Uma pesquisa sobre origem e destino dos paulistanos divulgada nesta quarta-feira (3) pelo Metrô de São Paulo mostra que 42 milhões de viagens são feitas todos os dias na Região Metropolitana. Desse total, 54% foram viagens feitas em transporte coletivo e 46% de forma individual.
É o mesmo índice da pesquisa anterior de 2007. O modo principal das viagens: em dez anos, metrô e trens cresceram 53%. De ônibus caiu 8%.
Em 2007, quase não havia aplicativos. Agora eles são responsáveis por uma alta significativa de 414% na categoria táxi e aplicativos.
A hora do almoço concentra mais deslocamentos que a manhã e a tarde. São mais de 5 milhões de viagens neste momento, que podem ser a pé, de carro, de bike e patinete.
PESQUISA ORIGEM E DESTINO
- 42 milhões de viagens/dia
- 54% coletivo / 46% individual
Modo principal de viagens (2007 x 2017)
- Trem/metrô: +53%
- Ônibus: - 8%
- Taxi/app: +414%
Horário de pico
- 7h: 4,5 milhões
- 12h 5,2 milhões
- 18h 4 milhões
A região da Berrini concentra o maior número de deslocamentos na capital. A região concentra 33 mil viagens na hora do almoço. Depois vem a região da Sé com 26 mil viagens.
Para o presidente do Metrô, a pesquisa é extremamente abrangente. Você pode utilizar para educação, para transporte, para segurança pública. "Eu diria que ele ajuda o chefe do executivo municipal a organizar o seu território de acordo com a necessidade e o deslocamento das pessoas."
Análise de dados: Rodolfo Viana, Leandro Oliveira e Rodrigo Esteves