Novidades

02 MAR
Teste: Chery Arrizo 5 anda quase como Virtus GTS, mas é pouco refinado

Teste: Chery Arrizo 5 anda quase como Virtus GTS, mas é pouco refinado

Para-brisa inclinado confere ar de modernidade à carroceria (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O número de vendas do Caoa Chery Arrizo 5 é muito mais tímido do que se pode esperar de um modelo com fabricação nacional – ele é produzido em Jacareí (SP).

Em 2019, apenas 2.404 unidades do sedã foram emplacadas, com uma média de apenas 200 por mês.

Para entender por que ele passa longe do sucesso do SUV compacto Tiggo 5X, solicitamos um Arrizo 5 para uma avaliação completa, com direito a teste em nosso campo de provas em Limeira (SP).

O empréstimo foi feito já com uma unidade ano-modelo 2021 do Arrizo 5, que já traz o câmbio CVT com nove marchas em substituição ao de seis marchas usado até então.

Perfil elegante, com vincos ascendentes unindo as maçanetas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Com o teste em primeira mão de QUATRO RODAS, os números do novo Arrizo 5 foram considerados na matéria especial Menor Custo de Uso 2020, publicada na edição de março de 2020.

Apesar de equipar o Tiggo 5X e o Arrizo 5 com o mesmo motor 1.5 turbo, a Chery seguiu caminhos diferentes na hora de definir os câmbios: dupla embreagem com caixa seca de seis marchas no SUV e CVT com simulação de nove marchas no sedã.

E é justamente a caixa o grande ponto de destaque do Arrizo.

Cabine é o ponto fraco, com painel de plástico rígido e central multimídia obsoleta (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em meio ao trânsito, chega a ser difícil acreditar que ambos os Chery têm o mesmo motor 1.5 turbo. O ganho progressivo e linear de velocidade do sedã é empolgante.

Em nossa pista, ele cravou 9,5 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h – o Tiggo 5X registrou 10,6 s.

Fora de casa, os rivais Volkswagen Virtus, Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus – todos com motor 1.0 turbo – registraram, respectivamente, 10,9, 9,6 e 10,5 s na prova de 0 a 100 km/h. Para superá-lo, somente o esportivo Virtus GTS, com 9,1 s.

As retomadas (40 a 80/60 a 100/80 a 120 km/h) também são perceptivelmente mais vigorosas no Arrizo 5, que marcou 4,1/4,9/6,3 s, ante 4,5/5,7/7,5 s do Tiggo 5X.

A diferença absoluta em tempo de cumprimento das provas pode não parecer relevante, mas acredite: é suficiente para entregar ao motorista experiências de dirigir completamente distintas.

Painel de instrumento é simplório, assim como o volante multifuncional, com botões falsos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Esqueça as vibrações excessivas nas saídas em baixa rotação e em segunda marcha do sistema de dupla embreagem do Tiggo. No Arrizo, o sistema CVT, de relações continuamente variáveis, explora melhor o torque e a potência do motor 1.5 turbo.

Não espere, porém, sentir os degraus entre cada uma das nove marchas simuladas, como acontece no Toyota Corolla, para transmitir justamente a sensação de passada de marcha.

Central multimídia é pobre em recursos, com baixa definição e sensibilidade ao toque sofrível (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Outro ponto fraco do Arrizo no confronto com o Tiggo: o isolamento acústico é ruim a ponto de deixar os ruídos de motor e de rolagem dos pneus invadirem a cabine, chegando a atrapalhar uma conversa a bordo.

Na traseira, couro e apoio de braço retrátil com porta-copos dão conforto aos convidados (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na cabine, vários elementos deixam clara a inferioridade de categoria do Arrizo 5 em relação ao Tiggo (e até mesmo na comparação com outros sedãs compactos-médios.

Esqueça o teto panorâmico com moldura iluminada e tela retrátil com acionamento elétrico, o painel com toque macio, o banco do motorista com ajuste elétrico e até a central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay que acaba de estrear no SUV.

No Arrizo 5, a tela da central é responsiva, lenta e só se conecta a celulares Android via espelhamento, em um processo para lá de complicado (e quase proibitivo), como acontecia no Tiggo 5X até a linha 2020.

Teto solar é elétrico, com tapa-sol retrátil manual (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Seria ingenuidade imaginar que a marca não tem conhecimento mercado em que atua.

“O Arrizo 5, em breve, ocupará justamente essa posição de sedã de entrada. Com a chegada do Arrizo 6, maior, mais completo e, principalmente, muito mais atual, aí sim a marca terá condições de brigar com Cruze, Corolla e Civic”, diz uma fonte ligada à Chery que pediu para não ser identificada.

