Já era evidente a perda de performance em curvas (Christian Castanho/Quatro Rodas)
A revisão dos 30.000 km do Renault Kwid foi decepcionante: pedimos que fosse dada uma atenção especial à suspensão, que parecia excessivamente solta em curvas.
Na retirada do carro, o técnico da Itavema disse: “Fiz a verificação e está tudo normal”.
Não estava. Na checagem dos serviços prestados, nosso consultor, Fabio Fukuda, descobriu que o amortecedor dianteiro esquerdo estava vazando.
“Na revisão da Itavema, pedimos que fosse feito alinhamento, balanceamento e rodízio, ou seja, as rodas foram retiradas, o que facilitaria ainda mais a detecção do problema”, diz Fukuda.
De volta à autorizada, insistimos no pedido e ouvimos: “Os amortecedores parecem gastos, mas aguentam até a próxima revisão”. De imediato, desistimos de tentar resolver ali o nosso problema.
Amortecedor dianteiro estava vazando (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Procuramos, então, a concessionária Armando, de São Caetano do Sul, na região do ABC paulista. Nela, o problema finalmente foi percebido. “Há uma promoção para a troca do par dianteiro, que já inclui o kit de batentes e mão de obra.
Tudo sai por R$ 1.016”, disse o técnico. Fukuda explica: “De fato, a substituição de um amortecedor pede a troca também do seu vizinho de eixo, para evitar desequilíbrio e instabilidade”, diz.
“Somente em carros muito rodados é importante trocar o conjunto completo. Mas é preciso lembrar que a direção deverá passar novamente pelo serviço de alinhamento, pois esse tipo de manutenção altera a geometria de suspensão”, completa.
No próximo texto a gente conta como o Kwid ficou após receber os amortecedores novos.
Renault Kwid – 33.492 km
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