A Volkswagen pode oferecer descontos a proprietários de carros na Alemanha na compra de carros novos caso eles troquem certos modelos antigos afetados pelo escândalo de emissões de poluentes que abalou a maior fabricante de carros da Europa, disse a agência de notícias alemã DPA neste domingo (25).
A Volkswagen está enfrentando sua maior crise nos negócios ao longo de seus 78 anos de história, após admitir no mês passado ter instalado um software em veículos a diesel para enganar os reguladores norte-americanos sobre o nível real de emissões tóxicas.
A companhia afirmou que faria um recall de cerca de 8,5 milhões de veículos a diesel na Europa com o software instalado. A oferta especial seria disponível apenas na Alemanha, onde cerca de 2,4 milhões de veículos a passarem por recall foram vendidos.
Incentivos para proprietários de carros da Volkswagen comprarem novos veículos podem ajudar a garantir que as vendas continuem estáveis após o escândalo e a tirar a pressão das concessionárias para implementar correções rapidamente.
A oferta de descontos para novos compradores de carro deve focar em proprietários de veículos com motor diesel de 1.6 litro, disseram fontes na Volkswagen e concessionárias, de acordo com a DPA.
A Volkswagen disse em resposta que é comum para a Volkswagen e suas concessionárias considerarem ofertas especiais para seus clientes.
Brasil
A Volkswagen do Brasil confirmou que a picape Amarok, modelos 2011 e alguns 2012, vendida no país está envolvida na fraude para otimizar os resultados de emissões de poluentes.
Segundo comunicado, 17.057 unidades rodando nas ruas brasileiras terão um novo software da unidade de comando do motor a partir do primeiro trimestre de 2016. A atualização ainda está em desenvolvimento na Alemanha.