Volkswagen I.D. Buggy (Divulgação/Volkswagen)
Quem nunca passeou de cabelos ao vento por alguma duna brasileira a bordo de um buggy com motor 1300 ou 1600 de Volkswagen Fusca?
Pois a marca alemã quer ressuscitar a era dos pequeninos e descapotados utilitários dos anos 1960 e 70, porém com uma abordagem muito mais atual.
Baterias ficam no assoalho do buggy (Divulgação/Volkswagen)
O I.D. Buggy, conceito exibido no Salão de Genebra, Suíça, troca o ronco característico dos propulsores refrigerados a ar pelo ruído quase zero dos motores elétricos.
Sim, o buggy do século 21 é 100% elétrico: conta com uma bateria de 62 kWh de capacidade, postada no assoalho, que alimenta um motor situado no eixo traseiro capaz de gerar impressionantes 204 cv de potência.
Santantônio traseiro estilo targa é destaque do I.D. Buggy (Divulgação/Volkswagen)
Ele é construído sobre a plataforma modular MEB, que dará origem a uma família inteira de veículos elétricos. O primeiro deles será o I.D. Neo, hatch médio ligeiramente maior do que um Golf.
Ainda é difícil prever se a aposta dará certo e gerará um buggy novinho em folha de verdade, mas a Volkswagen parece ter sido bastante feliz ao projetar um modelo simpático e fiel aos traços de um clássico dos anos 70.
Buggy do século 21 vem até com quadro de instrumentos digital (Divulgação/Volkswagen)
Portas ou teto? Nem pensar: para entrar no I.D. Buggy é preciso se apoiar às colunas e saltar. A barra traseira, aliás, faz as vezes de santantônio e dá ao protótipo uma pitada de targa.
A capacidade original é para dois passageiros, mas o veículo pode ser configurado para atender a uma demanda de 2+2.
Esta não é a primeira vez que a Volkswagen tenta revisitar o universo dos buggys: no Salão de Frankfurt de 2011 o fabricante apresentou o conceito Buggy Up!, que jamais entrou em produção.