Série 2 Gran Coupé chegará ao Brasil no ano que vem (Divulgação/BMW)
O BMW Série 2 Gran Coupé foi mostrado oficialmente, mas as primeiras imagens do modelo – pode chamar de Série 1 cupê de quatro portas, se quiser – vazaram antes.
Apesar do jeito mais esportivo, essa carroceria tem boa dose de funcionalidade. Além do novato, há o Série 8 com a mesma proposta de formato. No início de 2020, será a vez do Série 4.
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E olha que a aposta dos bávaros faz sentido: os Mercedes-Benz Classe A Sedan e CLA tiveram sucesso nos segmentos de entrada graças a esse estilo premium.
Voltando ao Série 2 Gran Coupé, ele aproveita base e conjunto mecânico do hatch da marca. Essa é exatamente a fórmula que a rival da estrela aplicaram antes.
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Considerando que a BMW não vende o Série 1 nos EUA, caberá ao estreante ser a porta de entrada de novos clientes à marca. E com o estilo que agrada por lá.
Claro que esse modelo será global, mas é importante ressaltar a importância dele na América do Norte, onde ficará abaixo dos US$ 30.000, bem como o CLA 250.
Tração dianteira permite melhor aproveitamento do espaço interno (Divulgação/BMW)
Em relação ao visual, a dianteira se mantém fiel ao hatch. Mas, a partir da metade da carroceria, as linhas seguem para uma traseira mais longa e de queda suave.
São 4,53 m de comprimento, o que está longe de ser um carro pequeno. O VW Virtus, por exemplo, o maior sedã do segmento dos compactos, tem 4,48 m.
Modelo é mais comprido que um Volkswagen Virtus, por exemplo (Divulgação/BMW)
Se a tração dianteira pode desagradar os puristas da marca, faz todo sentido quando a ideia é praticidade: há mais espaço para passageiros e bagagens.
O porta-malas com 430 litros é 40 litros maior que no Série 2 Coupé, que tem a tradicional arquitetura da BMW. E há 3 cm a mais para pernas na segunda fileira.
Painel é igual ao do hatch que serve de base ao novato (Divulgação/BMW)
Pena que, na parte de trás, ainda que dificilmente viajem mais que dois adultos, o túnel central alto é bem incômodo. Ao menos as portas traseiras são grandes.
Do hatch Série 1 também vieram bancos, painel e comandos, assim como os bons níveis de conforto, qualidade percebida e os sistemas de assistência à condução.
Cabine é igual à do Série 1 (Divulgação/BMW)
Em relação às opções de motorização, nem mesmo a versão topo de linha M235i xDrive, com 306 cv, será um risco ao M2 Competition, mais caro e com 410 cv.
Além da configuração mais potente, haverá outras três versões: 218i (140 cv), 220d (190 cv) e 228i xDrive (231 cv), esta última exclusiva para os EUA.
Túnel central dificulta a vida do quinto passageiro (Divulgação/BMW)
A apresentação do Série 2 Gran Coupé está marcada para o Salão de Los Angeles, no fim de novembro. Já o lançamento na Europa será em março do ano que vem.
Para o Brasil, ainda não foram confirmadas configurações, lista de equipamentos nem preços. A data de chegada também não está cravada, mas isso deve ocorrer em algum momento de 2020.