Este naufrágio fez com que a Porsche voltasse a produzir o 911 GT2 RS (Marinha Francesa/Divulgação)
O que um incêndio, Itamar Franco e um barco afundado têm em comum? Bem, todos eles conseguiram com que modelos fora de linha voltassem a ser fabricados pelas montadoras.
Os próximos carros a entrar no clube dos novos antigos serão quatro Porsche 911 GT2 RS.
As unidades destinadas ao Brasil estavam a bordo do navio Grande America, da Grimaldi Lines, que afundou em 12 de março após pegar fogo por três dias. QUATRO RODAS já contou essa história.
911 GT2 RS: produção retomada para atender brasileiros após naufrágio (Divulgação/Porsche)
Como a produção limitada do superesportivo de 700 cv se encerrou em fevereiro, a Porsche optou por fabricar novamente neste mês o modelo (que é baseado na geração anterior do 911) para atender aos clientes que pagaram até R$ 2,5 milhões por cada veículo.
A excepcionalidade certamente fará com que esses modelos sejam ainda mais valorizados no futuro, mas não foi a primeira vez que isso ocorreu.
Por diferentes motivos, fabricantes já ressuscitaram modelos, inclusive no Brasil. Veja abaixo alguns exemplos de modelos que retornaram das cinzas – ainda que por um curto período de tempo.
Uma companhia Do texas (EUA) prometeu que este ano seria retomada a produção do icônico esportivo irlandês de aço inox. A empresa irá modernizar o cupê, atuali- zando sua eletrônica e trocando o motor – mas o visual oitentista ficará intocado.– (Ivan Carneiro/Quatro Rodas)
Uma companhia Do texas (EUA) prometeu que este ano seria retomada a produção do icônico esportivo irlandês de aço inox. A empresa irá modernizar o cupê, atuali- zando sua eletrônica e trocando o motor – mas o visual oitentista ficará intocado.
– (Ivan Carneiro/Quatro Rodas)
O Fusca saiu de linha em 1986, mas a aposentadoria durou pouco. um pedido do então presidente itamar franco (e o enquadramento de ipi como carro 1.0) fez com que o VW voltasse em 1993. o retorno no brasil durou só três anos e acabou em 1996.
– (Divulgação/Jaguar)
Um incêndio na fábrica da jaguar em 1957 fez com que nove dos únicos 25 XKSS produzidos fossem destruídos. quase 60 anos depois, em 2016, a empresa retomou a fabricação do esportivo – mantendo a sequência de chassi – para completar o lote original.