Novidades

02 JAN
Tracker, Strada, Nivus: 10 carros que prometem fazer barulho em 2020

Tracker, Strada, Nivus: 10 carros que prometem fazer barulho em 2020

Picape foi revelada em 2018, mas ainda desperta o interesse do público (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

QUATRO RODAS acabou de publicar um dossiê com os 24 lançamentos mais aguardados no Brasil em 2020, mas separamos os dez que realmente prometem chamar a atenção do consumidor e incomodar a concorrência.

Veja abaixo os modelos que podem te convencer a adiar a compra de um carro novo: 

1 – Chevrolet Tracker

Novo SUV já foi flagrado inclusive sem camuflagem (Autos Segredos/Quatro Rodas)

A nova geração do Tracker será feita em São Caetano do Sul (SP) a partir da plataforma dos novos Onix e Onix Plus. Da dupla, o SUV ainda herdará o motor 1.0 turbo flex de 116 cv e o câmbio automático de seis velocidades. A caixa manual, também de seis marchas, será restrita à versão de entrada.

Previsto para estrear no primeiro trimestre de 2020, o novo Tracker terá a opção da motorização 1.2 turbo de três cilindros com potência na casa dos 150 cv (somente com transmissão automática). Com esse motor, o SUV deverá acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos, considerando os 8,9 segundos que a versão chinesa de 164 cv leva para cumprir essa prova.

SUV circula em todo o estado de São Paulo em testes (Roney Duarte Botelho/Quatro Rodas)

Graças à nova estrutura, o Tracker ganhou alguns centímetros em relação ao modelo atual (e perdeu 120 kg) para brigar em pé de igualdade com os concorrentes no que diz respeito ao espaço interno – são 2 cm a mais de entre-eixos para chegar a 2,57 m. A capacidade do porta-malas também foi ampliada, passando de 306 litros para 390 l.

O Tracker seguirá a estratégia usada no Onix, oferecendo seis airbags e controle de estabilidade de série em todas as versões para atingir a nota máxima nos testes de impacto do Latin NCAP.

O sistema de internet 4G sem fio a bordo também fará parte do pacote, provavelmente nas versões mais caras. A tabela de preços do Tracker tomará o Volkswagen T-Cross como referência.

2 – Ford Territory

SUV inicialmente virá da China, a partir de 2022 modelo será produzido na Argentina (Divulgação/Ford)

O SUV médio chegará inicialmente da China para tentar seduzir os clientes da marca que buscam por um modelo maior que o EcoSport. A partir de 2022, o Territory será fabricado na Argentina em uma configuração mais condizente com o mercado sul-americano.

Baseado no SUV chinês Yusheng S330, o Territory virá equipado com um motor 1.5 turbo de 145 cv cuja potência poderá aumentar um pouco com a adoção da tecnologia bicombustível para rodar com etanol. A transmissão é automática tipo CVT.

Territory tem porte maior que o do Compass  (Marcello Oliveira/Quatro Rodas)

Se a ficha técnica não chama a atenção, por outro lado, o espaço interno e o pacote de equipamentos de série servirão de atrativo. O SUV será capaz de receber faróis de LED, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros recursos tecnológicos de segurança. 

Os preços rondarão a faixa entre R$ 130 mil e R$ 140 mil para competir com as configurações mais caras do Jeep Compass.

3 – Volkswagen Nivus

Há luzes diurnas de led integrada ao farol, que insinua que insinua ter leds também para os fachos alto e baixo (Reprodução/Volkswagen)

O primeiro SUV cupê da Volkswagen no Brasil chegará no primeiro semestre como opção abaixo do T-Cross. O Nivus será feito a partir da plataforma do Polo, do qual herdará a mesma medida de entre-eixos (2,56 m) e diversos componentes.

A maior diferença visual será, de fato, o teto inclinado na parte traseira. Para chegar nesse estilo, a engenharia da marca teve de aumentar o balanço traseiro, que, consequentemente, ampliou a capacidade do porta-malas em comparação com o hatch.

