Um dos itens que sempre devem ser verificados em revisões e na manutenção preventiva é o sistema de freios. Composto por pedal de acionamento, servo-freio, cilindro mestre e auxiliares, pastilhas e lonas, ele é responsável por parar o veículo com segurança e, para isso, deve estar sempre dentro das especificações do fabricante, funcionar sem ruídos, e ser inspecionado a cada 10 mil km para prevenção.
O motorista deve ficar atento aos sinais do carro, pois muitos deles podem indicar que o sistema de freios precisa de reparo. O principal alerta é a redução da eficiência na frenagem, que passa a sensação de que o carro está demorando mais para parar, ou o desconforto na tentativa de freio – conhecido como “pedal duro”.
Quando acompanhados de ruídos, podem indicar o contato entre peças metálicas, já que possivelmente houve consumo total do material de atrito contido na pastilha do disco. Além deste fator, lonas ou pastilhas inadequadas, graxa, vazamento do fluido de freio e folga excessiva da lona também podem causar a redução na frenagem. Problemas assim, quanto mais rápido forem resolvidos, mais barato e seguro será para o motorista.
Além de ficar de olho nos sinais que o carro dá, o motorista pode ter atitudes diárias que reduzem o desgaste do sistema de freios, garantindo mais segurança e durabilidade para seu veículo. O uso abusivo e exagerado do sistema, freadas bruscas e desnecessárias, e até mesmo o dia a dia urbano, em que o para-e-anda é constante, aumentam o consumo dos materiais de atrito e a temperatura do sistema, intensificando o desgaste. Para diminuí-lo, o motorista pode utilizar outros recursos que o veículo tem para reduzir a velocidade, como o freio motor e a redução da marcha, especialmente em descidas, quando os fatores que contribuem com o desgaste aumentam.
Por fim, vale lembrar que o sistema de freios não trabalha sozinho. O sistema de suspensão, o pneu e sua calibragem, a condição do solo, a situação das válvulas e mangueiras, entre outros, são fatores que interferem na eficiência da parada e no desgaste dos componentes. Assim, além de sempre estar atento às revisões no sistema de freios, o motorista também deve lembrar do sistema de acionamento hidráulico ou pneumático, além de repensar suas atitudes no trânsito.