Novidades

31 JUL

Restauração de carro antigo demanda muita tecnologia e passa de R$ 100.000

Restaurações completas exigem a total desmontagem do carro (A.M. Marcelo/Divulgação)

Se no início da vida os carros passam por diferentes processos tecnológicos, em seu renascimento — ou melhor, restauração — o processo é inverso, com muito trabalho artesanal.

Mas, nos últimos anos, recursos de última geração têm facilitado e até barateado o processo de recuperação de um veículo.

“As impressoras 3D permitem que a gente produza peças que não existem mais no mercado”, conta José Manuel Veludo, gerente de oficina da paulistana A.M. Marcelo.

As diferentes variações desse equipamento permitem a criação desde pequenos componentes plásticos até grandes partes metálicas.

Documentos de época ajudam a descobrir a especificação original de cada veículo (A.M. Marcelo/Divulgação)

Outro equipamento que faz a diferença em restaurações parciais, que mantém parte do veículo original, é o colorímetro. Ele usa feixes de luz para detectar a cor exata do carro, que não necessariamente é igual ao tom dele de quando novo.

Isso permite que a pintura de uma parte mais deteriorada da carroceria tenha o mesmo tom do conjunto restante.

Equipamentos ópticos possibilitam acertar o tom exato da pintura existente no veículo (A.M. Marcelo/Divulgação)

O compartilhamento de arquivos e métodos na internet agiliza a restauração.

Muitos mecânicos ou mesmo os proprietários dividem dificuldades e soluções na restauração, evitando que se perca tempo com um problema já solucionado por outras pessoas.

Mesmo com novos recursos, muitos processos ainda são manuais (A.M. Marcelo/Divulgação)

O acesso a fotos e documentos antigos permite que o veículo retorne à condição original e reduz as chances dele ser excessivamente restaurado.

Esse termo é dado para carros que ganham itens e características que não existiam em sua versão original.

Uma recuperação completa pode levar mais de três anos (A.M. Marcelo/Divulgação)

Isso vai desde peças cromadas que não existiam até pinturas completas. O Fusca com carroceria em duas cores é um exemplo disso: lindo na foto, mas historicamente errado.

Outra alteração bastante corriqueira é a transformação de uma versão comum do veículo em uma rara, como os Karmann-Ghia cortados para se transformarem em conversíveis.

Manter veículos “no estado”, restaurando o mínimo possível, também é uma tendência. (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

“Com essas novas tecnologias ganhamos um tempo precioso na restauração, mas ainda há partes do processo que são demoradas e artesanais”, conta Veludo.

O especialista conta que uma restauração completa pode levar de alguns meses a mais de três anos, dependendo do veículo e do estado de conservação.

O custo também varia, podendo partir de R$ 20.000 a mais de R$ 100.000. A maior economia de dinheiro com os novos equipamentos é no tempo menor de mão de obra, tornando a restauração um pouco mais acessível — ou menos cara.

Fonte: Quatro Rodas

Mais Novidades

27 MAI

Primeiro 'UTV' do Brasil com a tecnologia do nióbio é criado em parceria com empresa de Araxá

A CBMM, empresa de Araxá líder mundial na produção e fornecimento de produtos de nióbio, e a Giaffone Racing, especializada na produção de carros e motores de competição, desenvolveram os primeiros "UTVs" produzidos no Brasil com a tecnologia do nióbio. A sigla UTV vem de "Utility Task Vehicle", em tradução livre para o português, veículo utilitário multitarefas. Esse tipo de carro é usado em competições off-road. Já o nióbio, é um elemento químico usado como... Leia mais
29 SET

Porsche 911 Turbo S: primeiras impressões

A chance de ganhar na Mega-Sena com uma aposta simples, que custa R$ 4,50, é de uma em aproximadamente 50 milhões. Um sortudo amante de carros que conseguisse essa proeza e quisesse levar para casa um Porsche 911 Turbo S deixaria, no mínimo, R$ 1,3 milhão da sua fortuna na concessionária. O investimento ainda pode ser centenas de milhares de reais mais alto se o proprietário quiser incluir alguns opcionais. Em troca, levaria para casa um dos melhores esportivos da... Leia mais
29 SET

Carlos Ghosn faz primeira aparição pública no Líbano e diz que será consultor em projetos universitários

O ex-executivo da indústria automobilística Carlos Ghosn, que está no Líbano desde sua fuga do Japão, fez nesta terça-feira (29) a primeira aparição pública em vários meses, ao apresentar uma parceria com uma universidade local para desenvolver programas de capacitação. O ex-CEO da Nissan chegou a Beirute em dezembro, depois de fugir das acusações por fraude financeira no Japão, onde permaneceu detido por 130 dias. Em seu país de origem, Ghosn concedeu uma entrevista... Leia mais
29 SET

Volkswagen Taos tem imagens e detalhes revelados antes do lançamento

A Volkswagen revelou nesta terça-feira (29) as primeiras imagens do Taos. O SUV deverá chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2021, importado da Argentina, para ocupar a lacuna entre o T-Cross e o Tiguan. Sua apresentação oficial acontecerá no próximo dia 13 de outubro. De acordo com a marca, o rival do Jeep Compass será equipado exclusivamente com o motor 1.4 TSI de até 150 cavalos de potência e câmbio automático de 6 marchas. Entre os equipamentos, que poderão... Leia mais
29 SET

Novos Sandero, Stepway e Logan são revelados oficialmente

A Renault apresentou nesta terça-feira (29) a nova geração do trio Sandero, Logan e Stepway, ainda sob a marca romena Dacia. Os modelos ficaram mais sofisticados e ganharam uma motorização flex a gasolina e gás GLP. A versão Renault, que chegará ao Brasil até 2022, poderá ter visual diferenciado. Visualmente, os modelos adotaram traços mais modernos e agressivos, com os faróis afilados unidos à grade. Para todos, os faróis de LED que simulam letras Y horizontais na... Leia mais
29 SET

Honda mostra SUV elétrico conceito que antecipa o visual do futuro HR-V

A Honda apresentou no Salão do Automóvel de Pequim, na China, que acontece mesmo com a pandemia do coronavírus, um conceito do que será o seu primeiro modelo totalmente elétrico. Além disso, o SUV pode adiantar os traços da segunda geração do HR-V, prevista para 2021. A fabricante não detalhou a mecânica do SUV e:concept, mas confirmou que ele "indica a direção de um futuro modelo de produção em massa do primeiro veículo elétrico da marca para a China". Entre as... Leia mais