Protótipos do Nivus continuam em testes de rodagem a todo vapor (Danilo Dalla de Almeida/Quatro Rodas)

As motorizações 1.0 turbo de 128 cv e 1.6 aspirada de 117 cv, sempre com câmbio automático de seis marchas, são as mais cotadas para o Nivus – reservando o 1.4 turbo de 150 cv para o T-Cross Highline. 

Os preços devem variar de R$ 75 mil a R$ 100 mil, dependendo da configuração.

4 – Peugeot 208

Flagra do novo 208 sem camuflagem na Argentina (Autoblog Argentina/Internet)

O primeiro carro da ofensiva do grupo PSA no Brasil será a nova geração do 208. O hatch será feito na Argentina para estrear por aqui no fim do primeiro trimestre com a missão de colocar a Peugeot em um patamar superior. 

Com visual chamativo, o novo 208 apostará no conteúdo tecnológico para se destacar no mercado. O motor 1.2 turbo de três cilindros com cerca de 130 cv de potência, combinado a uma transmissão automática de seis marchas, será a grande novidade do modelo.

Traseira traz traços bem arredondados e lanternas integradas por uma régua em preto brilhante (Autoblog Argentina/Internet)

As versões de entrada, entretanto, manterão o atual 1.2 tricilíndrico aspirado de 90 cv com transmissão manual de cinco marchas.

O 208 deverá custar a partir de R$ 60 mil, chegando a cerca de R$ 90 mil na configuração mais equipada.

5 – Fiat Strada

Nova Stradinha já foi flagrada, mas ainda muito camuflada (Autos Segredos/Quatro Rodas)

Após longos 24 anos, a Strada ganhará, enfim, uma nova geração. A picapinha mais vendida do Brasil ficará mais encorpada com a “nova” plataforma emprestada do Mobi. A estrutura sofreu tantas modificações a ponto de ampliar o espaço interno e permitir a adoção de quatro portas na variante cabine dupla.

Modelo cabine dupla terá opção de câmbio CVT no futuro (Projeção Quatro Rodas/Quatro Rodas)

A nova Strada chegará no primeiro trimestre equipada com o motor 1.4 Fire EVO de 85 cv nas versões de entrada, mais voltadas ao trabalho. As configurações mais caras levarão sob o capô o Firefly 1.3 de até 109 cv do Argo – com opção de câmbio automático CVT no futuro.

Versão cabine simples herdará o motor 1.4 EVO da família Fire (Projeção/Quatro Rodas)

A picape não deverá fugir muito da seara de preços atual, ficando posicionada entre R$ 70 mil e R$ 90 mil.

6 – Volkswagen Tarek

O SUV médio Tarek tem a missão de encarar o líder do segmento, Jeep Compass (Divulgação/Volkswagen)

Ainda apostando nos SUVs, a Volkswagen lançará o Tarek para tentar desbancar o Jeep Compass da liderança dos utilitários esportivos médios. A novidade chegará no começo de 2020 importada da Argentina, onde será feita sobre a plataforma modular MQB. 

SUV será produzido na Argentina e tem lançamento previsto para o início de 2021 (Divulgação/Volkswagen)

Além de ter praticamente o mesmo tamanho do rival, o Tarek chegará equipado com o motor 1.4 TSI de 150 cv, sempre combinado ao câmbio automático de seis marchas, enquanto o Jeep ainda terá de esperar mais alguns meses para estrear a opção 1.3 sobrealimentada com potência entre 150 cv e 180 cv.

Preço deve partir dos R$ 150 mil (Divulgação/Volkswagen)

O Tarek terá acabamento e conteúdo bem parecido com os dos irmãos T-Cross e Tiguan, podendo receber painel digital integrado à central multimídia e controle de velocidade adaptativo na versão topo de linha.

