O número de veículos que passam pela Região Metropolitana de São Paulo, vindo das rodovias, aumentou 47% em 10 anos, segundo dados da Pesquisa Origem Destino (OD) realizada entre os anos de 2007 e 2017 e divulgados nesta quarta-feira (3) pelo Metrô. A maior parte dessas viagens é realizada por carros particulares.
A pesquisa mostra a migração das pessoas do fretado para os carros particulares e aponta uma mudança de comportamento dos usuários de transporte. Quando o Anda SP iniciou suas pesquisas em 2013, os fretados eram o principal tipo de veículo utilizado para o transporte que passava pelas rodovias.
Os dados da pesquisa mostram que, de 2013 para 2017, os ônibus e vans tiveram uma queda de 29% de circulação nas rodovias e os carros e veículos, no mesmo período, tiveram um aumento de circulação de 54% e 40%, respectivamente.
Na Rodovia dos Bandeirantes, por exemplo, circulam, atualmente, 120 mil veículos por dia, sendo que 73% desse valor (87,6 mil), são carros. Outro dado relevante sobre a circulação de veículos na rodovia é o de que: os ônibus que circulam na Bandeirantes transportam, em média, 24 passageiros e os carros particulares levam 1,66 pessoas, o que exemplifica o novo comportamento dos trabalhadores: circular sozinhos na capital.
Esse fenômeno acontece também em outras rodovias. Quando analisados dados de outras regiões, como: Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba, Aglomerado de Jundiaí e Região Metropolitana da Baixada Santista.
Quando analisamos a região de Sorocaba, por exemplo, são 44 mil veículos particulares que chegam, por dia, na capital paulista contra apenas 12 mil ônibus. A maior quantidade de ônibus que chega se deslocam para São Paulo fica por conta da cidade de Campinas com 27 mil veículos, contra 37 mil carros particulares.
A mobilidade em SP
Na cidade de São Paulo, quando somados todos os modais de transporte, são feitas 41 milhões de viagens pelo perímetro urbano. As viagens de trabalho são as que têm o maior número:18,5 milhões, seguidos das viagens de educação, 14,7 milhões.
A frota de veículos que circula por São Paulo, entre 2007 e 2017, também apresentou crescimento: 22,8%, o que representa três vezes mais do que o crescimento da população da cidade. O investimento nos modais de transporte público (Metrô, CPTM, EMTU e SMT) tiveram uma queda de 47% entre os anos de 2014 e 2019.