A versão FreeStyle 1.5 com câmbio manual deixou de ser oferecida (Divulgação/Ford)
Em menos de 30 dias a Ford deixou de vender o Focus no Brasil, tirou o Fiesta de linha e lançou uma série especial em clima de velório para comemorar 100 anos de suas operações no país.
A sequência de más notícias, porém, não acabou: a marca acaba de lançar a linha 2020 do Ka, que ficou mais caro e perdeu equipamentos.
O sistema Sync 2.5, mais simples, substituiu a 3.0 (Divulgação/Ford)
A versão mais prejudicada foi a topo de linha Titanium.
Apesar de ter aumentado R$ 900 no preço (veja a tabela completa abaixo), o Ka Sedan 1.5 topo de linha não dispõe mais de airbag de cortina e da central multimídia Sync 3, a mais moderna à disposição no Brasil.
Tanto o três-volumes quanto o hatch agora só têm quatro bolsas infláveis e usam o mesmo Sync 2.5 mais simples que equipava as versões mais baratas.
O Ka 1.5 Titanium hatch manteve o preço do modelo anterior, porém perdeu os mesmos itens de série que a versão equivalente do sedã.
Airbags de cortinas, agora, só no Ka europeu (de novo) (Divulgacao/Ford)
As outras mudanças incluem a entrada do recém-lançado FreeStyle 1.0 e a saída da versão aventureira com motor 1.5 e câmbio manual — o propulsor mais potente passa a vir somente com transmissão automática na variante pseudo-offroad.
Por fim, o Ka Sedan 1.5 SEL agora usa câmbio automático de seis marchas no lugar do manual.
Além da óbvia perda de proteção por conta dos dois airbags a menos, o retrocesso na central multimídia também se reflete na segurança.
O sistema 3.0 aposentado era dotado da assistência de emergência, que liga automaticamente para o Samu (quando o celular do motorista está conectado ao bluetooth) em um acidente e pode até passar as coordenadas do local onde o veículo colidiu.
Curiosamente, o primeiro Sync que estreou nesta geração do Ka também tem o sistema. Somente o Sync 2.5, agora usado em toda a linha, não conta com o recurso.
O Ka também demorou para ter itens de segurança que equipavam sua versão europeia desde a estreia.
E, mesmo assim, a versão vendida do outro lado do oceano ainda tem itens inexistentes por aqui, como a frenagem autônoma de emergência (de série) e cinto traseiro lateral inflável (opcional).