Sedã será lançado oficialmente em 3 de setembro (Divulgação/Toyota)
Circulam pelo WhatsApp imagens que seriam do painel e do quadro de instrumentos do novo Toyota Corolla nacional na versão de entrada GLi.
As fotos exibem versões que têm ou rádio simples com CD player, ou a mesma central multimídia do Prius. Além disso, têm quadro de instrumentos com grafismo simples e ar-condicionado manual, mesmo com painel bicolor.
Suposto interior do Corolla brasileiro parece simplório (Reprodução/WhatsApp)
Mas pode ficar tranquilo. Em uma das fotos é possível ver os Toyota FJ Cruiser e Land Cruiser ao fundo, modelos que não são vendidos no Brasil.
FJ Cruiser e Land Cruiser ao fundo: fotos podem ter sido feitas no Oriente Médio (Reprodução/WhatsApp)
Além disso, o carro está com mais de 3.000 km e meio tanque, além de 35°C na temperatura externa, o que torna pouco provável que as fotos tenham sido feitas no inverno brasileiro. Por fim, a Toyota confirmou que os flagras não são do carro brasileiro.
35°C no inverno e mais de 3.000 km em um carro que ainda não foi lançado? (Reprodução/WhatsApp)
O blog Car.blog.br publicou informações extra-oficiais do sedã que dão conta que ele partirá dos R$ 99.990 na versão GLi – hoje vendida por R$ 91.990. De série, terá faróis, repetidores de seta e luzes diurnas de leds, rodas aro 16, ar-condicionado manual e volante multifuncional.
Mas o que chama atenção são as informações técnicas. O motor 2.0 16V teria sua potência aumentada de 154 cv para 167 cv – e não 160 cv como informado na última semana –, e o torque passa dos atuais 20,7 mkgf para 21,4 mkgf.
Novo Corolla manterá as versões GLi, XEi e Altis. Nada foi falado sobre a XRS até o momento (Divulgação/Toyota)
Desta vez, até a versão GLi terá motor 2.0, aposentando o atual 1.8 de 144 cv. Além disso, o 2.0 passa a ser combinado com o novo câmbio chamado “CVT-10”.
Se isso se confirmar, o Corolla brasileiro será equipado com o novíssimo câmbio CVT com simulação de dez marchas, sendo que a primeira delas é uma relação real, com engrenagens primária e secundária como em um câmbio manual.
Versões mais caras terão rodas aro 17 (Divulgação/Toyota)
Assim, elimina-se o ruído (e a vibração) característico dos sistemas CVT nas arrancadas. Ao mesmo tempo, as polias do CVT podem ser menores e mais leves, o que reduz o efeito da inércia em 40%. Desta forma, o consumo seria até 6% menor, segundo a marca.
A atual geração do Toyota Corolla tem câmbio CVT convencional capaz de simular sete marchas.
Interior com apliques bege podem continuar exclusivos da versão Altis (Divulgação/Toyota)
Ainda de acordo com o blog, a versão XEi custará R$ 109.990 e terá a mais que a GLi rodas aro 17, piloto automático e ar-condicionado digital. Já a Altis, estimada em R$ 119.990, tem os itens da XEi mais teto solar e o pacote TSS (Toyota Safety Sense).
A versão Altis ainda será oferecida em outros dois pacotes, desta vez com o inédito conjunto híbrido flex. O motor 1.8 flex gera 101 cv e o elétrico, 72 cv.
Versão hibrida tem conjunto semelhante ao do Prius, porém flex (Divulgação/Toyota)
Com preço estimado de R$ 129.990, o Toyota Corolla Altis Hybrid tem ainda luzes de ré e freio de leds, interior preto ou bege, volante com comandos de voz, computador de bordo, piloto automático, central com Apple CarPlay e Android Auto (por cabo), e ar-condicionado digital dual zone.
O pacote seguinte é o Altis Hybrid Premium. Por estimados R$ 139.990, soma teto solar e o pacote TSS (Toyota Safety Sense).
O mesmo site também divulga números de consumo que seriam do Conpet. Vale reparar na diferença de consumo da versão híbrida quando abastecida com etanol.
Procurada, a Toyota informou que não se pronunciará sobre o modelo por enquanto.