Novidades

22 MAI

A curiosa história dos dois Chevrolet Omega nacionais com chassi 0001

Os dois Omega 00001 (Omega Clube/Miau/Arte/Quatro Rodas)

Sim: existem mesmo dois Chevrolet Omega nacionais 00001. Ainda que matematicamente pareça impossível, a explicação está ligada à lógica produtiva – e a uma sorte tremenda dos dois carros e de um deles em especial.

Começando pelo ‘primeiro’ 00001: trata-se de um modelo pré-série, ou seja, montado antes da produção comercial efetiva, ou em série, para testes não só de produto como dos sistemas e processos da fábrica. Era o primeiro semestre de 1992.

Em sendo um pré-série, como geralmente acontece, ele tem características únicas e particulares. Uma delas é a cor – um azul claro metálico que na época era da linha Kadett.

Também chamam atenção a ausência de ar-condicionado e de espelhos e vidros elétricos, com manivelas nas quatro portas, o interior monocromático azul, emblemas Chevrolet e Omega na posição invertida na tampa do porta-malas e outras coisinhas.

Trata-se de um modelo versão GLS, equipado com motor 2.0. E ele tem número de chassi gravado, terminado em 0001.

Omega 00001 pré-série era um carro peculiar, a começar pela pintura azul herdada do Kadett (Omega Clube/Miau/)

O destino normal deste carro, como é padrão, era o de ser escrapeado, ou seja, destruído, após as análises e testes de praxe.

Porém quis o destino que ele fosse salvo das garras de uma prensa por engenheiros da Bosch, que pediram à GM um carro para desenvolver a injeção eletrônica para o motor 2.0 a álcool, o que, aliás, na época muitos diziam ser impossível.

A fabricante entregou justamente o 0001 para realização destes testes que, por sinal, acabaram por representar também o embrião da tecnologia flex fuel.

Agora o ‘segundo’ 00001: esse já um modelo em série, ou seja, realmente o primeiro produzido para ser vendido, já com todos os testes realizados nos carros pré-série e na fábrica.

Este também é um modelo GLS 2.0, porém prata. Orgulhoso, ele aparece naquelas clássicas fotos com os executivos da montadora típicos de modelos de início de produção.

Uma destas imagens foi publicada na revista interna da GM, chamada Panorama, de agosto de 1992, que está no acervo do Miau (Museu da Imprensa Automotiva).

GM celebra a produção do segundo Omega 00001 em São Caetano do Sul (SP) (Reprodução/Revista Panorama/Miau/Quatro Rodas)

Este carro também não deixou de ter uma certa sorte: foi guardado pela GM para compor o futuro acervo de um museu da fabricante, que chegou a ser anunciado em 1996, mas infelizmente nunca foi construído.

Nesta época os dois 0001 se encontraram e, com a desistência de seu museu próprio, ambos foram emprestados pela GM para o Museu de Tecnologia da Universidade Luterana do Brasil, mais conhecido como Museu da Ulbra.

Lá permaneceram até o começo de 2009, quando diante de uma crise na instituição, com um cenário de provável leilão dos carros para pagamento de dívidas, a GM retomou os carros – além dos dois Omega havia vários outros modelos Chevrolet históricos ali, todos originalmente destinados ao acervo do Museu GM.

A verdade é que a GM simplesmente não tinha mais o que fazer com esses carros, que foram então levados para o pátio da fábrica de São José dos Campos.

Registro do Omega 00001 de série no Sinesp (Reprodução/Sinesp/Miau/Quatro Rodas)

A fabricante decidiu então promover um leilão interno, para executivos e concessionários, e quase todos os carros foram vendidos. Quase todos.

Foi aí que os dois 0001 se separaram: o azul, que nunca havia sido emplacado e estava um pouco judiado por descuidos nos anos de Ulbra e com hodômetro apontando cerca de 80 mil quilômetros, não encontrou interessado.

O prata, com cerca de 10 mil quilômetros rodados, foi adquirido pelo proprietário da concessionária Primarca, de São Caetano do Sul, onde enobreceu o showroom por muitos anos.

Em uma atitude muito bacana, capitaneada na época por Fabiano Mazzeo, assessor de imprensa da General Motors, o azul foi então doado ao Omega Clube, que aos poucos trouxe o carro de volta aos seus melhores dias.

Omega 00001 pré-série está hoje aos cuidados de um clube de adoradores do sedã (Omega Clube/Miau/Quatro Rodas)

Tudo segue como fez a história, inclusive com o motor transformado para álcool com injeção eletrônica. O carro segue nas mãos do clube até hoje.

