Prius: custa caro na saída, mas pelo menos o híbrido “devolve” parte do investimento com seu baixo consumo de combustível (Fernando Pires/Quatro Rodas)
O primeiro filtro deste comparativo foi feito com a seleção dos dez modelos mais vendidos em 2019 – o Prius foi o décimo colocado.
Mas, apesar de ser o último a entrar no baile, o híbrido conquistou a primeira posição da categoria com muita facilidade – até porque o preço de tabela não é levado em conta, já que a proposta aqui é falar especificamente de custos após a compra.
Obviamente, a grande arma do híbrido da Toyota foi o baixo consumo de gasolina (23,8 km/l na cidade e 18,2 km/l na estrada).
O segundo colocado também entrou no Menor Custo nos acréscimos. O Arrizo 5 ficaria de fora porque o modelo 2021 – com câmbio CVT de nove marchas e mudanças de conteúdo – ainda não estava disponível.
Na véspera do fechamento, porém, conseguimos uma unidade para teste. E o chinês fez bonito: à exceção do híbrido Prius, o Arrizo 5 foi o único com custo mensal abaixo de R$ 600.
O Cruze foi melhor do que o Arrizo 5 em gasto anual com combustível (R$ 5.119 ante R$ 5.188), e revisão (R$ 292/R$ 442), mas a diferença de preço de seguro (R$ 1.787/R$ 1.322) foi suficiente para encarecer o custo mensal e deixar o Chevrolet atrás do Chery no placar final.
O Corolla poderia ter ido além da quarta colocação se a versão mais vendida tivesse sido a híbrida Altis.
Com gratuidade das três primeiras revisões, o Jetta ainda se mostra econômico, mas tropeça no preço do seguro (o mais caro do grupo). Com o Sentra, foi o contrário: o seguro é barato, mas o consumo alto joga contra.
Entender previamente as preferências, os desejos e as necessidades da família é apenas uma das etapas que levam à decisão do novo carro que vai ocupar a garagem de casa.Já no campo estritamente racional é preciso fazer contas. É por isso que, de tempos em tempos, QUATRO RODAS publica o Menor Custo, um material especial com os modelos que pesam menos em seu bolso no primeiro ano de uso.
Análise completa do mercado revela quais são os modelos mais baratos de manter no primeiro ano de uso, divididos em seis categorias (Fernando Pires/Quatro Rodas)
O passo inicial do Menor Custo 2020 foi filtrar os dez carros mais vendidos em 2019, considerando inicialmente o modelo e, em seguida, a versão em seis categorias: Hatches Compactos, Sedãs Compactos, Sedãs Médios, SUVs Compactos, SUVs Médios e Picapes Diesel
A fase seguinte elimina os quatro piores participantes no item Custo Mensal, obtido com base numa ampla análise de gastos no primeiro ano de uso que contempla os seguintes pontos:
Como valores de taxas de emplacamento, primeiro registro e IPVA diferem em cada estado do Brasil, o Menor Custo não contempla as despesas com documentação.
Então, se você está de olho num sedã, boa compra!