Com motor V8, esportivo pode chegar aos 625 cv (Divulgação/BMW)
A BMW resgatou a alma do primeiro Série 8, produzido entre 1987 e 1999, quando lançou sua nova geração – que, por sinal, já pode ser encomendada no Brasil com preço inicial de R$ 799.950.
Agora, com um atraso de quase 30 anos, o cupê de alto luxo terá uma versão esportiva.
O BMW M8 usa o mesmo motor V8 4.4 twin-turbo do M5, mas oferecido em duas configurações: por padrão tem 600 cv e 76,5 mkgf de torque, mas a versão Competition eleva os números aos 625 cv.
Rodas aro 20 são de alumínio forjado (Divulgação/BMW)
Com tração integral (mas que pode enviar toda a força para as rodas traseiras, caso o Dynamic Stability Control seja desligado) e câmbio automático de oito marchas, o cupê chega aos 100 km/h em 3,2 segundos – o mesmo tempo de um McLaren 570S.
Já sua versão conversível precisa de 3,3 s para alcançar a mesma velocidade – mesmo tempo do M8 padrão.
O M8 é o sucessor espiritual do M6 (Divulgação/BMW)
Mas as mudanças no carro vão muito além do para-choque dianteiro com tomadas de ar maiores, do traseiro com refletores verticais enormes, do aerofólio e das quatro saídas de escape.
As quatro saídas de escape ajudam a identificar o esportivo (Divulgação/BMW)
O BMW M8 tem suspensão com amortecedores adaptativos específicos para ele, além da direção eletromecânica M Servotronic.
Além disso, o chassi recebeu um recebeu um reforço de aço em X sob a suspensão dianteira, além de um suporte transversal de alumínio no eixo traseiro e barras estabilizadoras reforçadas.
Interior tem acabamento de carro de alto luxo (Divulgação/BMW)
Todos os M8, estejam eles dotados de discos carbono-cerâmicos ou não, têm opção de mudar o comportamento do pedal e do servo-freio.
O motorista pode escolher entre duas sensações de pedal, uma voltada para o conforto e outra para ter sensação de pedal direta e instantânea.
Como bom cupê, o M8 tem espaço limitado no banco traseiro (Divulgação/BMW)
Na verdade, o M8 é um carro altamente customizável.
Além do comportamento de freio, chassi e suspensão, é possível configurar o comportamento de motor e câmbio individualmente, e memorizar essa calibração como um novo modo de condução que pode ser acessado por comandos no volante.
Mais pesada, versão conversível é um pouco mais lenta (Divulgação/BMW)
Nos Estados Unidos, os preços do BMW M8 começam em 133.000 dólares (R$ 511.700), enquanto o M8 Competition parte dos 146.000 (R$ 561.700).
No Brasil, porém, o M850i xDrive, com motor V8 de 530 cv, está disponível com preço inicial de R$ 799.950.
Protótipo era totalmente funcional (Divulgação/BMW)
Oficialmente, a versão mais potente do primeiro Série 8 foi a 850i, com motor V12 5.0 com 300 cv. Mas a BMW chegou a trabalhar em um M8, que rendeu a construção de um protótipo funcional em 1990.
O primeiro M8 passou 20 anos escondido (Divulgação/BMW)
Com o motor V12 aumentado para 6,1 litros de deslocamento, cabeçotes com comando duplo de válvulas e novo coletor de admissão, chegou aos 557 cv e 50,1 mkgf a 5.000 rpm – isso, quando a Ferrari F40 tinha 470 cv.
Interior tinha bancos concha, mais leves que os convencionais (Divulgação/BMW)
A BMW ainda fez mudanças no carro para reduzir seu peso, retirando o banco traseiro e substituindo peças de aço por fibra de carbono e kevlar.
Mas o preço final proibitivo acabou fazendo com que o primeiro M8 fosse vetado pelo conselho administrativo da BMW.
O protótipo só foi revelado em 2010 e hoje encontra-se em uma ala secreta do BMW Museum, em Munique.
Motor V12 teve seu deslocamento aumentado (Divulgação/BMW)