Já o prata foi vendido depois de alguns anos pelo concessionário para um colecionador que, após mantê-lo em seu acervo particular por algum tempo, o revendeu para Alexandre Badolato, do Museu do Dodge, que está se transformando em uma espécie de porto seguro para modelos históricos de início e final de produção.

A conclusão: o Omega é um carro tão especial que tem até mesmo o privilégio de contar não com apenas uma, mas duas unidades 0001. Ele pode: é, afinal, o Absoluto.

Essas e outras histórias bacanas podem ser conferidas no acervo do Miau – Museu da Imprensa Automotiva.

O museu está instalado na Rua Marcelina, 108, Vila Romana, São Paulo (SP), e funciona normalmente aos sábados e domingos das 13h às 17h. Seu site é www.miaumuseu.com.br e o telefone  é o (11) 98815-7467.

É jornalista especializado em automóveis e fundador do Museu da Imprensa Automotiva.

Fonte: Quatro Rodas

Mais Novidades

27 MAI

Primeiro 'UTV' do Brasil com a tecnologia do nióbio é criado em parceria com empresa de Araxá

A CBMM, empresa de Araxá líder mundial na produção e fornecimento de produtos de nióbio, e a Giaffone Racing, especializada na produção de carros e motores de competição, desenvolveram os primeiros "UTVs" produzidos no Brasil com a tecnologia do nióbio. A sigla UTV vem de "Utility Task Vehicle", em tradução livre para o português, veículo utilitário multitarefas. Esse tipo de carro é usado em competições off-road. Já o nióbio, é um elemento químico usado como... Leia mais
29 SET

Porsche 911 Turbo S: primeiras impressões

A chance de ganhar na Mega-Sena com uma aposta simples, que custa R$ 4,50, é de uma em aproximadamente 50 milhões. Um sortudo amante de carros que conseguisse essa proeza e quisesse levar para casa um Porsche 911 Turbo S deixaria, no mínimo, R$ 1,3 milhão da sua fortuna na concessionária. O investimento ainda pode ser centenas de milhares de reais mais alto se o proprietário quiser incluir alguns opcionais. Em troca, levaria para casa um dos melhores esportivos da... Leia mais
29 SET

Carlos Ghosn faz primeira aparição pública no Líbano e diz que será consultor em projetos universitários

O ex-executivo da indústria automobilística Carlos Ghosn, que está no Líbano desde sua fuga do Japão, fez nesta terça-feira (29) a primeira aparição pública em vários meses, ao apresentar uma parceria com uma universidade local para desenvolver programas de capacitação. O ex-CEO da Nissan chegou a Beirute em dezembro, depois de fugir das acusações por fraude financeira no Japão, onde permaneceu detido por 130 dias. Em seu país de origem, Ghosn concedeu uma entrevista... Leia mais
29 SET

Volkswagen Taos tem imagens e detalhes revelados antes do lançamento

A Volkswagen revelou nesta terça-feira (29) as primeiras imagens do Taos. O SUV deverá chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2021, importado da Argentina, para ocupar a lacuna entre o T-Cross e o Tiguan. Sua apresentação oficial acontecerá no próximo dia 13 de outubro. De acordo com a marca, o rival do Jeep Compass será equipado exclusivamente com o motor 1.4 TSI de até 150 cavalos de potência e câmbio automático de 6 marchas. Entre os equipamentos, que poderão... Leia mais
29 SET

Novos Sandero, Stepway e Logan são revelados oficialmente

A Renault apresentou nesta terça-feira (29) a nova geração do trio Sandero, Logan e Stepway, ainda sob a marca romena Dacia. Os modelos ficaram mais sofisticados e ganharam uma motorização flex a gasolina e gás GLP. A versão Renault, que chegará ao Brasil até 2022, poderá ter visual diferenciado. Visualmente, os modelos adotaram traços mais modernos e agressivos, com os faróis afilados unidos à grade. Para todos, os faróis de LED que simulam letras Y horizontais na... Leia mais
29 SET

Honda mostra SUV elétrico conceito que antecipa o visual do futuro HR-V

A Honda apresentou no Salão do Automóvel de Pequim, na China, que acontece mesmo com a pandemia do coronavírus, um conceito do que será o seu primeiro modelo totalmente elétrico. Além disso, o SUV pode adiantar os traços da segunda geração do HR-V, prevista para 2021. A fabricante não detalhou a mecânica do SUV e:concept, mas confirmou que ele "indica a direção de um futuro modelo de produção em massa do primeiro veículo elétrico da marca para a China". Entre as... Leia mais