A média de preços deverá ficar na casa dos R$ 150 mil, de acordo com os equipamentos.

7 – Honda Fit

Modelo foi apresentado no Salão de Tóquio 2019 (Leonardo Felix/Quatro Rodas)

Um dos modelos mais elogiados pelos proprietários, o Honda Fit chegou à quarta geração com visual mais discreto. No entanto, o monovolume melhorou no que realmente importa, ganhando equipamentos e novas motorizações.

Sob o capô, o Fit terá um 1.0 turbo flex com potência estimada de 130 cv; existe a possibilidade de a versão híbrida mostrada recentemente no Japão também desembarcar por aqui. 

A apresentação oficial do novo Fit deverá ser na próxima edição do Salão do Automóvel, em novembro, para chegar às ruas no primeiro semestre de 2021.

Preços? Espere algo em torno de R$ 80 mil a pouco mais de R$ 90 mil.

8 – Volkswagen Tarok

Revelada no Salão de São Paulo 2018, a picape chega no primeiro semestre de 2020 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Ainda na forma de conceito, a Tarok foi um dos modelos mais comentados na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo. A picape chegará no primeiro semestre para acabar com a tranquilidade da Fiat Toro no segmento abaixo das médias.

Picape tem carroceria monobloco e é baseada na plataforma MQB (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Também derivada da arquitetura MQB, ela será feita em São José dos Pinhais (PR) com estrutura monobloco e suspensão traseira independente multilink. Uma das novidades será a abertura da parte traseira da cabine, que terá banco traseiro com encosto rebatível, para acomodar objetos compridos que não couberem totalmente na caçamba.

A motorização será a 1.4 turbo de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, combinada ao câmbio automático de seis marchas e sistema de tração integral 4Motion. 

Apesar de não possuir versões a diesel (isso continuará a cargo da Amarok), a Tarok terá capacidade de carga de uma tonelada, contra apenas 650 kg da Toro flex.

9 – Nissan Versa

Os novos faróis do Versa podem ser full-led, dependendo da versão (Divulgação/Nissan)

O segmento de sedãs compactos ganhou concorrentes de peso nos últimos anos, como o Volkswagen Virtus, Chevrolet Onix Plus e o novo Hyundai HB20S. Em 2020 não será diferente, pois a Nissan promete incomodar a concorrência com a nova geração do Versa.

Versão que virá ao Brasil terá lanternas de led (Divulgação/Nissan)

Esqueça aquele carro com visual desproporcional, mas competente em espaço interno e mecânica confiável. O novato chegará no segundo semestre, importado do México, com tudo isso, além do estilo mais atraente e um bom nível de equipamentos.

A inspiração do novo Versa vem do Kicks, com o qual compartilha a plataforma, o motor 1.6 flex e o câmbio automático CVT.

Novo desenho tem harmonia entre os três volumes (Divulgação/Nissan)

O modelo antigo continuará sendo vendido por aqui como opção mais em conta, rebatizado como V-Drive – estratégia parecida com a usada pela GM no antigo Chevrolet Prisma, agora chamado de Joy Plus. 

10 – RAM 1500

RAM 1500 não exigirá CNH de caminhão (Divulgação/Ram)

O segmento de picapes médias terão uma concorrente de peso, literalmente. Cogitada desde o Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, a RAM 1500 chegará em meados de 2020 para brigar com as versões mais caras de Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, entre outras.

Além do fator novidade, a picape libera o comprador das burocracias (habilitação categoria C, restrição de circulação em centros urbanos e limite de velocidade menor) que os donos da grandalhona RAM 2500 têm de enfrentar.

Versões turbodiesel só serão oferecidas na segunda metade de 2020 (Divulgação/Ram)

Ainda assim, ela é cerca de meio metro mais comprida que uma Chevrolet S10, por exemplo. E, para puxar tudo isso, a RAM 1500 utiliza um motor 3.0 V6 turbodiesel de 264 cv e 66,3 kgfm – mais potência e torque que a Volkswagen Amarok V6.

