Após vazamento, Fiat revelou a nova geração da Strada oficialmente (Divulgação/Fiat)
Horas depois de as primeiras imagens sem camuflagem da nova Fiat Strada terem vazado na internet, o grupo FCA resolveu revelar de uma vez o visual da segunda geração da picapinha.
Se já não havia muito mistério quanto ao desenho do modelo, que deve chegar ao mercado entre março e abril, ao menos a imagem de estúdio confirmou alguns detalhes.
O primeiro é a presença de filetes de led nos faróis (resta saber se serão luzes diurnas ou de posição). O segundo é que o utilitário será o primeiro a usar o novo logotipo da marca na grade.
Até então, a insígnia formada pelas quatro letras do nome Fiat, bem verticais e colados individualmente, vinha sendo usada apenas na traseira dos veículos.
Este logotipo é presença inédita na grade dianteira de um Fiat (Divulgação/Fiat)
A nova Strada será o primeiro Fiat a colocá-la no lugar do brasão circular com borda prateada e fundo vermelho também no balanço dianteiro. A tendência é que todos os carros da fabricante adotem o mesmo padrão nos próximos anos.
O grupo FCA já havia antecipado os traços da picapinha com teaser divulgado na semana passada. Nela, via-se como a linha de cintura, o formato das portas e lanternas, e o caimento do teto seguem o estilo da Toro.
Embora as portas dianteiras, o para-brisa, os retrovisores externos e as colunas A sejam as mesmas do subcompacto Mobi, a dianteira tem peças de estamparia, grade, para-choque e faróis próprios.
Os para-lamas possuem falsas saídas de ar, molduras diferentes daquelas usadas no Mobi Way.
A aplicação na dianteira foi inspirada no conceito Fiat Fastback, apresentado no Salão do Automóvel de 2018, e antecipada em nossas projeções e também as do parceiro Autos Segredos – que revelou até o desenho das rodas da picape.
Teaser antecipa silhueta da nova Strada (Divulgação/Fiat)
Esta é a segunda geração da Fiat Strada e será vendida nas versões Working, Endurance, Freedom e Volcano (que, aparentemente, foi revelada hoje).
A Working terá apenas cabine simples, enquanto a Volcano terá apenas dupla. As versões intermediárias serão vendidas com as duas carrocerias.
Para aposentar a cabine estendida, a simples seguirá o conceito maxcab, como na Chevrolet Montana. O espaço extra permite o uso de trilhos maiores para o banco e o transporte de pequenos volumes.
Já a cabine dupla terá quatro portas e poderá levar até cinco ocupantes pela primeira vez.
Conforme adiantado pelo Autos Segredos, as versões Working e Endurance permanecerão com o velho motor 1.4 Fire EVO de 88 cv e 12,5 mkgf.
Já as Freedom e Volcano terão motor 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 mkgf, inédito na picape. Mais tarde elas ainda poderão receber transmissão automática do tipo CVT.
Entre os novos equipamentos se destacam a direção elétrica (substituindo a hidráulica), controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e ganchos Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.
A nova geração da Fiat Strada tem lançamento previsto para abril. Contudo, sua primeira geração seguirá à venda por mais um bom tempo pelo menos com cabine simples.