As bolsas são posicionadas em um compartimento próximo do assoalho (ZF/Divulgação)
O airbag é uma ferramenta essencial para a segurança dos ocupantes de um carro — desde que ele não projete partículas metálicas ao ser acionado.
Mesmo assim, a mais nova aplicação para o equipamento proposta pela ZF ainda surpreende. É um airbag lateral, mas que fica do lado de fora do carro.
O objetivo do equipamento é amenizar o impacto de colisões laterais (ZF/Divulgação)
A ideia da gigante alemã é amortecer o impacto em colisões laterais, uma das mais perigosas.
A ZF estuda a aplicação para veículos autônomos, que podem ter assentos em posições diferentes. Muitos deles possibilitam, por exemplo, que os passageiros fiquem de costas para as portas, prejudicando a proteção oferecida pelos airbags tradicionais.
Os sensores do sistema também poderão ser usados por outros equipamentos do carro (ZF/Divulgação)
Os airbags externos usam sensores e radares para detectar a iminência de um impacto contra a lateral do carro.
Nessa situação bolsas posicionadas abaixo das portas (próximas às caixas de ar laterais) disparam para aumentar a zona de dissipação de energia do impacto.
A Volvo já faz uso de um airbag externo no V40 (Divulgação/Volvo)
Essa não é a primeira vez que automóveis usarão airbags externos. Volvo e Land Rover já usam o equipamento no capô, para amortecer o impacto de pedestres na carroceria em caso de atropelamentos.
O sistema, no entanto, está sendo preterido em nome de capôs pirotécnicos, mais baratos e de reparo mais simples.