Cada vez mais distante do Brasil, a nova geração do Ford Focus teve a versão esportiva ST revelada nesta segunda-feira (18). Ela traz um motor de 4 cilindros com 2.3 litros, turbo, de 280 cavalos e 42,8 kgfm de torque. O motor é o mesmo usado no Mustang, só que com menos potência.
Segundo a Ford, com este motor, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos. Ainda haverá uma versão diesel, com um 2.0 de 190 cv e 40,8 kgfm. O Focus ST pode ser equipado com câmbio manual de 6 marchas, ou automático de 7 marchas.
A versão ST é a segunda mais potente da linha Focus, ficando atrás apenas da RS, ainda não revelada nesta geração.
Além do visual da nova geração, o Focus será o primeiro veículo da marca com tração dianteira e diferencial de deslizamento limitado. Outra novidade é a possibilidade de escolher os modos de direção.
O novos Focus ST começa a ser vendido na Europa no meio do ano. Para o Brasil, a realidade é um tanto diferente. A Ford confirmou que irá deixar de produzir na Argentina a geração anterior do modelo. E não há previsão de chegada da opção mais recente, apresentada no ano passado na Europa.