A Volkswagen vai oferecer cartões de crédito valendo US$ 1.000 aos proprietários americanos de modelos com motor a diesel que não cumprem as regras de emissões dos Estados Unidos, informou a subsidiária da empresa nesta segunda-feira (9).
No mesmo dia, ativistas ambientais do Greenpeace fizeram protesto na entrada da sede da empresa, em Wolfsburg, na Alemanha.
'Gesto de boa vontade'
A montadora disse que os proprietários dos EUA de cerca de 500.000 modelos Volkswagen e Audi, equipados com motores de 2.0 litros TDI a diesel, podem gastar metade da quantia em concessionárias da empresa e o restante livremente.
O pacote ainda inclui 3 anos de assistência rodoviária gratuita.
O programa poderia custar à VW quase US$ 500 milhões, metade dos quais poderiam ir diretamente para os concessionários.
A fabricante alemã está envolvida em um escândalo que veio à tona em setembro passado, quando admitiu ter manipulado veículos para burlar os testes americanos de emissões de poluentes. Em todo o mundo, mais de 11 milhões de veículos foram adulerados.
"Oferecemos esse 'gesto de boa vontade' como um primeiro passo ao restabelecimento da confiança de nossos clientes", disse Michael Horn, presidente da Volkswagen da América do Norte em comunicado, segundo a agência France Presse.