Hyundai HB20: nossa aposta sobre como ficará o hatch após passar por um facelift profundo (Du Oliveira/Quatro Rodas)
A Hyundai já tem tudo preparado para o lançamento da segunda reestilização da família HB20.
Hatch e sedã receberão modificações profundas em sua plataforma, a fim de brigarem com a nova geração de Onix/Onix Sedan e também com a dupla formada por VW Polo e Virtus, além de outros concorrentes.
O lançamento é tão importante que a fabricante levou um grupo de jornalistas à Coreia do Sul para conhecer os modelos renovados. QUATRO RODAS está no grupo e já apurou algumas informações importantes sobre ele.
Sedã HB20S terá traços inspirados no Elantra na parte traseira (Du Oliveira/Quatro Rodas)
A primeira delas: a chegada às ruas brasileiras não será em setembro, como inicialmente cogitado, mas sim entre outubro e novembro deste ano, pelo menos na carroceria hatch.
E, diferentemente do que ocorrerá com os novos Onix Plus e Sedan, cuja convivência com os atuais Onix e Prisma é certa, o novo HB20 substituirá integralmente a linha oferecida ao consumidor hoje.
Novo HB20 hatch foi flagrado pela primeira vez no brasil em outubro de 2018 (Germano Lüders/Quatro Rodas)
Visual será inspirado no conceito Saga EV, exibido no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado, com traços de modelos maiores da Hyundai, como i30 e Elantra.
Só que a alteração mais surpreendente está na motorização, que, assim como na vindoura geração do Onix, será formada 100% por opções 1.0 de três cilindros.
Não estamos falando do propulsor Kappa naturalmente aspirado de 80 cv com 12 válvulas, que será mantido – muito provavelmente com os mesmos dados de potência e torque – junto ao câmbio manual de cinco marchas.
Protótipos do HB20S também já apareceram camuflados no Brasil (Mário Jorge Pereira/Quatro Rodas)
A grande novidade está na estreia de uma especificação 1.0 turbo com injeção direta (aleluia!), quatro válvulas por cilindro e potência estimada em 120 cv.
Ele será responsável por substituir de uma vez o 1.0 turbo de 105 cv – e injeção indireta – e o 1.6 quatro-cilindros aspirado de 128 cv. Ele virá acoplado à já conhecida caixa automática de seis marchas. Ainda não está certo se oferecerá opção manual.
Nossa reportagem participa de um test-drive com uma unidade ainda camuflada do HB20 e publica em breve suas primeiras impressões.