VW E-Bulli: clássica Kombi T1 volta a vida com motor elétrico e bem mais moderna (Divulgação/Volkswagen)
Uma nova geração da Kombi, inclusive com motor elétrico, está nos planos da Volkswagen para os próximos anos e isso inclui o mercado brasileiro.
Mas enquanto este momento não chega, a empresa lançou na última quinta-feira (19) a E-Bulli, uma versão elétrica da Kombi T1, do ano de 1966, apelidada carinhosamente no Brasil de “corujinha”.
O modelo é um carro conceito e utiliza a carroceria do Samba Bus, versão que era vendida na Alemanha com janelas no teto, única diferença do modelo comercializado no Brasil.
Embora a carroceria seja a mesma, o antigo motor boxer, quatro cilindros, a gasolina, de 43 cv e 10,4 kgfm, foi trocado por um elétrico de 63 cv e 21,6 kgfm.
Carroceria é a mesma do VW Samba Bus, com janelas no teto (Divulgação/Volkswagen)
Com mais que o dobro de torque, a VW E-Bulli consegue atingir os 130 km/h, contra 105 km/h da versão a combustão, e poderia ser ainda mais rápida, já que a velocidade é limitada eletronicamente para proteger a bateria.
O propulsor elétrico é acoplado a um câmbio de apenas uma velocidade, com função que permite ao motorista escolher o nível de recuperação de energia durante as frenagens.
Cores escolhidas foram o Laranja Energetic Metallic e Bege Metallic MATTE (Divulgação/Volkswagen)
Na E-Bulli, como na Kombi T1, motor e câmbio são alocados na parte traseira do veículo. A versão elétrica conta com uma bateria de 45 kWh, na posição central, que dá ao carro uma autonomia de aproximadamente 200 km e pode ter 80% de sua carga carregada em 40 minutos.
Para trazer mais conforto aos ocupantes, os engenheiros da VW também fizeram alterações no chassis. A E-Bulli tem suspensão dianteira e traseira multilink, amortecedores ajustáveis, suportes de bobina, um novo sistema de direção, além de quatro freios a disco ventilados.
Interior tem tablet com GPS no teto, botão start-stop e rádio nostálgico com funções modernas (Divulgação/Volkswagen)
No exterior, detalhe para os faróis que agora são em LED com luzes de posição diurnas e também para o indicador de bateria, também em LED, na traseira.
No interior, vale destacar a alavanca do câmbio automático na cor do estofamento posicionada entre os bancos, o botão start-stop, o tablet, que deve funcionar como uma central multimídia e também um rádio estilo retrô, mas com funções modernas.
A E-Bulli será comercializada na Europa pela E-Classic, marca parceira da Volkswagen, por € 64.900, o equivalente R$ 353.000.