Projeção do novo SUV da Fiat: primeiro modelo a ser lançado será derivado do Argo (Du Oliveira/Quatro Rodas)
A Fiat não conta hoje em seu portfólio com modelos SUVs. Isso faz com que a marca italiana consiga cobrir aproximadamente 67% do mercado automotivo brasileiro.
Visando justamente a aumentar essa porcentagem, a marca prepara o lançamento de dois novos carros do segmento para os próximos anos. QUATRO RODAS já falou sobre eles. E também criou até uma projeção.
Segundo o diretor da marca, Herlander Zola, em entrevista durante o lançamento da linha Argo e Cronos S-Design, os carros “terão posicionamento de mercado bastante exclusivo”.
Segundo ele, isso ocorrerá “para que não haja uma competição interna [com os Jeep Renegade e Compass], marca que também pertence ao grupo FCA, controlador da Fiat], tanto sob a ótica de preços quanto de produtos”.
Motor 1.3 Firefly equipa as versões intermediárias do Argo e entrega até 109 cv se abastecido com etanol (Fiat/Divulgação)
Isso significa que, muito provavelmente, os modelos terão porte compacto e preços mais populares que os de Renegade e Compass. E ambos serão produzidos em Betim (MG).
O primeiro carro, previsto para aparecer entre o final de 2020 e o princípio de 2021, será derivado do Fiat Argo e deve brigar com Renault Duster, Honda WR-V, Caoa Chery Tiggo 2, além do SUV popular que a VW fará futuramente em Taubaté (SP).
Sua revelação deve ser feita no Salão de São Paulo de 2020, em novembro do próximo ano, mas a chegada efetiva às ruas deve ficar para os meses seguintes.
O modelo tem código interno 363 e receberá propulsor 1.3 naturalmente aspirado de quatro cilindros e 8V, com opção de câmbio CVT ou manual de cinco marchas.
Nas versões de topo, estreará a unidade GSE T3, 1.0 turbo de três cilindros com 120 cv de potência estimada, que deve ser acoplado sempre a uma caixa continuamente variável.
Traseira acupezada do conceito Fastback deve servir de inspiração para o novo SUV da Fiat (Felipe Bitu/Quatro Rodas)
O outro SUV que a Fiat prepara, também derivado do Argo, terá traseira acupezada e chegada prevista para 2021, para brigar com o iminente VW T-Sport.
Este modelo, que é chamado internamente de 376 (já foi chamado de 363 CUV), também deve oferecer as opções 1.3 Firefly aspirada (manual ou CVT) e 1.0 GSE turbo flex (CVT).
A inspiração para a traseira deste segundo modelo deve vir do conceito Fastback, apresentado no Salão de São Paulo de 2018, ainda que o modelo de produção tenha, efetivamente, proporções bem menores.
As informações foram apuradas em conjunto com nossos parceiros do site Autos Segredos.