Z ao lado do Datsun 240Z (Carscoops/Reprodução)
As projeções publicadas em sites estrangeiros trabalham a proposta da frente com capô extenso e o design dos faróis inspirados no antigo Datsun.
Retrovisores instalados no capô, item clássico dos carros japoneses, também não foram esquecidos. No entanto, a renderização indica uma substituição dos retrovisores por câmeras – que espelhariam as imagens internamente.
A traseira é projetada com réguas de led sobre uma superfície preta e aerofólio – lembrando o antigo 300 ZX da Nissan.
Traseira deve carregar lanterna com linhas de led e aerofólio (Carscoops/Reprodução)
Ainda não se sabe ao certo como será o design do modelo, mas revendedores norte-americanos já viram o carro e confirmaram que suas linhas homenageam o 240Z, com releitura de faróis e das principais características que carregava o Datsun.
É esperado que o modelo seja produzido sobre a plataforma do Infiniti Q50 e que tenha um interior diferente e mais atualizado do que os demais veículos da família Z.
O motor também deve ser compartilhado do Infiniti, mas desta vez do Q60. Um V6 3.0 biturbo de 405 cv e 48,4 kgfm com tração integral.
O conjunto faz o Q60 acelerar de 0 a 100 km/h em 5 segundos – mas pode dar desempenho melhor ao 400Z, que será mais leve.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de abril da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.
– (Fernando Pires/Quatro Rodas)