Filtro danificado, prejuízo à vista (Acervo/Quatro Rodas)
O que acontece se o filtro de óleo estourar? O dano é maior no carro turbo? perguntou a leitora Hayde Ellen, Florianópolis (SC)
O motor irá perder o lubrificante e pode até fundir – e o prejuízo é maior em modelos com turbocompressor. O filtro é tão importante quanto o óleo em si. Seu papel é filtrar as impurezas, impedindo que elas prejudiquem a eficiência do lubrificante.
Não à toa, a recomendação moderna é que ele seja substituído a cada troca de óleo, pois dentro do elemento filtrante sempre há resquício do lubrificante mais degradado. Caso haja um dano ou mesmo um rompimento da carcaça do filtro, o óleo irá vazar gradualmente.
Como ele também lubrifica e resfria a árvore do turbocompressor, a peça irá superaquecer até travar, assim como o motor.
O processo da troca de óleo também é motivo de dúvida para muita gente, já que o tradicional método por gravidade, com remoção do bujão do cárter, vem sendo substituído pela sucção pela parte superior.
A maioria das fabricantes não impõe nenhuma restrição para qualquer uma das soluções, ainda que muitas concessionárias optem pela sucção, por conta de um pequeno ganho de tempo no processo.
Por outro lado, o método por gravidade garante que quase não sobre óleo no cárter, e que todos os resíduos pesados espalhados pelo fluido escapem pelo orifício.
Não importando o método, a principal recomendação antes da troca é garantir que o motor esteja aquecido corretamente. Quando o óleo está frio, sua viscosidade aumenta e o tempo para que ele escorra até o fundo aumenta, dificultando a remoção do fluido antigo antes da colocação do novo.
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