O preço do Arrizo 5 2021 ainda não foi divulgado, mas se espera que pouco ou nada mude. Ou seja, o preço de tabela da versão avaliada deve continuar na casa dos R$ 80.000. Na prática, porém, o Arrizo 5 vinha sendo vendido por R$ 70.000.

Vinco acentuado na tampa do porta-malas faz a união com as lanternas. O identificação Turbo é destacada, em vermelho (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Aceleração
0 a 100 km/h: 9,5 s
0 a 1.000 m: 30,9 s – 172,9 km/h
Velocidade máxima: n/d

Retomada (em D)
40 a 80 km/h: 4,1 s
60 a 100 km/h: 4,9 s
80 a 120 km/h: 6,3 s

Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 13,6/24/55,5 m

Consumo
Urbano: 11,8 km/l
Rodoviário: 15,2 km/l

Fonte: Quatro Rodas

Mais Novidades

27 MAI

Primeiro 'UTV' do Brasil com a tecnologia do nióbio é criado em parceria com empresa de Araxá

A CBMM, empresa de Araxá líder mundial na produção e fornecimento de produtos de nióbio, e a Giaffone Racing, especializada na produção de carros e motores de competição, desenvolveram os primeiros "UTVs" produzidos no Brasil com a tecnologia do nióbio. A sigla UTV vem de "Utility Task Vehicle", em tradução livre para o português, veículo utilitário multitarefas. Esse tipo de carro é usado em competições off-road. Já o nióbio, é um elemento químico usado como... Leia mais
29 SET

Porsche 911 Turbo S: primeiras impressões

A chance de ganhar na Mega-Sena com uma aposta simples, que custa R$ 4,50, é de uma em aproximadamente 50 milhões. Um sortudo amante de carros que conseguisse essa proeza e quisesse levar para casa um Porsche 911 Turbo S deixaria, no mínimo, R$ 1,3 milhão da sua fortuna na concessionária. O investimento ainda pode ser centenas de milhares de reais mais alto se o proprietário quiser incluir alguns opcionais. Em troca, levaria para casa um dos melhores esportivos da... Leia mais
29 SET

Carlos Ghosn faz primeira aparição pública no Líbano e diz que será consultor em projetos universitários

O ex-executivo da indústria automobilística Carlos Ghosn, que está no Líbano desde sua fuga do Japão, fez nesta terça-feira (29) a primeira aparição pública em vários meses, ao apresentar uma parceria com uma universidade local para desenvolver programas de capacitação. O ex-CEO da Nissan chegou a Beirute em dezembro, depois de fugir das acusações por fraude financeira no Japão, onde permaneceu detido por 130 dias. Em seu país de origem, Ghosn concedeu uma entrevista... Leia mais
29 SET

Volkswagen Taos tem imagens e detalhes revelados antes do lançamento

A Volkswagen revelou nesta terça-feira (29) as primeiras imagens do Taos. O SUV deverá chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2021, importado da Argentina, para ocupar a lacuna entre o T-Cross e o Tiguan. Sua apresentação oficial acontecerá no próximo dia 13 de outubro. De acordo com a marca, o rival do Jeep Compass será equipado exclusivamente com o motor 1.4 TSI de até 150 cavalos de potência e câmbio automático de 6 marchas. Entre os equipamentos, que poderão... Leia mais
29 SET

Novos Sandero, Stepway e Logan são revelados oficialmente

A Renault apresentou nesta terça-feira (29) a nova geração do trio Sandero, Logan e Stepway, ainda sob a marca romena Dacia. Os modelos ficaram mais sofisticados e ganharam uma motorização flex a gasolina e gás GLP. A versão Renault, que chegará ao Brasil até 2022, poderá ter visual diferenciado. Visualmente, os modelos adotaram traços mais modernos e agressivos, com os faróis afilados unidos à grade. Para todos, os faróis de LED que simulam letras Y horizontais na... Leia mais
29 SET

Honda mostra SUV elétrico conceito que antecipa o visual do futuro HR-V

A Honda apresentou no Salão do Automóvel de Pequim, na China, que acontece mesmo com a pandemia do coronavírus, um conceito do que será o seu primeiro modelo totalmente elétrico. Além disso, o SUV pode adiantar os traços da segunda geração do HR-V, prevista para 2021. A fabricante não detalhou a mecânica do SUV e:concept, mas confirmou que ele "indica a direção de um futuro modelo de produção em massa do primeiro veículo elétrico da marca para a China". Entre as... Leia mais