Um britânico estabeleceu um novo recorde de velocidade no ciclismo masculino, no último sábado, ao ultrapassar a velocidade de 174 mph (280 km/h) na pista de um aeroporto.
Neil Campbell, de 45 anos, quebrou o recorde anterior - de 167 mph (268 km/h) - usando uma bicicleta personalizada, avaliada em 15 mil libras (cerca de R$ 72 mil).
A bicicleta foi puxada por um Porsche Cayenne pela pista do aeroporto de Elvington, no norte da Inglaterra, e separada do veículo após ganhar impulso, cruzando o sensor de velocidade com sua própria força.
O recorde anterior, que pertence a um ciclista holandês, foi registrado em 1995.
O arquiteto de Essex, no Reino Unido, disse que estava "animado e aliviado" ao ter atingido a velocidade mais rápida do ciclismo (masculino) em zona de baixa resistência do ar, chamada de vácuo.
O marcador de velocidade registrou 174,33 mph (280,55 km/h).
"A equipe trabalhou incrivelmente bem", afirmou Campbell, que está sendo chamado pela imprensa especializada de "o homem mais rápido em cima de uma bicicleta".
A bicicleta foi desenvolvida especialmente para o desafio. Com design alongado, foi inspirada em uma tandem (para duas pessoas) e construída com as peças de uma motocicleta de motocross.
Havia uma grande estrutura anexada à traseira do Porsche, para ajudar Campbell a ganhar velocidade ao longo da pista de 3,2 quilômetros.
"A Porsche gasta milhões testando seus carros em túnel de vento, e o que fizemos foi colocar uma grande caixa de Tupperware na parte de trás", brincou.
Campbell usou um traje de proteção de pele de canguru durante o desafio.
As evidências do novo recorde serão submetidas agora ao Guinness World Records, o livro dos recordes.
O próximo desafio de Campbell é tentar alcançar no ano que vem 220 mph (354 km/h) em uma pista de seis milhas (9,6 quilômetros) no Deserto de Sal de Bonneville, em Utah, nos EUA.
"Este foi um projeto de cinco anos, e o recorde foi o ápice de uma parte dele. Estamos limitados pelas finanças e o orçamento a fazer o que podemos. Nosso plano agora é ir para Bonneville e usar uma pista de teste mais longa."