Chevrolet Onix Activ (Divulgação/Quatro Rodas)
Mesmo com a mudança de geração, o Chevrolet Onix segue sendo o carro mais vendido no Brasil em 2019.
Segundo dados divulgados pela Fenabrave (associação dos concessionários), nesta quarta-feira (2), o hatch emplacou 21.044 unidades em setembro.
Os números não chegam a surpreender, já que o compacto conta com 179.391 vendas nos primeiros nove meses do ano, mantendo a liderança das vendas em todos os meses até aqui, com boa margem para o segundo colocado.
A vantagem ainda é grande, mas a segunda colocação é um prêmio e tanto para o sedã que vai mudar de nome (Acervo/Quatro Rodas)
O destaque mesmo fica para o sedã Prisma, que em seu último mês de vida assumiu a segunda colocação, tendo 8.946 unidades vendidas em setembro.
A dobradinha é reflexo da estratégia agressiva da GM para esvaziar os estoques antes da chegada das novas linhas do Onix. Isso já está acontecendo com o sedã, e ocorrerá em novembro no caso do hatch.
Falando em nova geração, o recém-lançado Chevrolet Onix Plus, substituto do Prisma, ainda não consta na lista dos 50 mais vendidos, mas mal chegou às lojas e já consta com 617 exemplares emplacados.
Onix Plus mal chegou e já emplacou 617 unidades (Fernando Pires e Fabio Gonzalez/Quatro Rodas)
Quem completou o pódio de setembro foi Renault Kwid, com 8.826 unidades.
Vice-líder de vendas no ano, com 77.529 unidades, o Hyundai HB20 (ficou apenas em quinto lugar no mês, com 7.145 exemplares comercializados. À frente dele ficou o Ford Ka (7.891).
A picape mais vendida do Brasil foi a Fiat Strada, com 6.573 unidades, seguida por Fiat Toro (5.697) e Volkswagen Saveiro (4.247).
Entre os SUVs, o Jeep Renegade ficou na frente de seu irmão Jeep Compass e do Hyundai Creta. Com 6.089 unidades comercializadas no mês, o veículo tem a nona posição no ranking geral.
Assim como no mês anterior, o Toyota Corolla segue na liderança dos sedãs médios, com 4.077 vendas, seguido por Honda Civic (2.377) e Chevrolet Cruze (980). Veja o ranking dos 25 carros mais vendidos no mês: