Criador do lendário Ford Mustang, Lee Iacocca morreu nesta terça-feira (2) nos Estados Unidos. Um dos mais importantes nomes da indústria automobilística tinha 94 anos.
De acordo com a família, ele teve complicações decorrentes do mal de Parkinson e morreu em sua casa, em Bel Air, na Califórnia.
Além de inventar o Mustang, Iacocca foi responsável por reerguer a Chrysler, uma gigante que na década de 1980 estava à beira da falência.
Lido Anthony Iacocca nasceu em 1924 na Pennsylvania. Filho de um imigrante italiano vendedor de cachorro-quente, mudou seu primeiro nome para Lee.
Iacocca dirigiu a Ford Motor e depois a Chrysler, e ajudou a personificar Detroit como a cidade dos automóveis nos EUA.
Na Ford, Iacocca chamou a atenção de Robert S. McNamara , então vice-presidente da montadora e futuro secretário da Defesa dos EUA. Aprendeu a ser um executivo e sucedeu o próprio McNamara na vice-presidência da Ford em 1960.
Em 1964 lançou o Mustang, carro esportivo histórico.
Foi demitido em 1987, por Henry Ford III, neto do fundador da empresa. Assumiu a Chrysler, então em crise, e recuperou a montadora.
Em 1992, Iacocca deixou o comando da Chrysler. Aposentado, investiu em bicicletas elétricas, azeite e pesquisas sobre diabetes.
Iacocca não economizava. Viajava em jato particular, hospedava-se em hotéis caros e frequentava festas com Frank Sinatra.
Seu livro “Iacocca: uma autobiografia”, de 1984, tornou-se um best seller.
A Fiat Chrysler emitiu um comunicado após a morte de Iacocca:
"A companhia lamenta a notícia da morte de Lee Iacocca. Ele desempenhou um papel histórico na direção da Chrysler através de seu período de crise, tornando-a uma verdadeira força competitiva. Ele foi um dos grandes líderes de nossa empresa e da indústria automobilística como um todo. Ele também desempenhou um papel profundo e incansável no cenário nacional como estadista de negócios e filantropo.
Lee nos deu uma mentalidade que nos motiva até hoje - que é caracterizada pelo trabalho duro, dedicação e coragem. Estamos comprometidos em garantir que a Chrysler, agora FCA, seja uma empresa desse tipo, um exemplo de compromisso e respeito, conhecido pela excelência e também por sua contribuição para a sociedade. Seu legado é a resiliência e fé inabalável no futuro com os quais vivem os homens e mulheres da FCA que lutam todos os dias para viver de acordo com os altos padrões por ele estabelecidos".