Imagine você arrastando um sofá pesado pelo piso de casa. Se você colocar um cobertor embaixo, fica mais fácil, certo? Isso acontece porque diminui o atrito e você vai aproveitar melhor sua força para movê-lo. Podemos usar esse exemplo para ilustrar como age o aditivo redutor de atrito presente na gasolina dentro do motor de um carro. Com menos fricção entre as peças, a energia que seria desperdiçada é melhor aproveitada nas acelerações. O veículo ganha em desempenho.
O redutor de atrito é um dos aditivos presentes na gasolina Petrobras GRID, a aditivada da Petrobras. Ele chega às peças internas do motor após a mistura de ar e combustível no sistema de alimentação dos carros. Essa substância atua nos componentes internos móveis do motor (anéis, pistões e cilindros) para minimizar o atrito entre eles. Faz uma espécie de camada protetora entre as peças. Com isso, a energia mecânica que seria desperdiçada no contato entre anéis, pistões e cilindros é melhor aproveitada no funcionamento do motor.
Na prática, o resultado para o motorista é melhor desempenho com melhores respostas nas acelerações e nas retomadas de velocidade. Ou seja, você vai sentir no acelerador a diferença do redutor de atrito. O desempenho melhor foi percebido nos ensaios de retomada de velocidade realizados sob condições controladas e padronizadas com o uso da Petrobras GRID.
O redutor de atrito também ajuda no aumento da resistência do motor e da vida útil das peças.
Para todos os carros
A Petrobras GRID é recomenda para todos os tipos de carro a gasolina e flex, não importa se mais novos ou velhos. Além do aditivo redutor de atrito, ela trás em sua fórmula aditivos detergentes e dispersantes, que ajudam a manter limpo o motor do carro. A principal função dessas substâncias é evitar a formação de carbono nas peças do sistema de alimentação de combustível. Assim, a queima de ar/combustível é perfeita. O motor funciona redondo, sem falhas, e as peças têm maior durabilidade.
A Petrobras GRID é um combustível de alta tecnologia para ajudar também no consumo do veículo. Mas, além dela, algumas dicas também podem ajudar nesse ponto.