Versões equipadas com o 6.7 V8 Hemi a gasolina, de 395 cv e 56,7 kgfm, também são cogitadas.

Fonte: Quatro Rodas

Mais Novidades

27 MAI

Primeiro 'UTV' do Brasil com a tecnologia do nióbio é criado em parceria com empresa de Araxá

A CBMM, empresa de Araxá líder mundial na produção e fornecimento de produtos de nióbio, e a Giaffone Racing, especializada na produção de carros e motores de competição, desenvolveram os primeiros "UTVs" produzidos no Brasil com a tecnologia do nióbio. A sigla UTV vem de "Utility Task Vehicle", em tradução livre para o português, veículo utilitário multitarefas. Esse tipo de carro é usado em competições off-road. Já o nióbio, é um elemento químico usado como... Leia mais
29 SET

Porsche 911 Turbo S: primeiras impressões

A chance de ganhar na Mega-Sena com uma aposta simples, que custa R$ 4,50, é de uma em aproximadamente 50 milhões. Um sortudo amante de carros que conseguisse essa proeza e quisesse levar para casa um Porsche 911 Turbo S deixaria, no mínimo, R$ 1,3 milhão da sua fortuna na concessionária. O investimento ainda pode ser centenas de milhares de reais mais alto se o proprietário quiser incluir alguns opcionais. Em troca, levaria para casa um dos melhores esportivos da... Leia mais
29 SET

Carlos Ghosn faz primeira aparição pública no Líbano e diz que será consultor em projetos universitários

O ex-executivo da indústria automobilística Carlos Ghosn, que está no Líbano desde sua fuga do Japão, fez nesta terça-feira (29) a primeira aparição pública em vários meses, ao apresentar uma parceria com uma universidade local para desenvolver programas de capacitação. O ex-CEO da Nissan chegou a Beirute em dezembro, depois de fugir das acusações por fraude financeira no Japão, onde permaneceu detido por 130 dias. Em seu país de origem, Ghosn concedeu uma entrevista... Leia mais
29 SET

Volkswagen Taos tem imagens e detalhes revelados antes do lançamento

A Volkswagen revelou nesta terça-feira (29) as primeiras imagens do Taos. O SUV deverá chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2021, importado da Argentina, para ocupar a lacuna entre o T-Cross e o Tiguan. Sua apresentação oficial acontecerá no próximo dia 13 de outubro. De acordo com a marca, o rival do Jeep Compass será equipado exclusivamente com o motor 1.4 TSI de até 150 cavalos de potência e câmbio automático de 6 marchas. Entre os equipamentos, que poderão... Leia mais
29 SET

Novos Sandero, Stepway e Logan são revelados oficialmente

A Renault apresentou nesta terça-feira (29) a nova geração do trio Sandero, Logan e Stepway, ainda sob a marca romena Dacia. Os modelos ficaram mais sofisticados e ganharam uma motorização flex a gasolina e gás GLP. A versão Renault, que chegará ao Brasil até 2022, poderá ter visual diferenciado. Visualmente, os modelos adotaram traços mais modernos e agressivos, com os faróis afilados unidos à grade. Para todos, os faróis de LED que simulam letras Y horizontais na... Leia mais
29 SET

Honda mostra SUV elétrico conceito que antecipa o visual do futuro HR-V

A Honda apresentou no Salão do Automóvel de Pequim, na China, que acontece mesmo com a pandemia do coronavírus, um conceito do que será o seu primeiro modelo totalmente elétrico. Além disso, o SUV pode adiantar os traços da segunda geração do HR-V, prevista para 2021. A fabricante não detalhou a mecânica do SUV e:concept, mas confirmou que ele "indica a direção de um futuro modelo de produção em massa do primeiro veículo elétrico da marca para a China". Entre as... Leia mais