As vendas de carros de passeio da BMW na China caíram 5,5% em maio, a primeira queda em mais de uma década no maior mercado automotivo do mundo.
Combinadas com as vendas da Mini, que cresceram 17,8%, as vendas da BMW na China recuaram 4,2%, ante expansão de 0,6% em abril.
A última vez que a companhia registrou um declínio nas vendas nas marcas BMW e Mini e na marca BMW sozinha na China foi em janeiro de 2005, disse uma porta-voz. Ela acrescentou que maio deste ano teve dois dias a menos de vendas na China do que em maio de 2014.
A BMW está sofrendo pressão na China com a desaceleração na economia, a movimentação do governo para conter os preços de carros de luxo, um programa em teste permitindo que concessionárias não autorizadas vendam carros importados e tensões com grupos chineses de concessionárias.
No mundo todo, as vendas da marca principal da BMW subiram 4% em maio para 159.129 veículos, impulsionadas por uma forte demanda nas Américas e a recuperação em curso no mercado automotivo da Europa.