Novidades

30 AGO

Marcas apostam em mimos para reverter imagem ruim em pós-venda

Quando uma montadora leva sua mais alta hierarquia à televisão, fica difícil não dar crédito.

Foi assim com André Beer, que em 1994 era vice-presidente da GM e pedia publicamente que os consumidores não se precipitassem ao comprar o recém-lançado Corsa. Tal era a demanda pelo modelo, que as concessionárias cobravam ágio.

Depois foi a vez de Antonio Maciel Neto, presidente da Ford entre 1999 e 2006, que no início dos anos 2000 aparecia numa campanha em que o comprador era desafiado a dirigir um carro da marca e se, mesmo assim, decidisse pelo da concorrência, embolsava R$ 100.

Recentemente, quem deu a cara a tapa foi a diretora-geral da PSA no Brasil: “A partir de agora, cliente que não estiver satisfeito com o serviço não paga”, cravava Ana Theresa Borsari no comercial em que a Peugeot (nas entrelinhas) assumia erros do passado e prometia entregar ao público a nova percepção da marca.

A promessa faz parte do Peugeot Total Care, que inclui outros nove compromissos, como entrega do veículo em até 24 horas para revisões agendadas, revisões a preço fixo, ou apresentação das peças substituídas.

Alvo da mesma falta de confiança, a Citroën garante que mudou e quer reconquistar o consumidor com a campanha Citroën e Você – lembrando que ela é do Grupo PSA.

Outra francesa esforçada no pós-venda é a Renault. As peças extrarrevisão têm preço tabelado, e no site da marca é possível calcular o preço da revisão conforme modelo e ano.

Vale até para modelos já fora de catálogo: se você for o proprietário de um Fluence 2.0 16V 2011 com 50.000 km, saberá que o valor do serviço será R$ 465,67. No caso de um Scénic 2010, a conta sobe para R$ 1.273,82.

O mesmo faz a Volvo: basta entrar no site da marca, selecionar o carro e se planejar.

Um XC60 a diesel da antiga geração com 50.000 km terá filtro de óleo e junta trocados, que custarão (além de 5,9 litros de óleo repostos) ao cliente R$ 949. Depois, com 60.000 km, a conta salta para R$ 3.499, pois são mais serviços realizados.

Se outrora as chinesas não inspiravam confiança no pós-venda, agora começam a entender que o cliente busca segurança.

A Caoa Chery acaba de anunciar uma parceria com a Allianz Partners Brasil, que garantirá a novos clientes serviços de atendimento e assistência por 24 horas grátis.

A gentileza inclui socorro mecânico (para partida de bateria ou chaves), reboque (em caso de pane e acidente), e um carro reserva enquanto o veículo é reparado, caso o conserto demore mais do que dois dias.

Quem tem o dia a dia atribulado sabe que deixar o carro na revisão toma um bom tempo.

Por isso, a BMW criou o Via Rápida, que, numa parada de 90 minutos, promete fazer o básico: trocas de fluidos, pastilhas dos freios, filtros e palhetas do para-brisa.

Se estiver com muita pressa, o cliente dispensa a lavagem e pega o carro em uma hora. Pena que só dez concessionárias da marca oferecem o serviço.

A Audi também entende que certos clientes têm mais pressa. Além do Service Express (igualmente limitado a poucas autorizadas), a marca aproveita as viagens de avião de seus clientes para fazer revisões, troca de pastilhas de freio e filtros dentro do estacionamento do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo.

Mas entre tantos bons exemplos, há marcas que destoam do comportamento geral. A Honda, por exemplo, até hoje não tem em seu site os preços tabelados das revisões até os 60.000 km, como é o padrão atual do mercado.

Já a Volkswagen regionaliza os preços e não inclui alguns itens importantes nas revisões, como o filtro de ar do motor. Ou seja, apesar da troca ser preconizada a cada 30.000 km ou dois anos, é preciso pagar à parte quando for substituído.

