Fábrica da Ford começou a ser erguida pela Willis-Overland em 1952 (Acervo/Quatro Rodas)
A agência de notícias Reuters revelou nesta quarta (27) que a Caoa, representante da divisão de importados da Hyundai e dona da Chery no Brasil, estuda comprar a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP).
A gigante norte-americana, porém, negou que exista uma negociação entre as empresas no momento.
A Ford anunciou na última semana que irá interromper a produção do Fiesta e de seus caminhões no ABC paulista, encerrando as linhas de montagem de sua fábrica em São Bernardo.
Fábrica da CAOA em Anápolis, GO (Caoa/Divulgação)
Atualmente a Caoa tem duas fábricas. A de Anápolis (GO) produz sob licença os Hyundai HD80, HR, ix35 e o Tucson. Do local também saem os Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7.
O sedã Arrizo 5 é produzido pela Caoa Chery em Jacareí (SP) (Divulgação/Chery)
Já a unidade de Jacareí (SP) veio junto com a aquisição da operação brasileira da Chery. De lá saem QQ, Arrizo 5 e Tiggo 2.
A Caoa é o maior concessionário Ford e Hyundai no Brasil (divulgação/Hyundai)
Essa não é a primeira vez que o Grupo Caoa se relaciona com a Ford. A empresa, criada pelo médico Carlos Andrade, começou com uma concessionária da Ford e atualmente é proprietária da maior rede de revendas da fabricante.
Fábrica de São Bernardo produz os caminhões Ford e o Fiesta (Divulgação/Ford)
Um dia depois do anúncio do fechamento da fábrica da Ford, o governador de São Paulo João Dória (PSDB) afirmou que procuraria empresas interessadas em adquirir o complexo fabril. No entanto, nenhum nome foi divulgado até o momento.
Veja o comunicado de ambas as empresas abaixo, na íntegra:
Grupo Caoa
“A CAOA confirma que há conversas com a FORD e com o Governo da Estado sobre a aquisição da planta em São Bernardo do Campo. A FORD é uma marca que tem extrema importância no Brasil e no mundo – como se não bastasse, a CAOA tem uma forte parceria com a FORD há mais de 4 décadas, sendo até hoje a maior distribuidora da marca na América Latina.
Dessa forma, é natural que a CAOA e a FORD conversem sobre futuros negócios, assim como ocorre com outros empresas sempre que há uma boa oportunidade. Dito isso, até o momento não há nenhuma definição ou compromisso para a aquisição da planta.”
Ford
“Até o momento, a Ford não teve nenhuma negociação com o Grupo CAOA.”