O motor 3.0 de seis cilindros em linha entrega 400 cv (AC Schnitzer/Divulgação)
Especializada na preparação de modelos BMW, a AC Schnitzer aproveitou a parceria da marca alemã com a Toyota, no desenvolvimento das novas gerações dos esportivos Z4 e Supra, para ampliar seu portfólio.
A empresa lançou um kit de preparação para o Toyota GR Supra, o primeiro de sua história para um carro japonês, com mudanças técnicas e visuais.
Aerodinâmica foi aperfeiçoada com splitter na dianteira (AC Schnitzer/Divulgação)
A preparação começa no motor (BMW) 3.0 de seis cilindros em linha. A partir de mudanças na programação eletrônica, a potência subiu de 340 cv para 400 cv e o torque foi de 51 mkgf a 61,2 mkgf.
Na suspensão, amortecedores adaptativos (que podem reduzir a altura do carro em relação ao solo em 25 mm) fazem par com molas mais rígidas e fechadas (que diminuem ainda mais o vão livre em 15 mm).
E as rodas são de 20 polegadas (no lugar das originais aro 19).
Aerofólio de fibra de carbono rouba a cena na traseira (AC Schnitzer/Divulgação)
Entre as alterações técnicas, o kit inclui também melhorias na aerodinâmica. Na dianteira, o GR (Gazzo Racing) Supra ganhou um splitter frontal e saídas de ar no capô, para direcionar o fluxo de ar e permitir que o motor respire melhor.
Na traseira, o destaque é o aerofólio de fibra de carbono elevado, com ou sem um flap acessório (Gurney flap). Mas as saídas de escapamento em fibra de carbono ou alumínio anodizado preto também chamam a atenção.
Com as mudanças no motor e na suspensão, o Supra ficou mais rápido nas retas e nas curvas (AC Schnitzer/Divulgação)
A AC Schnitzer não informou como fica o desempenho do Supra depois da preparação. A empresa apenas diz que seu kit melhora a performance do carro.
Na versão standard, o Toyota acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente), segundo a fábrica.
Aberturas no capô ajudam o motor a respirar melhor (AC Schnitzer/Divulgação)
Não houve mudanças na transmissão. O Supra tem câmbio de automático de oito marchas e tração traseira.
A AC Schnitzer foi mais enfática em descrever as melhorias no comportamento dinâmico do esportivo. De acordo com a preparadora, graças às mudanças na suspensão, o esportivo ficou mais rápido e obediente nas curvas.
O kit também prevê retoques no visual com fibra de carbono no console (AC Schnitzer/Divulgação)
Outra informação que a AC Schnitzer não divulgou foi o preço do kit, que pode ser comprado completo ou em partes. Ela apenas anunciou que oferece garantia de 36 meses nas alterações feitas.
Nos Estados Unidos, o Toyota GR Supra sem preparação tem preço básico de US$ 49.990 – ou R$ 211.458 com o dólar a R$ 4,23.
Além dos componentes incluídos na preparação, como as rodas por exemplo, a AC Schnitzer também desenvolveu itens com a finalidade de modificar o visual o carro.
Entre as mudanças estéticas há capas de metal para os pedais, comandos de trocas de marchas no volante de alumínio e cobertura do console em fibra de carbono.
A tampa do motor tem design exclusivo (AC Schnitzer/Divulgação)
Sob o capô, o motor também ganhou nova capa estilizada com os emblemas da Toyota e da AC Schnitzer.
Não bastasse ter a mesma arquitetura (plataforma, motor e diversos componentes), o Toyota é produzido na mesma fábrica (da Magna Steyr, na Áustria) que o BMW Z4.
Portanto, se faltava algo para o Supra ser considerado um esportivo alemão, agora com o kit AC Schnitzer não falta mais.