Nivus herdará portas e boa parte da estamparia do Polo, mas traseira será exclusiva (Marcelo de Carvalho/Quatro Rodas)
O novo Volkswagen Nivus chegará no segundo trimestre de 2020. E, apesar das muitas semelhanças com o Polo, o SUV terá mais equipamentos de série para se distanciar.
Quase todas as versões terão de série quadro de instrumentos digital, que no hatch só existe na topo de linha, como opcional. No T-Cross, também é sempre opcional, mas nas duas versões mais caras, Comfortline e Highline.
Conforme antecipado por nossa reportagem, o Nivus deve ser oferecido inicialmente em três configurações no Brasil: Sense (para PcD), Comfortline e Highline.
Nas versões de topo, Nivus também trará faróis full-led (Nicolai Znamensky/Quatro Rodas)
Uma das principais novidades para este ano, de acordo com Pablo Di Si, presidente da VW na América Latina, será o desenvolvimento de um novo sistema de entretenimento no Brasil.
O equipamento utilizado atualmente pelos carros da marca no país são sempre importados da Alemanha.
“Esse novo sistema será desenvolvido aqui. E por mais que algumas peças ainda venham de outros países, como é comum em qualquer componente eletrônico, o mais importante, que é a inteligência envolvida, será toda feita por engenheiros brasileiros. Isso dá liberdade e agilidade para qualquer mudança”, afirma o executivo.
Segundo Di Si, o sistema foi pensado para tornar o uso mais intuitivo entre os usuários. “Mais que baratear, vamos adaptar ao gosto daqui”, diz.
Leitor flagra comboio do VW Nivus (Lucas Margadona/Quatro Rodas)
O presidente da Volkswagen explica que o comportamento dos consumidores brasileiros é diferente da Europa.
“Lá, os engenheiros acharam que o uso [da nova central] era simples demais. E me disseram isso como clientes. Porque eles preferem algo que seja complexo de utilizar”, comenta.
Para QUATRO RODAS, Pablo Di Si também confirmou que a novidade chegará aos demais veículos com os quais o Nivus compartilha a base – além de Polo e T-Cross, há o Virtus.
“A plataforma eletrônica dos carros que já são feitos será adaptada para incluir o novo sistema”, garante. Com isso, é provável que tanto hatch como SUV e sedã ganhem o novo quadro de instrumentos nos próximos anos.
Nivus terá painel similar ao do Polo, mas com revestimentos exclusivos e outros detalhes de diferenciação (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Como irmãos de plataforma, Nivus e Polo dividirão muito mais que peças da carroceria. De acordo com fontes ligadas à empresa, a novidade também aproveitará boa parte dos componentes de cabine do hatch.
Segundo apuramos, o painel será praticamente o mesmo nos dois modelos, com exceção de soluções locais – como o já mencionado quadro de instrumentos digital. Já revestimentos e acabamentos serão próprios.
Em comparação com outros modelos à venda atualmente, a relação entre Nivus e Polo será praticamente a mesma que existe nos Honda Fit e WR-V, ao menos no interior. Vale lembrar que até o entre-eixos será igual ao do hatch.
Fotografou um segredo? Mande seu flagra para nós: 55 11 99975-9245.