Peugeot

Citroën

Renault

Audi

O Airport Service funciona apenas no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde o cliente deixa o carro enquanto está viajando. A oficina cobra os mesmos preços da autorizada comum e dispõe dos seguintes serviços:

Fonte: Quatro Rodas

Mais Novidades

27 MAI

Primeiro 'UTV' do Brasil com a tecnologia do nióbio é criado em parceria com empresa de Araxá

A CBMM, empresa de Araxá líder mundial na produção e fornecimento de produtos de nióbio, e a Giaffone Racing, especializada na produção de carros e motores de competição, desenvolveram os primeiros "UTVs" produzidos no Brasil com a tecnologia do nióbio. A sigla UTV vem de "Utility Task Vehicle", em tradução livre para o português, veículo utilitário multitarefas. Esse tipo de carro é usado em competições off-road. Já o nióbio, é um elemento químico usado como... Leia mais
29 SET

Porsche 911 Turbo S: primeiras impressões

A chance de ganhar na Mega-Sena com uma aposta simples, que custa R$ 4,50, é de uma em aproximadamente 50 milhões. Um sortudo amante de carros que conseguisse essa proeza e quisesse levar para casa um Porsche 911 Turbo S deixaria, no mínimo, R$ 1,3 milhão da sua fortuna na concessionária. O investimento ainda pode ser centenas de milhares de reais mais alto se o proprietário quiser incluir alguns opcionais. Em troca, levaria para casa um dos melhores esportivos da... Leia mais
29 SET

Carlos Ghosn faz primeira aparição pública no Líbano e diz que será consultor em projetos universitários

O ex-executivo da indústria automobilística Carlos Ghosn, que está no Líbano desde sua fuga do Japão, fez nesta terça-feira (29) a primeira aparição pública em vários meses, ao apresentar uma parceria com uma universidade local para desenvolver programas de capacitação. O ex-CEO da Nissan chegou a Beirute em dezembro, depois de fugir das acusações por fraude financeira no Japão, onde permaneceu detido por 130 dias. Em seu país de origem, Ghosn concedeu uma entrevista... Leia mais
29 SET

Volkswagen Taos tem imagens e detalhes revelados antes do lançamento

A Volkswagen revelou nesta terça-feira (29) as primeiras imagens do Taos. O SUV deverá chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2021, importado da Argentina, para ocupar a lacuna entre o T-Cross e o Tiguan. Sua apresentação oficial acontecerá no próximo dia 13 de outubro. De acordo com a marca, o rival do Jeep Compass será equipado exclusivamente com o motor 1.4 TSI de até 150 cavalos de potência e câmbio automático de 6 marchas. Entre os equipamentos, que poderão... Leia mais
29 SET

Novos Sandero, Stepway e Logan são revelados oficialmente

A Renault apresentou nesta terça-feira (29) a nova geração do trio Sandero, Logan e Stepway, ainda sob a marca romena Dacia. Os modelos ficaram mais sofisticados e ganharam uma motorização flex a gasolina e gás GLP. A versão Renault, que chegará ao Brasil até 2022, poderá ter visual diferenciado. Visualmente, os modelos adotaram traços mais modernos e agressivos, com os faróis afilados unidos à grade. Para todos, os faróis de LED que simulam letras Y horizontais na... Leia mais
29 SET

Honda mostra SUV elétrico conceito que antecipa o visual do futuro HR-V

A Honda apresentou no Salão do Automóvel de Pequim, na China, que acontece mesmo com a pandemia do coronavírus, um conceito do que será o seu primeiro modelo totalmente elétrico. Além disso, o SUV pode adiantar os traços da segunda geração do HR-V, prevista para 2021. A fabricante não detalhou a mecânica do SUV e:concept, mas confirmou que ele "indica a direção de um futuro modelo de produção em massa do primeiro veículo elétrico da marca para a China". Entre as... Leia mais